Comissão de Saúde da ALRN visita Huol e reforça apoio à unidade

Os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte visitaram nesta quarta-feira (10) o Hospital Universitário Onofre Lopes, em Petrópolis. A unidade é considerada uma referência para procedimentos de alta e média complexidade no Estado, sendo ainda o maior centro de formação e especialização de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no RN. Na oportunidade, os parlamentares puderam constatar a dificuldade financeira da instituição.

A diretoria da unidade apresentou aos deputados estaduais Galeno Torquato (PSD) – presidente da Comissão -, Cristiane Dantas (SDD) e Dr. Kerginaldo (PSDB) o balanço financeiro da unidade, comprovando a existência de déficit orçamentário. Mas, apesar disso, o Hospital mantém 252 leitos em funcionamento permanente, sendo 89 cirúrgicos, 120 clínicos e 43 leitos complementares divididos entre adultos e pediátricos. Todos dedicados a atender 33 diferentes especialidades médicas.

“O Hospital Onofre Lopes tem uma importância fundamental para a saúde pública do Estado, por ser uma referência, ser a única unidade terciária e por fazer parte da regulação do sistema. Viemos conhecer a estrutura e nos somarmos a toda a equipe do Huol, para buscarmos junto a bancada federal e ao Ministério da Saúde os recursos necessários para melhorar ainda mais os serviços realizados”, disse o deputado Galeno Torquato.

Já o deputado Dr. Kerginaldo demonstrou preocupação exatamente com o chamado subfinanciamento da unidade hospitalar. “É um Hospital de grande porte, mas infelizmente são muitos pacientes, o que acaba sobrecarregando o atendimento. O déficit financeiro é muito alto realmente, mas vamos trabalhar juntos para buscarmos uma resolução para esta realidade”, disse o parlamentar.

De acordo com Rodrigo Briozo, gerente administrativo do Huol, “o principal impacto do subfinanciamento do hospital é a falta de materiais e insumos para a realização de procedimentos e atendimentos, principalmente aqueles onde o Huol é o principal, senão o único, hospital habilitado para a sua realização”.

A diretora do Hospital, Eliane Pereira, agradeceu a visita da Comissão de Saúde e ressaltou a importância da presença dos deputados no Huol. Para a especialista, “a aproximação da unidade com o Legislativo é fundamental para fortalecer os pleitos da unidade em busca de melhorias no atendimento oferecido ao cidadão”. 

A deputada estadual Cristiane Dantas também enfatizou a presença do colegiado no Huol. “É um serviço de excelência que é oferecido, e nós viemos para contribuir da melhor forma na busca por aumentar os repasses que hoje já existem junto a Prefeitura, mas também buscar uma contrapartida do Estado”, afirmou.

Prestes a completar 115 anos de fundação, o Huol espera iniciar nos próximos meses a construção de uma nova área hospitalar. O projeto foi incluído no PAC 3 e deverá aumentar a capacidade de atendimento no local. Também participaram da reunião com os deputados o gerente de Atenção à Saúde do Huol, João Neto, e o gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Categorias