Depois da grande repercussão na imprensa maranhense, em março passado, a escritora e poetisa caicoense Ana de Santana lança em Natal A Nação Guesa de Sousândrade: uma narrativa em viagem, na próxima quinta-feira, 2, a partir das 19h na Potylivros da Avenida Salgado Filho.
O quarto livro de Ana de Santana é resultante da tese de doutorado, uma publicação que tem a co-edição da Academia Maranhense de Letras, Editora da UEMA e Fundação Sousândrade daquele estado.
Para publicar a obra, dentro das comemorações do seu centenário, a academia maranhense solicitou parecer ao escritor Sebastião Moreira Duarte, Doutor pela Universidade de Illinois (EUA) pesquisando a obra de Sousândrade. De acordo com o parecer, “um dos pontos altos que se há de louvar no empreendimento da autora é a erudição de seu aparato analítico, o qual, no entanto, não dispensou a simplicidade e a clareza expositiva”.
Jomar Moraes, escritor maranhense e responsável pela reedição da obra de Sousândrade na atualidade, assina a orelha do livro em que se lê: “O brilhante ensaio de Ana de Santana logra empreender lúcida e iluminadora narrativa em viagem na companhia polifônica do Guesa, adequada e competentemente elevado ao estatuto, que há muito lhe é devido, da Nação épico-lírica das Américas”.
Aqui em Natal o lançamento terá a participação especial de alunos da escritora: Sarita França, que fará uma leitura performática de fragmentos de O Guesa, de Sousândrade, e de José Augusto Júnior, com voz e violão.
Ana de Santana é mestre e Doutora em Literatura Comparada pelo programa em Estudos da Linguagem da UFRN, professora e pesquisadora da Universidade Potiguar (UnP-RN) e do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP-RN).
A autora assina publicações em periódicos científicos e é autora do ensaio crítico Adélia Prado e a poética do falanjo. Seus dois primeiros livros, ambos de poesia, foram Danaides e Em Nome da Pele, este último lançado em Caicó e Natal no ano passado.
O QUE: Lançamento de A nação guesa de Sousândrade: uma narrativa em viagem – Ana de Santana
QUANDO: Quinta-feira, 2, a partir das 19h, na Potylivros da Salgado Filho
Respostas de 2
oi professora, parabens por mais uma de suas excelentissamas obras,desejo muito sucesso.ex aluno da unp.
um abraço.
oi professora, parabens por mais uma de suas excelentissimas obras,desejo muito sucesso.ex aluno da unp.
um abraço.