Notas

COLAPSO NA SAÚDE: deputado Tomba Farias convoca classe política para encampar a campanha “SOS WALFREDO”

Compartilhe:
COLAPSO NA SAÚDE: deputado Tomba Farias convoca classe política para encampar a campanha “SOS WALFREDO”

Diante do cenário de “colapso progressivo na saúde” do Rio Grande do Norte, apontado pela juíza Maria Cristina Menezes de Paiva Viana, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, o deputado estadual Tomba Farias, líder do PL na Assembleia Legislativa, convocou parlamentares, classe política e a sociedade civil organizada para encampar a campanha “SOS Walfredo”, com o objetivo de minimizar os problemas de abastecimento de insumos básicos que enfrenta o Walfredo Gurgel, maior hospital de emergência do estado.

“Convoco meus colegas deputados, as classes política e empresarial, entidades médicas e clube de serviços para participar de uma campanha para que se possa adquirir insumos básicos que o hospital precisa, como luvas, álcool, lençóis. É urgente que se faça uma ação paliativa, mas essencial diante do quadro de caos”, explicou.

Para Tomba, a saúde do estado chegou a um ponto que leva as pessoas a perderem vidas. “As despesas pagas em saúde no Rio Grande do Norte despencaram 68% no primeiro semestre de 2025, o que representa R$ 673,3 milhões a menos que no ano passado”, ressalta.

O líder do PL lembra que, embora outras unidades de saúde, como os hospitais Santa Catarina, João Machado, Maria Alice Fernandes e até mesmo o Hemonorte, enfrentem também sérias dificuldades para funcionarem, a campanha em sua fase inicial deve priorizar o Walfredo Gurgel, maior pronto-socorro do RN, que somente com fornecedores acumula dívidas de R$ 11 milhões.

“Vários materiais que os pacientes necessitam vêm sendo adquiridos pelos próprios familiares”, finalizou.

1 comentário em "COLAPSO NA SAÚDE: deputado Tomba Farias convoca classe política para encampar a campanha “SOS WALFREDO”"

    De olho na política
    28/08/2025 às 18:11

    Como assim? Só o Walfredo? O Hospital Francisco Telecila Pontes Guedes (Os que mandam e desmandam) está um caos. Cheio de apadrinhados e com a péssima estrutura.

    907269

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *