Caicó parou no tempo?

Caicó parou no tempo? Parece.

Pelo Censo 2007 divulgado pelo IBGE a população diminuiu em relação ao Censo de 2006. Mais de 2 mil habitantes.

Caicó parou. E a culpa é de quem? Não é difícil de adivinhar. Você, eu, todos nós sabemos.

A responsabilidade é das “forças políticas

19 respostas

  1. Realmente! Estou em Caicó há 1 ano, e não me pareceu até agora ser a cidade q tanto falavam. Em todo lugar tem falhas e acertos. Mas, comparar Caicó com Patos?!? Não dá… infra-estrutura muito maior, um comércio muito maior….

    Patos tem evoluído bastante, e a atual administração tem trazido bastante progresso pra cidade. Nas brincadeiras com os amigos aqui de Caicó, qd iniciam as comparações, logo falo: “parem, Caicó tem apenas um CEP!!”

    Mas, em termos de população e acolhimento, de forma pessoal, não tenho do reclamar de Caicó…. agora, o social, vcs da cidade eh q devem lutar por melhorias em todos os setores!!

  2. – Vivaldo Costa e cia estar a quantos anos mamando na teta dessa pobre cidade que todo caicoense ama? Isso é verdadeiramente o atrazo de Caicó.

  3. Esse atraso que o Seridó, e principalmente, Caicó passa, é mais uma conseqüência dessa politicagem atrasada que existe aqui em Caicó. Até quando o nosso povo vai continuar achando bonito votar nesse tipo de político? Não adianta mais dizer que isso é uma vergonha, por que eles, os políticos, sabem que parte da população não está nem aí para esse tipo de problema que nos atinge. E como essa paixão por políticos não se acaba do dia pra noite, a gente vai ter que engolir isso por algum tempo, até que essa criançada de hoje, que está tendo uma educação melhor, escolham os políticos, não por paixão, mas por capacidade.

  4. Caicó parou no tempo sim e faz tempo.São pelo menos 20 anos de estagnaçãao econômica. No campo não foi encontrada uma atividade que substituisse o algodão.A irrigação faliu e as Cooperativas mais parecem patrimônios dos seus dirigentes. Na cidade,as indústrias de maior porte fecharam quase todas e o que cresceu no comércio não compensam as perdas no setor de serviços que sempre foi forte. Na EDUCAÇÃO Caicó passou de receptor a emissor de estudantes, gastando perto de R# 15 milhões/ano com os filhos que estão fora, mas os políticos ainda lutam contra a UERN.
    Na SAÚDE é calamidade que todos conhecem e mais uma vez os políticos se unem contra a estadualização do Hospital.A imprensa falada e digital pode e deve dar o grito de alerta e abrir espaço para ações da sociedade civil pala recuperação de Caicó tendo como base sua atual vocação econômica “O TEXTIL”.

  5. Robson,
    A industria textil, a fabricaçao de bonés e a educaçao sao as vocaçoes do Seridó. Nossas escolas, inclusive a UFRN, a Universidade da Igreja catolica, a UERN precisam se fortalecer. A biblioteca do Campus já é uma realidade. A UERN precisa de investimentos em recursos humanos e materiais.

    Precisamos de incentivos fiscais para a industria textil e de bonés. Lutar pela construçao da barragem da oiticica. Não há oferta suficente d’água no Distrito Industrial de Caico. Outras regioes do Estado com melhor representaçao politica consegue articular apoios para investimentos.
    Saudaçoes seridoenses,
    Flavio Dedeabel

  6. Concordo com todas suas palavras Robson…é triste ver Caicó a tempos era considerada do tamanha de Patos hoje não chegar nem a metade da mesma! Queria entender os motivos pelos quais os nossos políticos não têm coragem de investir em Caicó! É tão dificil trazer empregos? Não há investimento em Caicó. é triste! Caicó, hoje, em muitos aspectos, é bem pior do que Currais Novos que tem 2/3 da nossa população, imagine só Patos…duas vezes maior!

    Em tempo: Amigo Robson, em 2006 não houve CENSO…o número de 61mil e poucos habitantes era uma estimativa do IBGE para o ano de 2006 com base nos dados e na espectativa de crescimento da população…que, como vimos, não foi como prevista.

  7. Quer dizer que Caicó tá feito rabo de jumento crescendo pra baixo? Agora, engula essa combada de políticos fuleiras, vê se suas mentes se abrem em prol de uma população sofrida e que merece melhores representantes.

  8. Em comentário de 31 de agosto sobre o Censo 2007, citei alguns dos possíveis problemas do decréscimo populacional de Caicó e, conseqüente o atraso da cidade.
    Infelizmente ou felizmente, só depende de nós mesmos, mudar a realidade em que se encontra nossa caicó.

    Vamos deixar de paixões políticas que de tão acentuadas já viraram parte de uma cultura retrograda de nossa cidade e, que tapam nossos olhos para os reais políticos que há décadas estão ai, onde, só fazemos trocar cada pleito eleitoral “6 por meia dúzia”.

    Meus caros, as campanhas políticas em Caicó são verdadeiras peças folclóricas. Sem querer fazer referência a qualquer dos grupos políticos, mas, que me vem a cabeça agora é, um tal de comício da panela, ou exaltação de algumas pessoas que na verdade não vão governar em nome ou favor de outrem.
    No legislativo temos um verdadeiro palhaço exercendo um mandato.

    Isso é atraso de intelecto, estamos na era da informação, onde internet hoje já se faz tão indispensável pra alguns como a própria energia elétrica, quase todo mundo tem um celular, vemos todos os dias na TV desmandos da política nacional e continuamos correndo atrás da panela ou votando numa pessoa em nome de outrem.

    Política é coisa séria, tão séria que estamos sendo passados pra trás e ainda ficamos felizes com isso, pois, mesmo o meu candidato se mostrando um administrador mediócre, ele passou pra trás o outro lado, me satisfaço com isso e vou agüentando ele 4 anos.

    Vamos deixar de ser acomodados e lutar pelo o melhor de nosso município e conseqüentemente o melhor pra nós mesmos.

    Nos mostramos tão assíduos e indignados neste
    blog, por que não transferimos isso para as urnas ou nas ruas.

    Sei é que não podemos ficar parados olhando a banda passar por cima de nós mesmos.

    Me desculpe a franqueza da realidade, mas assinamos um atestado de ignorância de nós mesmos.

  9. Me lembro como se hoje fosse quando seu Manoel Torres disse que a administração dos Costa levaria Caicó iria crescer para baixo e para trás como rato e barata.E é verdade!

  10. Não houve Censo em 1978 e sim em 1980 e Caicó na Epoca tinha população Superior a Patos os dados estão disponiveis no site do ibge em arquivos

  11. Meu caro Quipena, deixe de paixão política.

    Isso só nos tapa os olhos impedindo que vejamos onde está o verdadeiro problema do nosso município.

    Com todos respeito aos “anos vividos” dos ícones das famílias: Costa, Torres e Agregados, politicamente e administrativamente se apresentam medíocres ao longo de décadas.

    Prova disso são os números do IBGE quanto decréscimo populacional, as carencias vergonhosas de nosso município, a comparação humilhante na economia, infra-estrutura e população com outros municípios dantes inferiores ao nosso.

    O que fazemos para mudar isso? Trocamos 6 por meia dúzia a casa pleito eleitoral.

  12. E para iludir mais a nossa pobre e atrasada cidade, vamos na conversa de políticos irresponsáveis que querem abrir mais faculdades em Caicó, inclusive de medicina!
    Mais ilusão e utopia para o desenvolvimento de uma cidade sertaneja: Construção de uma Ilha!!!
    Acorda povo de Caicó. Recicle seus representantes e alterne o poder com pessoas que não usa apenas a retórica oca.

  13. E a tendencia é piorar viu, pois os que estao estudando fora nunca vao querer volta pra ca pra morar nem muito menos trabalhar, em que? o que acho mais engraçado aqui é que algums metidos estufam o peito e dizem comprei um APTO em Natal, em Campina,investi nisso, naquilo mas só fora da cidade e ainda querem que a mesma propere, isso sem falar na parte famingerada de alguns comerciantes local que usurpam,assaltam com os que ainda restam, vejam um exemplo uma lata de leite ninho em Caico esta custando quase R$ 9,00 (NOVE REAIS) qualquer eletrodomesticos que vc compra aqui, voce compra na Capital com até 40% de desconto, entao ta todo mundo comprando fora,a midia ta ai diariamente dizendo onde esta mais barato, do jeito que vai até o comercio vai pro brejo…

  14. Quais as cidades do RN que ultrapassaram Caicó em número de habitantes tem infra-estrutura urbana melhor? vejamos: Em ceará-mirim a população só é maior devido a concentração de pessoas na zona rural trabalhando como escravas nas usinas de cana de açucar, a zona urbana é totalmente decadente; macaíba, são gonçalo e parnamirim são maiores, porque é região metropolitana de Natal que tem o município pequeno e tão tem espaço para crescer. Apenas Mossoró, que sempre foi maior que Caicó, e Açu que está perto, são cidades que crescem com as próprias pernas. Todo país rico, a europa em geral, o crescimento populacional é nulo ou negativo, já a áfrica e ásia com seus bolsões de miséria, existe uma bomba populacional cada vez mais pronta para explodir. Falta indústrias e políticos sérios na cidade para um desenvolvimento maior, mas não é com mais pessoas que este problema vai ser resolvido. Agora seja democrata e imparcial e publique meu comentário.

  15. Realmente é uma veeeeergunha! mas gostei de sua iniciativa de abrir esse espaço com sua opinião e para comentarmos o assunto, mas acredito q a parcela de culpa maior ainda é nossa por votarmos em políticos que só defendem seus próprios entereces e por cruzarmos os braços e esperarmos q eles decidam o q deve se feito, é preciso que a sociedade se organize pq assim seremos o maior poder.

  16. Meu caro Márcio Araújo, moras em Caicó ou na Europa?

    E o que entende por Cidade que crescem com as próprias pernas?

    Se morar em Caicó verá de perto a realidade, é só abri os olhos, demais, estamos falando de decréscimo populacional, sinal de que algo provocou isso.

    Na nossa realidade Brasil, América do Sul, quando alguma cidade estar em amplo crescimento, há um aumento significativo da população, pois, acontece a busca ávida por oportunidades e a importação de mão de obra especializada. Que me recordo agora mesmo distante de nós é o caso de Macaé no estado do RJ.

    Com relação a cidade crescer com as próprias pernas, isso não existe se não for viabilizado de alguma forma pelo poder público por mais que exista condições pra esse crescimento tem que ser viabilizado facilidades e isenções fiscais ou então é um morrer na praia.

  17. Sr. Aquino Lins, o senhor não entendeu patavinas!! O que eu quis dizer, é que Caicó não é exceção nesse decréscimo populacional e sim todo o Nordeste na sua parte de secas prolongadas, mas Caicó enfrenta esse problema melhor que a maioria das cidades atingidas pela estiagem.

  18. Concordo com o xerife, como Caicó um pólo no estado com 60.000 habitantes passa por um problema que não merece passar. A saúde é uma vergonha, porque na maioria das vezes os pacientes são enviados para o hospital regional de Currais Novos que tem cerca de 44.000 habitantes hoje,sem contar que passando na cidade vemos que as minas de lá voltaram a funcionar concerteza aumenta a economia e as qualidades de lá são bem melhores.Outra vergonha ´pra Caicó é o distrito industrial que não tem e Currais Novos já tem a muitos anos.Então caicó ainda tem chance de avançar, basta querer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Categorias

O fator Lula

Depois de ser condenado no caso do tríplex, Lula ampliou sua liderança na corrida presidencial. O novo Datafolha mostra o petista isolado na frente, com pelo menos

Leia Mais