Declarações de general sobre ingresso de gays nas forças armadas ganha repercussão na mídia nacional

Segundo o portal G1, o general Cerqueira Filho, indicado para ocupar uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), participou de audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Cerqueira Filho e o almirante Álvaro Luiz Pinto, também indicado ao STM, participavam da audiência quando foram questionados pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e Eduardo Suplicy (PT-SP) sobre o tema.

“Vossas excelências são favoráveis ao ingresso de homossexuais em qualquer das forças e acham que essa polêmica tem razão de ser?”, indagou Demóstenes. Suplicy quis saber se os dois militares defendiam a exclusão de homossexuais das Forças Armadas.

Em sua resposta (vídeo 1), o general Cerqueira Filho disse que iria responder “de uma maneira sincera”. “Não é que eu seja contra o homossexual, cada um tem que viver sua vida. Entretanto, a vida militar se reveste de determinadas características que, em meu entender, tipos de atividades que, inclusive em combate, pode não se ajustar ao comportamento desse tipo de indivíduo”,

Resposta

O ex-sargento do Exército Fernando de Alcântara Figueiredo, envolvido no primeiro caso assumido de um casal gay na história das Forças Armadas brasileiras, atualmente integrante da ONG Tortura Nunca Mais e do Instituto Ser, classificou a declaração do general Cerqueira Filho como “retrógrada e infeliz” e disse que o militar “está muito mal informado” (vídeo 2).

7 respostas

  1. Essa foi uma forma de eu manda alguma coisa pra o robson pires
    caro robson gostaria de fala sobre a cidade de sao joao do sabugi no momento estou ausente da minha querida cidade mais alguns amigos mim falaram que o novo delegado da cidade Esta um grande trabalho na cidade combatendo o crime, e os traficos, ta de parabéns nesse termo coloco ordem na cidade mesmo, mais como nada é perfeito algumas pessoas na cidade esta meio constragidas pelo fato que elle ta repreendendo todos, eu que uma altoridade deve sair dando baculejo em todos os cidadão da cidade nao tem que ter alguma suspeita ai siim mais uma pessoa, algumas pessoas estão constragidas. eu queria que o senhor dono desse blog procurasse saber mais sobre o assunto e publica alguma materia ja que o blog é pra todos agradeço pela uma pessoa que lê muito o blog

  2. É uma questão polemica, no entanto acredito de fácil solução se não envolvesse o preconceito arraigado nas pessoas. “O general afirmou: “.. se por ventura for aprovado um projeto de lei que admita, eu como militar terei que cumpri-lo.” Ora Senhor general, não precisa de projeto de lei, é só ler o caput do Art. 5º da Constituição da República que lá o senhor se depara com a formalidade da admissão, baseado no princípio constitucional da igualdade:
    “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    A menos que o Senhor General do alto de sua arrogância acredite que os militares são diferentes dos demais brasileiros.
    No entanto:
    A promiscuidade sexual, tanto envolvendo heterossexuais, homossexuais ou qualquer outra orientação sexual, é incompatível com qualquer profissão e não apenas a dos militares, não podemos esquecer que nos quadros das 3 forças armadas existem homens e mulheres. Sabemos, inclusive, que dentro das forças armadas muitas mulheres são vítimas de assédios sexuais praticados por alguns superiores hierárquicos inescrupulosos. Vamos parar de hipocrisia e entender, inclusive, que existem servidores públicos muito mais importantes do que os militares, e imediatamente rejeitar o nome deste General para o STM, pois demonstra ser uma pessoa extremamente preconceituosa.

  3. vamos fazer pressão para que o plenário do senado der voto contrario a decisão da CCJ, esse camarada não tem a minima condiçaõ de assumir um cargo tão expressivo. não há mais espaço no Brasil para esse tipo de aberração, aliás esse general é uma aberação, deve ter algum problema em casa, ai ele ficou nervossimo, pode abalar minha reputação kkkkkkk. vai te catar, general!

  4. “A promiscuidade sexual”

    Pronto colega, todo seu discurso tá amparado nessa trecho que vc citou!
    Quer ver povo mais promiscuo do que os homossexuais?
    Não é questão de ser homo, hetero ou ou pedófilo! Pra quem n conhece o militarismo, alguém que n se dá o respeito, não vai ganhar o respeito da tropa! o Cmt é o espelho da tropa! Ele pode ser o que for, mas se ele n for profissional, consegue acabar com uma operação militar!

  5. Eu acho temerária esta afirmação de que todo homossexual é promiscuo! Infelizmente não somos educados para conviver com as diferenças e acabamos deixando escapar algumas acusações absurdas contra pessoas que são diferentes de nós. Eu acredito que uma função extremamente importante é a de Juiz de Direito, afinal eles tem por ofício dizer o direito, julgar as pessoas e penalizá-las, será que não temos juízes homossexuais? Será que não temos pilotos de aeronave homossexuais? Será que não temos políticos homossexuais? ou políticos, apesar de ser responsável por editar as nossas leis não tem nenhuma importância? Nós é que fomos educados dentro de um regime autoritário que nos inculcaram que militares são diferentes, que devem seguir condutas rígidas, etc. Sabemos que não funcionam, quantos dos acusados de roubarem armas da corporação e repassarem para os morros cariocas eram homossexuais? Quantos que, saindo das forças armadas passaram a ministrar ensinamentos ao crime organizado eram homossexual? É puro preconceito, o caráter de um homem não se mede por suas preferências sexuais, e sim por um conjunto de atos. Polícias militares do Brasil, especialmente dos grandes centros convivem diuturnamente no fronte de guerra contra o crime organizado, diga-se de passagem, fronte que acredito próximo de 100% dos militares das forças armadas jamais se aproximaram, afinal, pelo que me consta, afora estas missões de paz as forças armadas brasileiras participou de algumas batalhas pelos idos de 1945. Será que não existem homossexuais nas polícias militares? Acredito que as forças armadas têm um papel importantíssimo na defesa de nossas fronteiras e da nossa soberania, no entanto, não se faz necessárias formas preconceituosas para tanto. Condutas incompatíveis de qualquer espécie, não apenas de cunho sexual deve e pode ser apurada e punida, inclusive com expulsão. O local de trabalho; seja nos quartéis, nos hospitais, nas aeronaves, navios etc. não é local para atos sexuais que podem ser praticados por qualquer das tendências, e não apenas pelos homossexuais.

  6. Lucio, quanta inguinorância! o texto do Francisco e bem sugestivo, mas nós podemos ir além; na mesma sabatina sa CCJ teve outro General q colocou justamente o contrário desse General, ele disse “eu não tenho nada contra, desde q eles estejam aptos a desenvolverem as funções para quais foram disiguinados, não é o fator sexual q deve determinar e sim a capacidade do seu humano, fica claro q a colocação desse General é extremamente preconceituoso,e nós não podemos aceitar isso! vc diz que não iria para um campo de batalha com um GAY, eu pergunto,vc tem certeza por exemplo q nunca foi a uma missa celebrada por um homusexual? vc nunca estudou em uma escola onde o professor ou diretor é humusexual? ou seja, nesse momento vc foi liderado, e ai? o fato de termos mulheres fazendo parte das forças armadas só aumenta nossos argumentos, pois no tocante a dilicadeza são bem parecidos, ou não? se a pessoa passa nos testes fisicos, psiquicos, resistência é porque tem condições de desenvolver a função, até porque seria vergonmhoso para as forças armadas o camarada passar em todos os testes receber o diploma,e apartir do momento q se assumir ser exonerado, ou seja ele tinha que ser reprovado nos testes! vc não acha? e vamos deixar claro que esse General de merda não foi contra ter humusexual,até porque ele parece ser um só q incubado, foi pior, ele priva a pessoa de assumir o que é. pois ele disse que incubado pode, meu Deus qual é a diferênça em ser incubado e está desenvolvendo uma ação e ser declarado desenvolvendo a mesma ação. só os babacas e imcubados como esse General para falar uma merda dessa. deixo claro q sou heterosexual, mais entendo perfeitamente que eles são realidades desde q o mundo é mundo e devem estar sempre buscando seus espaços, são profissionais competentes e devem está substituindo os maus feitores que existem nas forças armadas, religião, politica…ah! eu sou o antonio do comentário acima é que eu preferir levar o nome de minha cidade. sabe o que eu digo para os preconceituosos de plantão “vão tomar no inferno” imbecis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

julho 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Categorias

PSDB ganha, PT perde

O Valor Econômico fez um bom levantamento sobre as disputas eleitorais de domingo. E concluiu: “As últimas rodadas das pesquisas nas capitais sugerem que os

Leia Mais

Henrique perde tempo para Robinson

A assessoria jurídica do candidato a governador Robinson Faria (PSD) continua entrando com mais pedidos de respostas no programa eleitoral de Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Leia Mais