Derrubada de árvores da Praça da Alimentação causa polêmica

Os primeiros serviços para a reforma da Praça da Alimentação que fica localizada na Praça José Augusto já foram iniciados.

E foram iniciados justamente pelo lado mais polêmico: a derrubada de árvores centenárias que existiam no local.

Uma considerável parcela da população alega que as árvores deveriam ser preservadas.

Entretanto, a empresa responsável pela obra declarou que a retirada das árvores está no projeto de reforma e a Prefeitura autorizou a derrubada.

Massssss…..

O assunto está no “mei do mundo

59 respostas

  1. A derrubada dessas árvores pode até não constituir crime ambiental, mas anda perto. O que anda fazendo o IBAMA, aí em Caicó, que não vê isso?

  2. A Prefeitura devia incentivar o plantio de arvores. Uma cidade quente como Caicó, precisa das mesmas para amenizar o calor. Um Administrador que permite um crime deste, não merece o apoio dos munícipes. Na década de 60, quando da instalação da energia de Paulo Afonso em Caicó, a cidade passou por uma derrubada das arvores. Se não fosse a interferência enérgica de Pedro Diniz e
    Francisco Pereira, os ficus beijamim existente na praça da Matriz, teriam sido colocados abaixo.

  3. Meu caro Robson, avise para esse prefeito que estamos na semana do meio ambiente. Só desejo prá ele uma derrota do tamanho da idiotesse que ele cometeu.

  4. Caro , amigo xerife boa tarde!!~
    É muito triste isto que estão fazendo em Caicó, estas arvores tem uma história na
    cidade de Caicó . Aonde anda o ministério
    público para enterferir e não deixar isto
    acontecer. depois vai aparecer os politicos
    vestidos de bom moçinhos e se orgulhando do
    trabalho realizado, e deixando para traz toda
    uma história desta grande cidade.fazer o que
    você deve ter lido a noticia do desmatamento
    da Amazônia no mês de abril ,ai já viu
    companheiro a mata foi para plantar cana.

    abroço Bezerra

  5. É isso mesmo, Robson! É impressionante o que acontece em nossa cidade. Penso que numa cidade quente como Caicó, mas não só nela, o que deveria ser feito era o plantio, mas não a derrubada de árvores. E de onde parte isso??? Justamente de onde deveria vir o incentivo, ou seja, da Administração Pública de nossa cidade. É só olhar como são “podadas” as árvores da cidade.
    Não há dúvidas de que um ambiente com muitas árvores é muito mais agradável!
    Mas aqui… Já pensou se para toda obra realizada em Caicó fossem derrubadas tantas árvores?
    E olhe que a tendência é a desertificação.
    Concordando com o amigo acima: IBAMA, cadê você?

  6. caro amigo xerife, gostaria que você mandan-se alguns fotos da praça da libertadade e do calçadão, onde os treller ficaram, até a festa de santa ana. agradeço

  7. AMIGO ROBSON,NO PROJETO APRESENTADO PELA PREFEITURA ESTAR PREVISTO A DERRUBADA DESSAS ARVORES, POR ISSO

  8. imoral é esse povim besta de caico, fala de tudo, a rodoviaria é longe, a mudança do mercado interditou ruas, a praça ficou sem arvores e etc…pior é vcs cumerem em locais como a imundisse que tinha na praça e no mercado. Vão procurar o q fazer

  9. “Caicozão” você é um ser desprovido de inteligência viu. JEITO começa com “J” e não com “G”. Vai para a escola de novo!

  10. Tudo tem seu preço. E o preço a ser pago para se ter uma Praça da Alimentação limpa e decente foi a derrubada dessas árvores, que serão repostas posteriormente ao fim da reforma. E todos ficarão felizes.

  11. e quem disse que a derrubada de arvores em caicó interresa BIBI COSTA????Aqui em caicó a politicagem é tão imensa que dar até raiva de morar aqui.

  12. Xerife, quem já viu isso!!!???
    O pessoal da prefeitura endoideceu? Se não é crime ambiental, está beirando as raias. E aonde anda o MP, que não toma providências? Não diria processar, mas impedir mais cortes, mais derrubadas de árvores.

