Carnaval de Natal (RN) 2023 anuncia sua programação

“Para mim é uma grande alegria e satisfação estar com vocês depois de um hiato de dois anos. A expectativa do Carnaval 2023 é muito boa. A Prefeitura de Natal (RN) se esmerou para proporcionar uma grande festa com seis pólos e centenas de atrações”, disse o Prefeito Álvaro Dias no lançamento do Carnaval de Natal 2023, na manhã desta quinta-feira (02.02), no Hotel Holiday Inn.

O chefe do executivo municipal ressaltou a importância da festa para a autoestima da população natalense, artistas, economia criativa e geração de emprego e renda: “Será um carnaval potente que valoriza os artistas da terra e também aposta em atrações nacionais como o Monobloco e Geraldo Azevedo. Para além do trabalho, as pessoas precisam de diversão, arte e cultura. E o Carnaval proporciona tudo isso”.

O lançamento do Carnaval contou com dezenas de artistas, brincantes e produtores culturais. A charanga Frevo do Xico incrementou o evento animando a audiência. Espalhado por seis Polos e reunindo centenas de artistas potiguares e atrações nacionais, o Carnaval de Natal vai reunir prévias, blocos de rua, shows e desfiles numa programação variada, para todos os gostos, estilos e idades.

Promovido pela Prefeitura do Natal, o Carnaval 2023 tem sua largada oficial na quinta-feira (16), no largo do Atheneu, com o tradicional Baile de Máscaras, abrindo com Cortejo de Grupos Tradicionais, Frevo do Xico, Khrystal e Juliana Linhares e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Maestro Forró.

A edição 2023 do Carnaval de Natal promete ser a maior e mais animada dos últimos anos. Serão seis polos de folia (Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré, Redinha e ainda a tradição das Escolas de Samba e Tribos de Índios, na Ribeira, e o Circuito Praia), 49 bandas de frevo puxando 22 mil integrantes e 910 músicos instrumentistas, 275 músicos de palco reunidos em 55 atrações musicais e intérpretes e 49 Blocos e Troças, além de nove tribos de índios e 13 escolas de samba.

O Carnaval de 2023 reúne também nomes como Geraldo Azevedo, Fundo de Quintal, MonoBloco, Attoxxa, Serginho Pimenta, Ricardo Chaves, Academia da Berlinda, Felipe Cordeiro, Johnny Hooker, Cavaleiros do Forró e Grafith, além de artistas como Luizinho Nobre, Banda do Giba, Luisa e os Alquimistas, Marília Marques, Fobica do Jubila, André Luvi, Ribeira Boêmia, Banda Grafith, Batuque do Povo, Guilherme Ferri, Pagode do Coxa, Afoxé Oxum, Panda, Circuito Musical, Bira Santos, Tonny Farra, Douglas Pegador, Edyr Vaqueiro, Michele Andrade, Aduílio Mendes e muito mais.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, o Carnaval de Natal é uma construção coletiva e democrática. Ele destacou a relação identitária da festa com grupos folclóricos da cidade, frisando que a abertura da Folia de Momo contará com agremiações folclóricas, como o Araruna e o Boi de Reis. “Além da vasta programação, destaco, ainda, as 20 prévias que ocorrerão até o dia 15 deste mês, de uma forma absolutamente democrática”, destacou.

Artistas local dominam programação

A contratação de artistas locais em seus diversos estilos e gêneros representa mais de 90% da programação do Carnaval de Natal, por meio de seleções públicas, que vão desde o Reinado de Momo (cuja disputa é nesta quinta-feira, no Pátio da Funcarte), passando por escolas de samba, tribos, blocos e troças, atrações musicais, revelações e intérpretes.

Os foliões, artistas e produtores têm à disposição toda a logística e infraestrutura com segurança e mobilidade. A logística e o investimento que fazem o Carnaval de Natal um projeto de sucesso vão desde a contratação de ambulâncias, brigadistas, banheiros químicos, seguranças particulares, até estruturas de gradeamento, sonorização, iluminação, palcos e camarins.

Além da atuação das Secretarias de Mobilidade, Turismo, Limpeza Urbana, Comunicação Social, Guarda Municipal, Serviços Urbanos, Proteção ao Consumidor e Iluminação Pública adicional, o Carnaval de Natal terá uma

articulação institucional com as Polícias Militar e Civil para dar segurança aos foliões e agremiações carnavalescas.

O Carnaval de 2023 é realizado por intermédio de recursos da Lei Djalma Maranhão, para projetos de Prévias e Blocos, emendas parlamentares e recursos próprios. “A contratação de artistas potiguares responde por mais de 90% do volume de atrações. A Folia de Momo deste ano mantém o padrão estético e artístico que a população espera e democratiza o acesso do público a Polos e do artista à cadeia produtiva dos recursos utilizados”, comentou o secretário de Cultura.

Para o produtor cultural e idealizador do Bloco e do Desfile das Kengas, Lula Belmont, a expectativa do Carnaval Multicultural 2023 é grande, porque depois de dois anos a folia volta a ocorrer em Natal de forma plena. “O Carnaval será bom mesmo. As Kengas vem aí com toda força. São 40 anos do bloco e vamos fazer uma homenagem a todas as figuras de destaque que participaram desde 1983, e teremos um camarote exclusivo para essas pessoas, além do tradicional desfile e o show de Johnny Hooker. Tudo isso é para movimentar o Centro Histórico da cidade no dia 19. Vai ser um arraso”, prometeu Lula Belmont.

Outro produtor cultural do Centro Histórico, o fundador do bloco O Galo dos Perturbados, Naldo Alves, acredita também que o Carnaval 2023 será um grande sucesso e superará todas as expectativas, muito Por conta da volta do Polo Centro Histórico, uma reivindicação dos artistas e produtores que a Prefeitura atendeu. “É um recomeço e eu vejo que os foliões do bloco estão muito entusiasmados com a retomada do Carnaval. O Galo dos Perturbados comemora nesse Carnaval 13 anos de existência, e vem com dois bonecos gigantes homenageando duas pessoas vivas. E a expectativa é que quatro mil foliões participem do bloco neste ano”, projetou Naldo Alves.

Prestigiaram, ainda, o evento, secretários municipais, vereadores e os artistas Krystal, Valéria Oliveira, Junior Grafith, Papel Gomes, YraHn Barreto, Jamilly Mendonça, bloco Suvaco do Careca, bloco Baiacu na Vara, Dodora Cardoso, Rodolfo Amaral, Serginho Pimenta, Nara Costa, Sueldo

Soares, Debinha Ramos, Marília Marques e o homenageado Zé Luís, folião símbolo do bloco Os Cão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

Eles se merecem

De FHC: “Eu conheço o Lula há muitos anos. Já fomos aliados, fomos adversários, mas eu respeito a força dele. Ele se situa, sabe se

Leia Mais