Cinema movido a energia solar chega ao Rio Grande do Norte

De forma gratuita e itinerante, o projeto Cinesolar realizará sessões de cinema para as comunidades do entorno dos parques eólicos da empresa Voltalia no Rio Grande do Norte. Com o apoio de uma van, a equipe do projeto percorrerá as cidades de Areia Branca, São Miguel do Gostoso e Serra do Mel, oferecendo cultura, lazer e aprendizado para estas populações.

O Cinesolar é realizado através da Lei de Incentivo e tem o patrocínio da Voltalia e apoio local das prefeituras das cidades beneficiadas, Ministério da Cidadania e Governo Federal e realização da Brazucah Produções. “Estamos felizes em apoiar o projeto Cinesolar nas comunidades localizadas próximas os nossos parques eólicos no Rio Grande do Norte. Sempre buscamos iniciativas que contribuam para o desenvolvimento local”, afirma Thiago Culhari, gerente da área social da Voltalia no Brasil.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte e sustentabilidade. “Até o momento, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Durante os dias de exibição dos filmes, os espectadores também poderão participar de uma oficina de vídeo sobre técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização, Denominada “Oficinema Solar”, onde são abordadas temáticas ambientais e locais. O resultado das oficinas sairá um curta produzido pelos participantes e exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema.

Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.

Serviço:

São Miguel do Gostoso (27 a 29 de março)

Serra do Mel (01 a 04 de abril)

Areia Branca (5 e 6 de abril)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Greve contra Robinson

Policiais e bombeiros militares, Praças e Oficiais, vão interromper as atividades nesta próxima segunda-feira (13), caso o Governo do Estado não atualize o calendário de

Leia Mais