  13. Bibi está tão certo da vitória, que não tá nem aí para a preservação ambiental. As ávores que se lasquem, o povo que sofra com o calor, a paisagem que fique mais seca e árida sem as árvores centenárias. Não vejo como um projeto de revitalização de um espaço público não leve em consideração a necessidade de preservação das árvores. E logo em Caicó, minha querida cidade, onde a temperatura chega aos 40 graus à sombra… Ess história de que o projeto não previa a preservação das árvores está muito mal contada. ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO! ALÔ IBAMA! ALÔ MEU POVO, CADÊ A INDIGNAÇÃO COLETIVA? ONDE ESTÃO OS VERDADEIROS CIDADÃOS DESTA CIDADE QUE NÃO SE REBELAM CONTRA UM CRIME COMO ESTE? MINHA NOSSA SENHORA DE SANT’ANA, AMPARO E LUZ DESTE POVO, ILUMINE ESTE ASSASSINO DE

  14. Caicó é uma cidade pra turista ver. Veja a questão das ruas e avenidas da cidade, totalmente esburacadas, quebrando veículos e causando acidentes; a operação tapa buracos só acontece uma vez por ano (no mês de julho) e por quê? Para o turista ver a maquiagem e pensar que Caicó é uma cidade organizada, depois o povo que mora aqui se vire com os buracos, ou melhor, se enterre neles!!!

  15. A semana do meio ambiente, começou com uma cena lamentável… Sempre defendi a revitalização dessa praça, mas, dessa forma, é CRIME!!! Liguei pra o escritório dos responsáveis pelo projeto questionando se havia licença ambiental, para tamanha aberração, mas até agora estou esperando retorno, e pelo que consegui coletar junto ao IDEMA, ao que tudo indica não foi licenciada. Foram cortadas 03 craibreiras, 04 espinheiros, 01 acácia, 01 tamarindo, 01 catingueira, 01 algaroba, de uma só vez… Muita destruição pra uma praça só. A insensatez humana é quem promove a devastação. Sugiro que se plante novas espécies nativas, como uma forma de se compensar esse passivo ambiental. “As leis brasileiras relativas ao meio ambiente estão entre as melhores do mundo e devem ser respeitadas”.

  16. É muito Bacana! Quando um pobre, pega um preá, uma ribaçã ou qualquer tipo de caça. Buscando manter sua própria subrevivência, o IBAMA bate logo em cima, e o mesmo é preso.
    Cadê os direitos iguais? Cadê o IBAMA?
    Estão derrubando árvores nativas históricas!
    É pra chamar o IBAMA no CACETE BRABO!!!

  17. Quem é caicoense sofre… com esses governantes que não fazem nada por nossa cidade e muito menos tem uma assessoria competente para fazerem um planejamento eficiente, antes de começarem a fazer qualquer reforma na cidade,teriam que fazer um plenajemento junto com os comerciantes para depois fazerem a mudança dos barracos, mas não, cada favelado leva seu barraco no espinhaço, sem enérgia elétrica, caixa de gordura, banheiros…A realidade o Prefeito não quer desembolsar nenhum dindin, só um votinho em outubro…kkkk Como vai ser a falada Festa de “Sant’ana de Caicó”.. NO BAR DE ZECA BARRÃO.

  18. Que administrador é esse que em quatro anos consegui tantos recursos ao ponto de transformar nossa cidade em um canteiros de obras em

  19. Primeiramente afffffff Xerife, “adonde” foste arranjar tanto leitor “analfa”? Caicozão ou caicoense, que são a mesma pessoinha (como dizia o finado Sequilhinho)escreve muito mal e ainda quer se corrigir, como se fosse possível…..kkkkkkk, depois os defensores de Bibi “Motoserra” Costa deveriam ter lhe orientado para pedir ao “idealizador desse projeto” que aproveitasse as árvores centenárias já existentes no local. Caicoense, isso tem tudo “a ver” (haver?…kkkkkkkk) com vosmicê!

  20. Com o projeto da BELA CAICÓ,(AQUI É FORTALEZA BELA) É PRECISO PARA CONCRETIZAR O PROJETO DA NOVA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DESFAZER TUDO PARA TORNAR TUDO NOVO. Acredito que nesses proximos meses a prefeitura irá revitalizar com árvores o espaço onde era a VELHA PRAÇA para vermos a NOVA PRAÇA e a beleza da NOVA CAICÓ. Paciência!!!

  21. Muitas vezes vemos as pessoas com uma hipocrisia tamanha de saudosismo exacerbado. Tenham paciencia, pois do contrário é ver apenas trocar galhos por brugalhos.

  22. Caicozão, VOLTA PRO MOBRAL;

    PAULO DAS QUANTAS, se MANCA, FILHO…..

    AGORA ESSA DERRUBADA DE

  23. Vão procurar uma lavagem de roupa, bando de besta, olhem para o centro de caicó, que foi todo plantado, ficam conversando besteira, quando a pra~ça tiver pronta eu quero ver esses bestas, conversarem m…..

  24. Por que não deixam essa Praça como era antigamente com as árvores, parquinho de crianças, bancos e jardins? na hora do recreio do Grupo a meninada corria toda pra lá, jogar bola, Rabuje, paquerar com as gatinhas etc.. e agora? vão fazer construções alí dentro? Querem mesmo acabar com o planeta TERRA. A conclusão que cheguei é essa!!

  25. bando de babões que ficam aprovando uma coisa dessa,só pensam em si e não na sociedade com um todo.Ah inferno para ter cão.

  26. Um projeto grandioso e moderno como o da Praça Dr. José Augusto que ira atrair para o carnaval e festa de Santana turistas e oferecer melhores serviços que é um das principais fontes de renda da cidade, pois neste período é injetado milhares de reais na economia local, tenho certeza que deve haver um projeto para arborizar esta praça de maneira que não agrida ao meio ambiente. Agora, quem esta fazendo este movimento com certeza não precisa vender alimentos e bebidas e muito menos esta preocupado com o desenvolvimento econômico de nossa cidade. Caicó esta vivendo um período de política sem ética por parte de alguns políticos.

  27. Caicozão, corrigindo o povo no português e escrevendo jeito com g. Arghhhhhhhh
    Sobre a Praça, é engraçado, a polícia ambiental para até nas casas de velhinhas que arrancam alguma plantinha qualquer , quando querem colocar outra no lugar. Criadores de passaros vão para o XELINDRÓ
    MAS O PREFEITO…..”PODE” como diz a gorda do zorra total destruir ARVORES CENTENARIAS E, TRANSFORMAR UM MARCO HISTORICO COMO A PRÇA DR. JOSE AUGUSTO em um CHIQUEIRO DE PORCO, UMA PRAÇA “VÉA” NO MEI DA CIDADE , SÓ PRO POVO ESFOMEADO ENCHER A CARA DE CACHAÇA E MUITA CARNE
    DEUS MÉÉÉÉÉÉ LIVRE
    O LUGAR DE TRAILLER SERIA IDEAL A ILHA, ISSO, DEPOIS DE MUDAR OS FIOS QUE, NA SEXTA FEIRA DA FEIRA DE NEGOCIOS, PIPOCOU, CHEGANDO A FALTAR ENERGIA. ALGUMAS PESSOAS ACHAVAM QUE ERAM FOGOS DE ABERTURA
    É RUIM, HEM????????????????????KKKKK

  28. – Tem que acabar com essa favela, viva o progresso.Quando não estar chovendo, ninguem nunca colocou um copo d”agua nesses pé de pau. Agora todo mundo é ambientalista. Bota prá desser BIBI, viva o PROGRESSO.

  29. Iaponã…como vc espera uma indignação coletiva de um povo que não tem auto-estima, que tem os maiores indicadores de desemprego, alcoolismo, droga, violência, acidentes de moto, poluição visual na rua, não tem cidadania nenhuma e vive endeusando o tão ultrapassado coronel? Um povo que está acostumado a denunciar e as instituições não funcionar…não andar, tudo corrompido!!!? Vc ama Caicó porque só tem lembranças…mas viver aqui se tornou algo dolorido demais. Sou da sua idade, sei das suas lembranças!!!!

  30. Xeride que crime ambiental é esse , numa cidade quente dessas..Que fgalta de visão da Prefetiura, um horror, isso.Tambêm colocam Joseane pra ser secretaria ..

  31. Acho certo que modifiquem a praça, más que não tiracem as árvores por causa disso pode vim aconteçer vários problemas, más se tem órgão responsável para corrigir isso e se ninguém faz nada algo estar errado….

  32. É impressionate o povo desta cidade querer agarrar-se as arvores, pra que? só pra verem o bonde da historia passar, fiquem com as arvores e deixem a oportunidade de melhorar o aspecto visual da cidade ir embora, plantas nascem e crescem novamente, bando de bestas, é só planejar e plantar no lugar certo, ou voces acham lindo as calçadas da cidade todas esburacadas, fruto de que? planejamento, plantam tudo nao sabem nem pra serve, plantem vergonha na cara de vcs e pensem no futuro…

  33. OLÀ!!!! Robson
    sou leitora do seu blog, fico sabendo das noticias de Caicó , e estou indignada com a retirada das àrvores na praça DR. Joé Augusto, uma praça que na minha infancia tanto marcou nos anos q estudei no grupo escolar. moro em Barra Mansa est. do Rio de Janeiro, e estou muito triste com as derrubadas das árvores. esta aqui o meu protesto.

  34. É muito engraçado esse povo de Caicó, todo mundo fala q caicó está parada no tempo, e qdo alguém decide fazer algo em prol do progresso de nossa cidade ai ficam metendo o pau, assim ñ dá gente, vamos deixar de lado essas picuinhas bestas, pois isso sim ñ traz avanço para nossa querida caicó.Parabenizo a ação do prefeito Bibi Costa em estar contribuindo para o crescimento de Caicó.

  35. Caro Xerife. Uma cidade quente como Caicó e fazem uma aberração desta. Não tem um canteiro nas ruas e as poucas árvores que tem o Poder Público devasta. Se esta cidade tivesse 1/3 das árvores, praças e jardins que existe em Natal a cidade seria outra. Bibi, contrate Marilene Dantas para voce saber o que é cuidar bem de uma cidade. Será que só tem incompetentes nesta Prefeitura?

  36. Olá, Iaponan,
    A indignação coletiva, mesmo que por amostragem, está posta aqui no blog do Xerife. A lamentar que se trate de um fato consumado.

  37. Tatiana otária, ninguém tá falando que não quer obra. O projeto de uma praça dá para ter árvore ou não? Ô povo beradeiro. Diz viva o progresso!!!! dá até vontade de rir com a falta de leitura crítica de vcs. Vão ler, estudar…

  38. Engraçado que nunca ningúém se indignou tanto assim com a imundicie daquela Praça. Colocando em risco a saúde dos caicoenses, com sua total falta de higiene. Ai, vem o Prefeito, atendendo aos anseios da população fazer um projeto arrojado, para torná-la um local limpo, higiÊnco, bonito e ficam reclamando por causa de umas arvorezinhas. Para quem não sabe, a ”Praça” será coberta, esse por si só, já seria um motivo para impedir a existência das árvores nela. E outro elemento bastante importante, aquela Praça, há muito tempo que foi descaracterizada e perdeu o conceito de Praça Pública, ela é um enorme centro comercial de alimentação, isso por vontade do povo caicoense. O que a Prefeitura vai fazer é torná-la um local higiênico e moderno para a população. O povo não merecia aquela favela. Com certeza, vai ter sua arborização reposta.

  39. A respeito as todos que acharam ruim a retirada das arvores da praça de alimentação tenho certas coisas a dizer :
    1º Todos reclamavam da antiga praça , a qual tinha muita sujeira e imundice.

    .2º Quando o prefeito de caicó decide fazer uma campanha para plantar mudas de arvores na nossa cidade , na qual foram plantadas mais de 400 mudas boa parte da população na aceitou . E você sabe o que aconteceu com elas ? Muita gente não quis . assim arrancando elas e tampando os buracos. Como vocês vem com essa historia de preservação ? Vão se preocupar em plantar arvores , em conter o desmatamento na zona rural de caicó , em cuidar de aprender geografia e português na escola para poder posta nesse espaço.

    Concluindo , acho que muita gente que fala agora em preservação nem se quer liga em preserva o ambiente, querendo ar uma de “ambientalista

  40. Ainda bem que Deus me tirou daí, hoje estou convivendo com ele na Santa Paz, no plano Celestial. Estão mesmo rasgando e colocando no lixo a História de Caicó. Convido inclusive dona Afra Góis, Professora de Português, para dar uma olhada no blog do Xerife Robson. Seus alunos pelo o que estou vendo aqui não fizeram o dever de casa. Muitos têm que começar pela velha carta do ABC. É lamentável…Eu falava melhor do que esse povo aí, perguntem a quem me conheceu!

  41. Pelo o que eu saiba é um crime deixar a praça pelada, mas não é crime perante à justiça,pois aquelas não são nativas da região (tamarindo-

  42. Vcs nunca ligaram para essa arvore, vcs nem percebiam ela la. SO LIGAM QUANDO E DERRUBADA!

  43. Amigo mané vintém, dona Afra Góis com certeza não foi professora dessa galera aí, não. Se tivesse sido, o pessoal se expressaria de outra forma, meu caro. Às vezes, penso que é propositadamente que a turma escreve como escreve, pois o que se lê poderia figurar em qualquer lista de baboseiras, dessas que são vistas após os vestibulares país afora.

  44. Caro Robson
    Peço que o amigo mostre o projeto da “nova praça”, que postei no meu Blog (www.biraviegas.blogspot.com).
    De praça, não tem nada. Não tem bancos, não tem árvores e não tem o verdadeiro sentido do que é uma praça.
    O que tem são três imensas tendas (daquelas usadas para festas em ruas), cobrindo os quiosques que servirão para uso e fruto dos comerciantes de bebidas e comidas.
    Em resumo. Não será uma praça… será o “McDonald’s da Caatinga”.
    Um abraço
    Bira Viegas

  45. CHO Q NUM TEM PLOBEM nao todos estO DESPEITADOS ISSO Vi trzer melhoris para cico depois so e plant NOVS RVORES SE TRBLHA RECLma o que q esse povo q
    olh que eu era bcural ms admito que bibi supreens]deu TODOS COM SUA ADM,INISTRAÇAO E QUEM QUIZER ME dd E [email protected] pra debater o ssunto

  46. escrevi com letrs super errd quem for sbido en desifrar vi ser muitro bom viu bando de bacural
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    pis e vvmos ver se vi ter derruta o povo ver quem trblha
    falaram da governdor cade o povo elegeu qundo o povo qu no tem quem tome viu

  47. É uma pena que politizaram partidariamente a questão ambiental de Caicó. Não se discute a necessidade da revitalização da praça, mas sim a forma como ela está se dando. A cidade precisa se desenvolver de forma sustentável, sem a destruição do meio ambiente natural, das árvores e dos animais nativos. A destruição dessas árvores da Pça. José Augusto, por si só, já importa em ilícito contra o meio ambiente perante a Constituiçao Federal, art. 225. Vale lembrar ainda que existe uma Lei Municipal, de no. 4.113/04, de 14/12/2004, que trata especificamente do tombamento das árvores craibeira, pau’arco, angico juazeiro e oiticica, como patrimônio Público e ambiental do município de Caicó-RN, o que também foi desrespeitada em razão de um craibeira ter sido destruída. Por fim, existe a Lei Municipal no. 4.122/05, segunda lei promulgada pelo atual governo, que estipula multa para o caso de poda de árvore mal feita, que agridam o meio ambiente, e estipula multa para o agressor,também foi e está sendo desrespeitada. Diante desse quadro, o mínimo que podemos esperar, se não houver punição para ninguém, é que haja um entendimento entre os órgãos de fiscalização, a empresa construtora da obra e a Prefeitura Municipal para que seja feita a compensação dos danos causados ao meio ambiente. Cuidar do meio ambiente é dever de todos!

  48. Falou bem, Bira! Realmente há muito tempo que a Praça José Augusto deixou de ser uma Praça ao pé da letra. É um grande espaço Comercial, constituído pela própria população. E quanto a cobertura, são tendas tensionadas, e pra quem conhece a Cobertura da Praça da Alimentação do Praia Shopping, em Natal, será praticamente igual aquela. Eu acho muito bonito.

  49. Boa tarde Robson Pires,
    Passeando nos sites, encontrei você, sou tia de Erivan, lendo aqui a derubada das árvores na Pç da alimentação, que tristeza amigo, uma cidade quente como é Caicó, arborização insuficiente, e ainda derrubar árvores centenárias, que tem uma história, tudo isso em detriemnto o lucro, a ganância?
    e ai continua as noitadas no carteado com Erivan e meu irmão?
    Meu abç!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias