Educação em Jardim de Piranhas anda mal das pernas

O Rio Grande do Norte continua mal das pernas na área do ensino. Oferece um péssimo exemplo.

Na avaliação do Ideb, na 4ª série da Rede Pública, o município de João Dias é o terceiro pior do país.

Já na 8ª série, dos 20 piores desempenhos, o Rio Grande do Norte fica com sete municípios.

Os municípios, pela ordem, são: Baraúnas, Jardim de Piranhas, Cel Ezequiel, João Dias, Pedro Avelino, São Pedro e São Rafael.

Respostas de 43

  1. È meu amigo Xerife isso se deve a secretária de Educação da nossa cidade a senhora Maria Soares, que é da Familia do Prefeito Antônio Macaco e por isso ele não demitiu ainda a mesma nem no municipio mora reside ai em Caicó e acha que estar fazendo todo certo. tendo a maioria dos professores dai de Caicó muitas vezes não vem da aula e nem se quer se justifica e a secretária não estar nem ai. Faça um exame de vista meu prefeito e veja que o defeito ta na sua equipe.

  2. Róbson,
    Com todo respeito aos educadores públicos de Jardim, pois acho que eles não são culpados, mas você acha que essa turma que faz comentário no seu Blog, com um português do tipo: “nós vai; nós vem” têm condições de melhorar algum nível de avaliação?

  3. ESSE RESULTADO, PARA MIM, NÃO É NENHUMA NOVIDADE. A PÉSSIMA QUALIDADE DO ENSINO DE JARDIM É FACILMENTE PERCEBIDA NA M

  4. Concordo com você, caro Professor. Aconselho aos prováveis candidatos a prefeito, o Sr. Antonio Macaco, o Sr. Alberto Araújo e o engenheiro João Maria a tratarem deste assunto com seriedade e leve para dentro das escolas, um debate sobre a problemática do ensino e do alcool dos adolescentes de Jardim.

  5. Olha caro Roberto, vc está desenformado de tudo…as escolas funcionam porque os professores de Caicó estão lá para dá aula e quando falta é porque está doente….Preste mais atenção amigo

  6. O trabalho deve começar pelos pais. Quem quiser uma boa educação (a longo prazo), deverá trabalhar os pais dos alunos, para ensiná-los a educar os filhos. O que eu vejo hoje é que, a grande maioria dos pais entendem que a escola é quem deve educar, e não é por aí. A educação básica começa em casa e é exatamente isso o que falta a garotada.O aluno não respeita o professor, não respeita a escola, tem todos os direitos garantidos a seu favor, não querem nada porque falta o incentivo da família, e daí se torna um círculo vicioso, onde ele leva em consideração os modos familiares de convivência, que pode ser o lado profano da sociedade.
    O lamentável de tudo isso, é que o coitado do professor é quem leva a culpa.
    Já fui professora, renunciei exatamente por estes motivos. Ô profissãozinha árdua.

  7. ESTUDANTE: tenha vergonha de LER e não LÊ, aaaaffff….

    PROFESSORA: quando a culpa recai sobre nós, dói mais, né? assuma sua parcelinha da culpa e melhore!!!

    Agora: como exigir educação em uma cidade na qual o próprio Prefeito nem é assim “um Carlos Drummond de Andrade”??

    E esse povo que só quer saber dos bares á beira do rio piranhas? deve tá tudo formado, com diplomas de “pé inchado, cirrosão, overdose” e outras especialidades da cidade mais imunda do seridó…. ECA!!!!!

  8. Caro Xerife, diante mão quero dizer que não votei no prefeito Antõnio Macaco, mas hoje tenho vontade até de parabanizá-lo pela exelente administração que ele está fazendo em alguns setores. A única coisa que me revolta é o fato dele não dá importância para a educação do nosso lindo município, porque essa é a única maneira que encontramos para explicar o fato da senhora MARIA SOARES ainda se encontrar a frente da secretaria de educação. Já está mais do que claro a incompetência dela, pois desde 2005 que o município vem declinando cada vez mais, chegando ao ponto de sermos hoje o segundo lugar como pior educação pública do Brasil. E se ela continuar como secretária, no ano que vem estaremos em primeiro lugar. Já imaginou prefeito, nosso município como a pior educação do país? Sinceramente, chegamos a pensar até que ele tem algum rabo preso com ela, porque não dá para entender a permanência dessa senhora na referida secretaria. Robson eu já lecionei em Jardim, hoje, graças a Deus estou afastado da sala de aula, mas mesmo assim me dá pena ver que trouxeram uma pessoa de fora, pois ela não mora em Jardim, para acabar com a educação do nosso município e o nosso prefeito não faz nada, continua no erro e só quem sai perdendo somos nós, que vamos para a história do Brasil como os mais mau educados do Brasil.

  9. Eu estou pasmado!!!!!!!!!quem diria que Prefeito de Jardim algum dia seria criticado. onde está a bolinha de ouro, o melhor prefeito de todos os tempos, o prefeito que fez em quatro anos o que os outros não fizeram em 40, sumiu!! não mim venham com choradeira agora!!!vocês tem o Prefeito que merece. Agora vamos ser realista; não é simplesmente culpa do prefeito, é dos Professores, dos pais e principalmete da Secretaria de Educação.

  10. Vou aqui apresentar o verdadeiro culpado de tudo isso. Claro, são “culpados inocentes”, mas culpados. Jardim de Piranhas sempre foi tradicionalmente uma cidade industrial a qual disponibiliza emprego fácil para seus jovens. Falo isso pois passei por todo esse processo: trabalho, desinteresse pelo estudo… Felizmente sou um sobrevivente, consegui ver que aquele não era o caminho porém infelizmente muitos não conseguem…
    O problema está na cultura geral da cidade. Faça as contas de quantas pessoas são aprovadas nos vestibulares todo ano. Se conta nos dedos! ao contrário de outras cidades que exportam médicos, enfermeiros, advogados. Jardim de piranhas exporta redeiros, ambulantes, etc. Lamentável. A secretária de Educação é uma guerreira que luta para mudar isso além de ser vítima da falta de visão do prefeito que não a apoia como deveria.
    Pessoal vamos ser mais mente aberta e enxergar a real situação!

  11. Caros Comentaristas,
    Não se esqueçam que a educação é municipalizada. A culpa é única e exclusiva do prefeito da cidade. É ele que determina a política educacional para o município. É ele quem tira e quem bota secretários de educação. Não vamos procurá crussificar inocentes, ou procurá culpados pela incompetência do prefeito. É simples, os recursos do FUNDEB são aplicados em quê?

  12. PELAS CARIDADE,ESSE OBSERVADOR SÓ PODE SER DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CHAMAR ESSAS MUIÉ DE GUERREIRA, MEU DEUS DO CÉU, ELA ACABOU COM A NOSSA EDUCAÇÃO XERIFE, MAS NA VERDADE SE NÓS VAI, SE NÓS VEM SE A GENTE VAMOS NÃO PODE CHEGAR A LUGAR NENHUM, POIS É ESSA A LINGUAGEM DA MACACADA…

  13. Por favor fale tambem da educação de Jucurutu, estudo a noite na Escola Estadual Newman Queiroz, tenho andado visto aqui no colegio alunos q só se matricula no colegio afim de carteira do estudante, isso e um absurdo, sabe quantas pessoas assistem aula na minha classe 8 pessoas por semana, no maximo, num e por nada quando começou com 42 alunos, e num e só a minha classe não, pois vejo o colegio como um deserto, queria q proibi-se esse negocio de carteirinha do estudante ou prolonga-se a data de iniciação para o meio do ano e a data de validade para o meio do ano do outro ano, isso aqui e um absurdo, ontem mesmo no colegio assisti aula com duas turmas do 2º ano mais nós, dá ate pra contar quantos alunos tinham na classe nesse mês todo, acho q num são governantes culpados, acho q ta faltando insentivo pra os alunos voltarem a estudar, nem parece q o NEWMAN QUEIROZ um colegio tão imenso com falta de alunos.

    pra quem quer estudar com poucos alunos e mais as aulas reduzidas para meia hora, fala serio, ai num dá.

  14. Caro Robson, sou um leitor assíduo do seu blog e escreví alguns comentários sobre a questão da educação de Jardim e nenhum foi aceito pelo blog para ficar publicado o q está acontecendo?. Será q existe limite neste blog para criticar o Prefeito?, deixo a q o meu lamento por que sou um grande admirador do seu blog já q nãotenho tempo para escutar o seu programa de rádio.

  15. jardinense, o prefeito não quer saber da educação dos filhos de jardim não, ele quer saber que deu um emprego bom para a prima dele, ele quer saber que ela está ganhando bem, ela chegou aqui nun carro velho, já está nun carro do ano, isso é o que ele quer pra familia dele, tem até uma prima dele que mora na secretária de educação, e outra o prefeito está se preparando para levar a esposa para fortaleza onde ele mora com o filho, jardim já está abadonado e se ele for eleito ai que vai ficar, pois é o ultimo mandato dele, ele vai é se aproveitar e não vai fazer mais nada.

  16. Bom xerife, o prefeito da cidade procura melhorar a educação mas o povo não colabora; essa é a pura realidade.

  17. a xerife esqueci de dizer uma coisinha: oh seu OLAVO, vc deveria agradecer ao prefeito Antônio Macaco porque na minha opinião nunca tinha entrado um prefeito tão bom quanto ele, não pensem que eu só babona dele não apenas estou dizendo a realidade. Diga assim xerife nos últimos 20 anos não tinha entrado um prefeito para fazer tanto pela nossa cidade o quanto ele faz. Começando o povo de jardim quer dizer a maioria são mau educados demais, não vou citar nomes xerife…

  18. Com certeza nessa hora procura-se culpados em toda parte. Todos tem lá sua parcela de culpa. Mas quem gere os recursos da educação é o prefeito e não a secretária de educação. Ele não entende nada de educação. Nem ouve o q ela diz. Portanto quem menos tem culpa é Maria Soares, q precisa da assinatura dele p tudo. É isso aí. Ela é mto competente. Mas não pode fazer nada. Ele não deixa!

  19. Xerife essa secretária é tão guerreira que desde de 2005 travou uma guerra contra a educação de Jardim e o pior é que ela conseguiu vencer, colocou o município como o pior do país em educação. Pense numa secretária guerreira, batalhou tanto que acabou com a nossa educação……….kkkkkkkkkkkkkkkk

  20. ESSA HILLARY PELAS CARIDADE, NOSSA SENHORA DOS AFLITOS, ONDE ELE FEZ TANTA COISA? DESTRUIU A PRAÇA E FEZ O MURO DE BERLIM, INTERDITOU DUAS AVENIDAS PRINCIPAIS DA CIDADE, COM BARRACOS NO MEIO DA RUA, O CALÇAMENTO TA TODO SE ARRANCANDO, E AQUI EU DIGO AS MESMAS PALAVRAS DE GENILSON, MAS SE VOCÊ É DAS QUE NÓS VAI, NÓS VEM, A GENTE VAMOS, ENTÃO MINHA AMIGA SE VOCÊ CHEGAR EM ALGUM LUGAR AVISE POR FAVOR, POIS COM ESSE PALAVRIADO A

  21. Homem de Deus, ou o Prefeito de Jardim de Piranhas tá cego, ou a Secretária de educação só pensa no dinheiro…. Se manquem e troquem logo de Secretária já que com ela a educação não vai a lugar algum…. Maria Soares, deixe a Secretaria já que seu cargo não esta sende bem desempenhado…

  22. Robson, realmente Jardim de Piranhas está precisando melhorar a qualidade de sua educação, mas responsabilizar os professores de Caicó que pelo contrário só vêem a acrescentar a educação do munícipio é pura picuinha, é melhor que todos que fazem parte desta realidade ( pais, educadores, administradores entre outros)comecem a desenvolver seus papéis que com certeza haverá progresso em todos os aspectos do município.

  23. Caro xerife essa noticia veio realmente de encontro ao que está acontecendo na educação de Jardim. Pois fiquei sabendo que até no Ministério Público a Escola Monsenhor foi parar. Pois nessa escola, no ano passado, resolveram dar sumiço as páginas de respostas dos livros didáticos de Matemática.

  24. Mais uma da escola Monsenhor: Não é que na escola tem um professor lecionando 5 disciplinas.Deve ser um PHD do conhecimento.

  25. Outra da Monsenhor: Durante todo o 1º bimestre, a escola ficou sem professor de História. Tendo professores concursados e trabalhando na escola em outros setores. E nenhum foi convidado para lecionar essa disciplina. Pior ainda, ao iniciar o 2º bimestre, colocaram um pedagogo para lecionar essa disciplina. Não tenho nada contra a pedagogo, mas a LDB é bem clara sobre a qualificação necessária para lecionar disciplinas. E sem falar que esse pedagogo tem sua carga horária dentro da própria instituição. Como está fazendo esse pedagogo para lecionar e exercer a função a qual foi nomeado.

  26. Sobre o pedagogo da Monsenhor de Jardim de Piranhas, ele agora está também lecionando a disciplina de Ciências no turno Matutino. Meus Deus, o que querem essa Secretária e a Direção da escola, afinal?

