Caicó (RN) está entre as cidades potiguares com menor adesão ao isolamento social; saiba das outras

Ainda no mês de março, todos os estados brasileiros adotaram decretos de isolamento social que interromperam total ou parcialmente um conjunto de atividades, sobretudo aquelas consideradas não essenciais.

Perto de completar um mês de vigência dos decretos de boa parte das unidades da federação, fazer um balanço sobre a adesão às medidas adotadas é fundamental para que se planeje esse isolamento nos meses subsequentes. De acordo com o Ministério da Saúde, o pico do novo coronavírus deverá ocorrer entre maio e junho, quando o sistema de saúde terá que lidar simultaneamente com a COVID-19 e as doenças respiratórias típicas do período de inverno. Quanto maior a aderência às medidas que restringem a circulação de pessoas, menor a chance de agravamento desse quadro previsto.

Nas últimas semanas, algumas empresas de tecnologia têm divulgado dados de mobilidade provenientes de dispositivos móveis como aproximações do nível de circulação das pessoas. A Google é uma delas e no último dia 16 essa empresa divulgou seu terceiro relatório sobre locais visitados e capturados por dispositivos móveis para Brasil e outras localidades do mundo, de 15 de fevereiro a 11 de abril.

Através disso foi possível saber como está o comportamento do caicoense em relação às medidas de isolamento social. Uma vez que os dados da Google são disponibilizados apenas em nível estadual, foram utilizadas informações da In Loco para realizar análises sobre a adesão ao isolamento nos municípios potiguares.

A In Loco é uma startup de tecnologia que tem acompanhado a movimentação de cerca de 60 milhões de brasileiros por meio de localização de celulares. Ela criou um índice de isolamento social em que, quanto maior o seu valor, maior o nível de adesão da população a essa medida. A Figura abaixo mostra a evolução do indicador de isolamento social criado pela In Loco para sete municípios do estado: Natal, Parnamirim, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Estes municípios representam distâncias crescentes da capital, onde os primeiros casos de COVID-19 do RN foram relatados. As informações são diárias e se referem ao período de 01 de março a 14 de abril.

Observa-se que o formato das curvas é o mesmo para todos os municípios analisados ao longo da série, com picos de isolamento sobretudo aos domingos. O dia em que em que esse índice alcançou o maior valor para todos os municípios analisados foi em 22 de março, primeiro domingo após o decreto estadual de isolamento.

Entre os municípios analisados, com base no indicador criado pela In Loco, Santa Cruz e Caicó foram aqueles com menor percentual de pessoas em isolamento social (37,4% e 37,7%, respectivamente) no período (valores médios). Os municípios em que as pessoas menos circularam foram Parnamirim (49,2%), Mossoró (43%) e Natal (41,7%).  Currais Novos e Pau dos Ferros se situaram em posições intermediárias considerando os setes municípios analisados, com percentuais de isolamento social iguais a 38,3% e 40,2%, respectivamente.

Verifica-se que entre os municípios selecionados aqueles que obtiveram maior percentual de pessoas em isolamento social do estado foram aqueles de maior porte e econômico e populacional, o que possivelmente os expuseram aos primeiros casos registrados no estado. Segundo a Secretaria da Saúde Pública do estado, até o dia 17 de abril essas localidades concentravam a maior parte dos casos confirmados de COVID-19 (61 casos em Parnamirim, 92 casos em Mossoró e 236 casos em Natal). É possível que este cenário eleve o senso de alerta da população em seguir às recomendações de cumprimento do isolamento, frente a outros municípios cujo número de casos é raro até o momento.

Importante ressaltar que, independentemente do número de contaminados pelo vírus, é fundamental que todos os municípios cumpram as medidas de isolamento social de maneira preventiva a cenários futuros de sobrecarga do sistema de saúde. A Figura 5 resume o ranqueamento dos dez municípios potiguares com os menores percentuais médios de isolamento social segundo a métrica desenvolvida pela In loco, e comparado à média estadual. Quanto mais forte o tom de vermelho da escala, menos as pessoas permaneceram em suas residências no período de 1 de março a 14 de abril. Na média, o Rio Grande do Norte apresentou um nível de isolamento social de 45,8%. Os dez municípios com menor adesão ao isolamento social apresentaram, todos, isolamento social médio abaixo de 40%.

Fonte: https://demografiaufrn.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Categorias

Mineiro consultou o PMDB?

O deputado estadual Fernando Mineiro que é do partido do condenado Lula, comentou hoje (24) que não está interessado em fazer uma aliança no Rio

Leia Mais