
Não é só em Brasília que a anistia tem dominado as reuniões políticas. Esse também foi o tema central do encontro realizado nesta quinta-feira (4) entre o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-apresentador da Jovem Pan, Paulo Figueiredo, com integrantes do alto escalão do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Washington.
Na reunião com o subsecretário de Diplomacia Pública da gestão Trump, Darren Beattie, e com o conselheiro sênior para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Ricardo Pita, Eduardo falou sobre as iniciativas de políticos aliados de Jair Bolsonaro e do centrão para avançar com uma anistia ampla e irrestrita que beneficiaria seu pai. O deputado também citou nominalmente ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, atuam contra a proposta.
Eduardo afirmou às autoridades americanas que haveria ministros “ameaçando” congressistas para evitar que o tema prospere. O deputado também mencionou o julgamento de Jair Bolsonaro e aliados, iniciado nesta semana, na Primeira Turma do STF, por tentativa de golpe.
Como informoo o GLOBO, ministros avaliam como remota a possibilidade de avanço de um eventual projeto que conceda anistia a envolvidos em atos golpistas e que tenha Jair Bolsonaro entre os beneficiados. Na avaliação dos magistrados, caso um perdão seja aprovado no Congresso, a medida será judicializada e considerada inconstitucional pela corte.
A agenda foi considerada um gesto da gestão Donald Trump, demonstrando que continua acompanhando os desdobramentos políticos no Brasil — tanto na esfera jurídica, com o julgamento do ex-presidente, quanto na legislativa, com os debates sobre a anistia.
Em uma publicação feita no mês passado, o subsecretário Darren Beattie fez uma postagem nas redes sociais alertando ministros do STF a não apoiarem o ministro Alexandre de Moraes. Já o conselheiro Ricardo Pita teve uma agenda com Jair Bolsonaro em maio, quando esteve em Brasília.
O Globo



O brasil agora pertence aos EUA, onda é essa, brasil tem lei, governo e STF pra cumprir a lei ao pé da letra