  27. O laboratório de informática está sem funcionário no turno vespertino desde o início do ano e a noite, ele funciona raramente, ou seja, quando o funcionário não está fazendo curso. Nunca se soube qe cursos são esses. Melhor ainda, nesse exato momento ele jáestá fazendo seus cursos. É o que diza Diretora.

  28. Sou professor na Monsehor e só fiquei sabendo do IDEB, e da posição que Jardim se encontra agora, através de seu blog. Não vi até o momento nenhum comentário dentro da escola a respeito desse assunto. Acho que já está na hora de algo ser feito pela educação de Jardim. Espero que nos próximos dias, alguém apareça para nos informar sobre esse resultado do IDEB e que possamos juntos trabalhar para mudar essa triste realidade.

  29. Caro JOÃO FILHO, sou aluna da Walfredo Gurgel e acredito no empenho dos professores, só precisa mesmo é vc começar a dar aula para poder melhorar a educação do nosso municipio….

  30. Esse Profº João Filho é uma zonda..kkkk…Ele quase não dá aula e ainda fala em melhorar a educação…kkkk…ome deixe de confusão….

  31. Nunca pensei que ficaria tão feliz ao ler um comentário no seu blog, Xerife. Pois fiquei ao ler esses comentários da “aluna” que se diz insatisfeita com as “minhas ausências” na escola. Mais feliz estou por informar a essa aluna que o resultado do IDEB é referente ao ano de 2007 e por incrivel que pareça eu me afastei da escola por um longo período. Período esse, que coincide com as aplicações das provas e que outro colega professor estava me substituindo. Não estou querendo assim responsabilizar professor “A” ou professor “B” pelo péssimo resultado, mas reafirmar o que falei antes:”que é urgente e necessário que algo venha a ser feito pela nossa educação”. E que bom que você está vindo a este canal de comunicação discutir também a nossa problemática. Recomendo-lhe que procure a direção da escola para discutirmos juntos mais esse problema.

  32. Depois de postar o comentário sobre a aluna, percebi nas entrelinhas duas expressões que me passaram despercebidas e que agora preciso comentá-las.
    A primeira é: “ome deixe de confusão”.
    Não compreendi até agora de que “confusão” ela está falando.
    E a segunda é: “acredito no empenho dos professores”.
    Quem se detiver no comentário que postei irá perceber que em nenhum momento questionei o empenho de meus colegas e não acredito que esteja causando nenhuma confusão quando sugiro que devemos juntos mudar essa triste realidade. Aproveitando o espaço, já que a discussão é sobre o IDEB pesquisei os numeros relativos a Jardim de Piranhas, são eles: 2,5 (2005) e 1,7 (2007).

  33. Há esse é o querido Professor João Filho!! que legal, eu ainda lembro do tempo que fui aluno dele e não entendia quase nada de Matemática e ele foi muito generoso quando sorteou as notas na sala e eu fiquei com média 9,0 e consegui passar…embora que as dificuldades foram depois.

  34. Ao professor João Filho, o Senhor poderia não estar na sala quando a prova foi aplicada, mas nos meses anteriores foi o Senhor que ministrou as aulas de matemática, ou melhor, acho que ministrou, se não estava de atestado!!! A Escola Walfredo também está de parabéns pela garra e coragem de realizar mais um São João da Escola, a única coisa que (fez falta) foi a presença do Senhor Prefeito e da Secretária de Educação, que nem nas festividades estão presentes!!!!
    Referindo-se ainda ao Prefessor, se o Senhor não gosta de confusão, porque será que o mesmo não participa dos planejamentos bimestrais, já que é essencial para a apredizagem do alunado? Porque o Senhor não se entrosa com os demais colegas de trabalho??
    Segundo: O IDEB está baixo, isso está, mas a culpa não está somento nos professores das séries finais, como também, nas séries iniciais, para que este índice mude é preciso mais empenho e prioridade tanto por parte de nós professores, como principalmente da Secretaria de Educação e do Prefeito….. Abraço Robson e espero que este comentário seja postado!!!

    Sim, e onde se viu um professor ter mais de 80h/aula, se o máximo permitido é 60h/aula, a secretária de educação deve ver estes casos também!!!

  35. Que bom, Robson ver tanta gente enviando comentários sobre minha vida profissional.Recentemente passei em mais um concurso público para professor. Não sei se vou ser convocado. Mas espero ansioso por mais essa conquista. E sobre o mau desempenho no IDEB? Alguém precisa fazer algo urgente em nossa escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Categorias