Notas

Curso de Direito de Caicó forma sua oitava turma

Compartilhe:

Curso de Direito de Caicó forma sua oitava turmaNa noite de ontem (19/03) ocorreu a colação de grau da 8ª Turma do Curso de Direito de Caicó (UFRN). O evento foi realizado no Centro Cultural Adjuto Dias.

A turma recebeu o nome de Gilton Batista de Araújo Filho, o qual também era um dos alunos que estava colando grau. “Foi a primeira vez na história que um colega formando recebeu tamanha homenagem da própria turma que integra, estando vivo” – destacou o mestre de cerimônia e professor homenageado José Aranha Sobrinho.

O referido formando também foi agraciado com a medalha de mérito estudantil em razão de ter obtido o melhor desempenho durante o curso dentre aqueles que colaram grau.

O paraninfo da turma foi o advogado Síldilon Maia Thomaz do Nascimento, o qual também atua como professor do curso de Direito de Caicó desde o ano de 2005.

Em seu discurso, foram destacadas as imensas dificuldades enfrentadas quando da instalação do referido curso e as superações destas, o que levou a cidade de Caicó ao patamar de ter o curso jurídico que mais aprova no Exame da OAB no Rio Grande do Norte, em números proporcionais.

A sua fala também guardou espaço para dar alguns conselhos aos jovens juristas a respeito das suas novas vidas profissionais:

Trabalhem.

O sucesso vem com o trabalho árduo, incessante, perseverante. Não é fruto do acaso. E não confundam sucesso com dinheiro. O teu trabalho, jurista, é distribuir felicidade. O dinheiro é mera recompensa que poder vir mais cedo, mais tarde ou simplesmente não vir. Meçam seus sucessos pela quantidade de pessoas felizes em razão do teu trabalho e não pelas contas bancárias que conseguem manter.

Paciência.

Mais importante do que saber atacar é saber recuar. O Direito é arte de convivência. O seu objetivo é a paz. Se a paz já foi alcançada, o Direito não precisa mais ser usado. Quando tiverem que optar entre ser feliz ou ter razão, façam a opção por ser feliz, porque o próprio tempo se encarregará de lhes dar razão, disse o paraninfo.

Foto: José Aranha e Sildilon Maia

8 comentários em "Curso de Direito de Caicó forma sua oitava turma"

    Francimara Alves
    20/03/2010 às 11:40

    Eu estava lá, entre os formandos…

    Deus sabe como foi difícil vender essa batalha, mas ao final tudo foi só felicidade e o sentimento de realização brilhava no rosto de todos!

    Foram realmente lindas as palavras do nosso Paraninfo!

    102889
    Pablo Maia
    20/03/2010 às 11:56

    Parabéns aos futuros advogados e ao paraninfo, Professor Síldilon, por suas palavras de sabedoria!

    102890
    Ariolan Fernandes (site)
    20/03/2010 às 13:27

    Essa foto de Sildilon e Zé Aranha é a síntese desse curso de Direito. A experiência e determinação do “meu amigo Zé” (como o chamáva-mos) em criar o curso, e a superação e garra de Sildilon, que concluiu o curso no Campus de Caicó, e no semestre seguinte estava ministrando aulas no mesmo. Eu, inclusive, obtive a façanha de ser colega de turma de Sildilon e, dois semestres depois, ser seu aluno. Brilhantes professores, grandes amigos!

    102896
    Urraca Miramurí Mendes
    20/03/2010 às 19:32

    Deixo aqui minhas sinceras felicitações a essa turma tão parceira e que com garra e perseverança venceu mais uma batalha! Vcs merecem! Ano que vem, será a nossa vez! Toda a felicidade do mundo aos novos bacharéis!!

    102920
    FILÓ DO MORRO DO PÔICO
    20/03/2010 às 21:47

    “chamáva-mos”…. que diacho é isso?

    por aí percebemos o “nível” do curso.

    Zé Aranha tem uma síncope já já….

    102928
    Simone & Victor Lopes - EUA
    09/04/2010 às 00:33

    Parabens Sildilon!!! Voce e um grande exemplo para estes futruros advogados e suas palavras sabias cairam muito bem, pois, voce e um grande exemplo de garra, superacao e determinacao. A escolha do paraninfo da turma foi realmente merecedora e voce sempre arrasa.
    Sucesso e Deus te proteja muito mais…
    WE WISH YOU ALL THE BEST!

    105109
    nicó victor
    12/04/2010 às 14:06

    muito bem lembrado ariolan fernades. de aluno a professor em questão de dias. é o que nosso amigo e grande professor síldilon maia conseguiu. a homenagem é muitíssimo oportuna e soa, além, como agradecimento a ele. é exemplo a ser seguido por todos os bacharéis formados em caicó.
    é o que já está acontecendo e nossa turma tem o prazer e a satisfação de já ter um colega (SAULO DE MEDEIROS TORRES) como integrante do corpo docente do curso de direito UFRN CAICÓ. o mesmo foi aprovado no último concurso para seleção de professores substitutos!
    saudações a todos. até mais!

    105629
    Jovita Araujo
    10/06/2010 às 11:18

    Resposta ao tal FILÓ DO MORRO DO PÔICO: Primeiramente, gostaria de destacar que a 8ª turma que colou grau em Direito pela UFRN de Caicó obteve o maior índice de aprovação na OAB 2009.3 no Estado do Rio Grande do Norte, e o 3º maior índice de aprovação no Brasil. Isso sim é que serve de parâmetro para se saber o nível de um curso, e não o erro ortográfico de um ex-aluno. Um exame nacionalizado que testa o conhecimento teórico e prático dos bacharéis, nas mais diversas áreas do Direito, é que se presta a selecionar ensino jurídico de qualidade, a partir do desempenho das Universidades, ainda mais no caso da UFRN-Caicó, onde mais de 71% dos formandos fizeram o exame e destes 75% foram aprovados, sem falar que um dos concluintes passou antes mesmo de terminar o curso, não integrando esse percentual. Desempenho semelhante também foi obtido por outras turmas que terminaram no CERES, de modo que o infeliz comentário deixado pela pessoa que se fez chamar somente por “Filó do Morro do Póico” para denegrir a imagem do nosso curso é totalmente descabido, e sem lastro em critérios racionais para julgar a qualidade do ensino jurídico ministrado no promissor Curso de Direito de Caicó. Na verdade, soou mais como inveja.

    113173

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *