Covid-19: Comitê de Crise emite nota alertando para o agravamento da pandemia na região Seridó

corona amarelo Covid-19: Comitê de Crise emite nota alertando para o agravamento da pandemia na região Seridó

O Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Covid-19, presidido pela 4ª Região de Saúde, em Caicó (RN), esteve reunido nesta segunda-feira (22) e decidiu emitir uma nota direcionada à população da região Seridó, fazendo um alerta sobre o agravamento da situação da pandemia na região e pedindo o apoio dos gestores (prefeitos) e da população em geral para reforçar à adoção de medidas de controle.

Segundo o Comitê, alguns dados evidenciam o agravamento da pandemia, como a taxa sustentada de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional do Seridó, igual ou superior a 70%, desde 18 de junho, inclusive, chegando nesta segunda-feira (22), a ter 31 pacientes internados e 09 leitos disponíveis para internação de novos pacientes.

Ainda relataram que existe a elevação progressiva do número de casos em todos os municípios da região, com piora no desempenho regional em relação à taxa de incidência (casos novos).

Destacam ainda o crescimento do número de óbitos por COVID-19 na região, passando de 6 óbitos em 02 de junho para um quantitativo acumulado de 15 óbitos na data de hoje (22 de junho). Associado a isso, as dificuldades enfrentadas em nível nacional para aquisição de insumos necessários ao atendimento de pacientes com COVID-19, impossibilitam uma resposta rápida na instalação de novos leitos.

Tais dificuldades referem-se não somente à aquisição de ventiladores mecânicos, mas também de medicamentos como anestésicos e sedativos,
que são essenciais para a intubação e a manutenção dos pacientes em ventilação mecânica
“, diz a nota.

Outra informação que consta na nota, dá conta do crescente número de profissionais acometidos pela infecção por coronavírus que vem provocando a falta de funcionários para compor as escalas de plantões o que dificulta a assistência.

As instituições de saúde enfrentam dificuldades para a contratação de profissionais qualificados, o que representa obstáculo significativo à expansão dos serviços“, diz.

Os membros do Comitê ainda trataram na reunião, sobre a situação do isolamento social. A taxa é muito baixa na região Seridó.

Agravam ainda mais a situação e são motivo de preocupação para o COMITÊ as baixas taxas de isolamento social que estão sendo registradas em todos os municípios da região. Se este quadro se mantiver, há potencial para incremento ainda maior no número de novos casos de COVID-19, ao longo das próximas semanas“.

E finalizam chamando a atenção dos gestores, profissionais da saúde e a população em geral para a necessidade de reforçar as medidas de controle e isolamento social, pelo risco de colapso do sistema de saúde na região Seridó.

A nota foi assinada pelos representantes no Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Covid-19 na 4ª região de Saúde.

Diretora da IV URSAP
Diretora do Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes
Diretora do Hospital Regional Mariano Coelho
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caicó-RN
Representante da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Secretária Municipal de Saúde de Acari e Representante do Conselho de Secretários Municipais de
Saúde do Rio Grande do Norte- COSEMS
Secretária Municipal de Saúde de Currais Novos
Secretária Municipal de Saúde de Serra Negra e Presidente da Comissão Intergestores Regional

Blogue de Sidney Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Morreu Ulisses Potiguar

Faleceu ontem, domingo, dia 15 de março, por volta das 22 horas, na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, da Promater, em Natal, o ex-vereador,

Leia Mais