Dois ex-bispos de Caicó estarão nesta sexta (29) com o Papa Bento XVI

– Pouquíssimo divulgada na mídia natalense, acontecerá nesta sexta-feira, 29, amanhã, em Roma, um evento incomum à Arquidiocese metropolitana potiguar: em pleno Vaticano, o novo arcebispo, Dom Jaime Vieira da Rocha (na foto acima), receberá das mãos do papa Bento XVI o pálio correspondente a seu cargo.

Com ele, serão distinguidos os arcebispos que Sua Santidade nomeou de julho de 2.011 até agora. A entrega do pálio é um ritual litúrgico que só contempla dioceses quando estas experimentam mudanças em sua liderança, o que houve em fevereiro último na de Natal. Uma considerável delegação de conterrâneos voou esta semana para Roma a fim de assistir ao evento, que ao longo dos anos distinguiu muitos poucos potiguares. Nela se destacariam os arcebispos resignatários Heitor de Araújo Sales( na foto abaixo) e Matias Patrício de Macedo.
 
O pálio arquiepiscopal é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas, no qual se destacam seis cruzes bordadas e inspirado em história longeva. Segundo o Vaticano, o pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês.
 
 A lã é tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.
 
Por Roberto Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias