Dengue, chikungunya e zika vírus em Jucurutu

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Jucurutu, expediu recomendação para a Prefeitura adote medidas para o controle e combate de dengue, chikungunya e zika vírus. Entre as medidas estão a atualização regular do Sistema de Informação do Agravo de Notificação (Sinan) e a investigação de todos os imóveis por parte dos agentes de endemia.

Segundo informações encontradas a partir de um inquérito civil instaurado pelo MPRN, as informações do Boletim Epidemiológico relatam número inferior de notificações acerca dos casos de arboviroses. Enquanto o relatório do Programa de Combate ao mosquito Aedes aegypti informa a ocorrência confirmada de 23 casos de dengue, 22 casos de zika vírus e dois de chikungunya, o boletim emitido pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) consta com apenas um caso confirmado de dengue.

As informações anteriores, segundo a Promotoria de Justiça, podem ser o indício de que o Sinan está sendo subnotificado, gerando desencontro nos números. A utilização do Sistema permite a efetiva realização do diagnóstico dessas e de outras doenças no município, identificando as ameaças e as áreas de risco para a população

Além disso, a recomendação afirma que a SMS menciona a dificuldade de acesso por parte dos agentes de endemia em 12% dos imóveis, sendo estes habitados ou não. As maiores dificuldades alegadas são a incompatibilidade de horário e a ausência dos proprietários.

A recomendação estabelece o prazo de 20 dias para que a Prefeitura atualize regularmente o Sinan. Além disso, a SMS deve realizar todos os ciclos de combate às arboviroses previstos para 2018, de modo a tomar as medidas necessárias para alcançar 100% dos imóveis da região e emitir relatório ao MPRN a cada 20 dias acerca das ações e dos resultados obtidos.

Confira aqui a íntegra da recomendação.

Uma resposta

  1. E em Caicó? Cadê os carros fumacê? Faça uma postagem cobrando isso Xerife, por favor, é uma vergonha, é mais barato prevenir com o combate do que tratar a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

setembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias