Notas

Dólar bate R$ 5,93, com impacto do ‘tarifaço’ e temores de guerra comercial; Ibovespa cai

Compartilhe:

O dólar opera em forte alta nesta segunda-feira (7), em mais um dia de pânico no mercado financeiro diante do receio de que uma guerra comercial esteja prestes a começar. O motivo é o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já entrou em vigor.

Na máxima do dia, o dólar chegou a R$ 5,9313. Por volta das 15h50, operava na casa dos R$ 5,91.

Os temores começaram na última quarta-feira (2), quando Trump anunciou seu plano de tarifas recíprocas, com taxas de 10% a 50% sobre as importações de mais de 180 países. O “tarifaço” entrou em vigor no sábado (5).

Antes, na sexta-feira (4), o sentimento negativo já havia se intensificado com a China anunciando uma retaliação. Os EUA impuseram 34% de taxas extras sobre as importações chinesas, e o governo chinês respondeu com tarifas da mesma magnitude sobre os produtos americanos.

Nesta semana, o mercado acredita que a União Europeia pode anunciar suas primeiras medidas em resposta ao “tarifaço” de Trump. O mercado teme que a situação se transforme em uma guerra comercial generalizada.

A disputa pode elevar a inflação dos países envolvidos, com aumento nos preços dos insumos para bens e serviços. Além disso, as tarifas tendem a reduzir os níveis de comércio internacional e consumo interno, desacelerando a atividade econômica.

Com os temores de que o mundo enfrente um período de recessão econômica, as bolsas globais estão em queda acentuada mais uma vez.

  • Na Ásia, onde os mercados já fecharam, o dia foi de queda acentuada, com destaque para a bolsa de Hong Kong, que despencou 13,22%. O índice CSI 1000, da China, caiu 11,39%.
  • Na Europa, o pregão também foi negativo. Os principais índices acionários apresentaram quedas significativas, superiores a 4%.

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, também opera no negativo.

Dólar

Às 15h50, o dólar subia 1,28%, cotado a R$ 5,9101. Na máxima do dia, chegou a R$ 5,9313. 

Na última sexta-feira (4), a moeda americana teve alta de 3,68%, cotada a R$ 5,8355. Na máxima do dia, chegou a R$ 5,8450.

Com o resultado, acumulou:

  • alta de 1,32% na semana;
  • ganho de 2,27% no mês; e
  • perda de 5,57% no ano.

Ibovespa

No mesmo horário, o Ibovespa caía 1,36%, aos 125.523 pontos.

Na sexta, o índice teve baixa de 2,96%, aos 127.256 pontos.

Com o resultado, o Ibovespa acumulou:

  • queda de 3,52% na semana;
  • recuo de 2,31% no mês; e
  • ganho de 5,80% no ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *