CREA/RN vai inspecionar barragens. E o açude Itans?

Com informações da Tribuna do Norte

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RN) decidiu, após a constatação de um processo de erosão na parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá, realizar uma série de vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para verificar o estado de conservação das mesmas.

De acordo com o presidente do CREA, Adalberto Pessoa, a situação de Armando Ribeiro Gonçalves serve como alerta para as outras barragens do RN.

Na barragem Armando Ribeiro Gonçalves não é difícil identificar as fendas. Enquanto os moradores da área estão preocupados, os técnicos garantem que não há risco.

A maior barragem do Estado, e uma das maiores do Nordeste, tem duas grandes “fendas”, de cerca de um 1,5 metro de profundidade, seis metros de comprimento e dois de largura, fruto de um processo de erosão iniciado com as chuvas no ano passado.

Açude Itans 

O blog já havia noticiado a necessidade de realizar o serviço no açude Itans, em Caicó, já que os batentes que dão acesso ao “porão” – local mais profundo do reservatório, começam a sofrer com o desgaste do tempo.

Captamos uma pequena fenda que começa a se formar por baixo dos degraus, certamente como resultado da infiltração forçada pela água.

Construído em 1932, sempre houve a preocupação com a manutenção do açude: desvio de veículos pesados da parede, recuperação dos sangradouros e outras medidas para evitar que o transbordamento da água causasse uma tragédia incalculável

2 respostas

  1. O AÇUDE PUPLICO DE CRUZETA ESTA EM PESSIMO ESTADO DE CONSERVAÇAO MUITO MATO SOBRE A PAREDE E TAMBEM HA VAZAMENTO (REVENÇA)EM GRANDE PARTE DA PAREDE CAMINHO TODO DIA SOBRE A MESMA E ESTOU PREOCUPADO E BOM QUE VENHAM AVERIGUAR

  2. Prezado senhor,

    Tenho um pequeno açude em Maranguape-Ce. Ocorre que após as chuvas incia-se uma revença no meio da parede, na distância de dois metros no chão, fato que faz com que o açude seque logo.

    Existe alguma técnica para acabar com esta revença, qual seria a melhor maneira.

    Atenciasamente

    Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias