Covid: MPRN lança campanha para reforçar medidas de proteção aos idosos

Manter-se em isolamento social é a medida mais eficaz para evitar que o novo coronavírus (Covid-19) avance ainda mais. No caso dos idosos, ficar em casa se torna ainda mais necessário porque eles fazem parte do grupo de risco da doença. Foi pensando nisso que o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), lançou nesta terça-feira (14) um vídeo institucional para reforçar as medidas de isolamento social com vistas a preservação de vidas deste público de risco. A principal mensagem da campanha é lembrar que quem tem idosos na família deve protegê-los, garantindo o isolamento social neste momento de pandemia do coronavírus.

Como medida de preservação do isolamento social, o material de pouco mais de dois minutos foi gravado pelos próprios idosos ou com a ajuda dos profissionais de saúde e cuidadores. Todos frisaram a mensagem para que as pessoas fiquem em casa nesse momento de pandemia pela Covid-19. “Faça a sua parte, cuide de quem cuidou de vocês”, “Pelo meu direito de viver, fique em casa”, disseram, emocionados dois idosos.

A ação foi coordenada pela equipe da 42ª Promotoria de Justiça de Natal, atribuição na Tutela Coletiva da Pessoa Idosa, e contou com apoio de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de natureza filantrópica, sediadas no município de Natal: Ciade – Bom Samaritano, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, Espaço Solidário, Instituto Juvino Barreto e, Lar do Ancião Evangélico – LAE.

A promotora de Justiça Suely Nobre, titular da 42ª Promotoria de Justiça, lembra que, segundo o IBGE, os idosos representam 12% da população brasileira. “Somente em Natal, são mais de 400 abrigados em instituições privadas e filantrópicas. Muitos deles, contudo, se sentem solitários, além da falta das atividades rotineiras como ir ao supermercado ou uma caminhada. Nesse momento, o apoio dos familiares e de pessoas próximas é fundamental para que eles se sintam amparados”, completou.

Suely Nobre também destaca a mensagem “cuidem dos idosos”, dita diversas vezes e com bastante ênfase por Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, no dia 17 de março, quando foi anunciada a primeira morte por coronavírus no Brasil.

Cuidados, limpeza e visitas

Familiares, funcionários domésticos e cuidadores de idosos devem redobrar os cuidados de higiene pessoal e limpeza da moradia. As visitas e saídas também devem ser evitadas e, caso não seja possível, todos devem evitar ambientes fechados e aglomerações.

Ao entrar em casa não se deve tocar em nada, antes de se higienizar. Se possível, tire os sapatos e os higienize. Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas. Tome banho. Se não puder, lave bem todas as áreas expostas.

Conversas virtuais e doações estão entre as principais formas de dar apoio durante o isolamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2021
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Categorias

Mamães salvando a crise

O comércio de Caicó contabilizou nas vendas para o Dia das Mães R$ 10 milhões em vendas. Onde está a crise? É somente uma pergunta.

Leia Mais

Apoio sem futuro

Esse apoio do presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (Avante) ao deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB) foi muito fraco. Só rendeu 665 votos.

Leia Mais

Dinheiro tem!

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) afirmou que os desinvestimentos em participações em empresas já somam cerca de 6 bilhões de reais

Leia Mais