Dia de Reis encerra os festejos natalinos

Dia 6 de janeiro é a data em que, 2023 anos atrás, os reis magos BelchiorGaspar Baltazar visitaram o menino Jesus, 12 dias após seu nascimento, conforme a escritura sagrada. O “Dia de Reis”, então, é celebrado até hoje e encerra para os católicos os festejos natalinos.

“Com Cristo, renovemos nossa fé e esperança” é o tema da 113ª Festa dos Santos Reis Magos, que será encerrada nesta sexta-feira (6), no bairro de Santos Reis, localizado na zona Leste. Na data, será feriado municipal na capital, decretado pela Prefeitura de Natal(RN) para que todos participem da Festa dos Copadroeiros da Cidade.

A Festa de Reis é a segunda mais antiga do Rio Grande do Norte(RN) e suas manifestações moldaram a cultura, religiosidade e costumes da sociedade potiguar. O evento teve sua primeira edição na inauguração do Forte dos Reis Magos, onde foram entronizadas as imagens dos Três Reis Magos, doadas pela coroa portuguesa para a cidade que leva o nome de Natal.

Sempre promovida pelo Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis (praça Engenheiro Wilson Miranda), neste ano de 2023 coordenada pelo Padre Francisco Lima e Comissão de leigos e leigas, a festa reúne cerca de 100 mil pessoas em nove dias de programações religiosas e culturais. A 113ª edição conta com shows, área gourmet, lojinha de produtos dos Reis, e, nos fins de tarde, missa, e, à noite, novenas. A Prefeitura participa do evento com apoio logístico de suas secretarias, além de infraestrutura, como palco, equipamentos de som e luzes e atrações musicais.

Programação religiosa

A programação religiosa da sexta-feira (6), inicia com a Missa dos Enfermos, às 7h, celebrada pelo padre Bianor Júnior, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação. Logo depois, às 9h, haverá a Missa dos Peregrinos (seguida de batizados), celebrada pelo padre Francisco Melo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, e às 11h30, teremos a Missa da Coroa de Estrelas (distribuição da primeira estrela de 2023 aos devotos), pelo padre Francisco Lima, responsável pelo Santuário dos Santos Reis Magos. A procissão pelas principais artérias do bairro de Santos Reis terá início às 16h, e a missa de encerramento virá em seguida, às 18h, com celebração pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Categorias