Brasiliero que reside no Canadá volta a debater no blog questão nordestina

Prezado Robson:

Peço-lhe permissão para outra vêz usar o seu espaço para esclarecer alguns dos seus leitores que deram resposta ao meu escrito anterior: Os senhores não me conhecem, não conhecem a minha história e possivelmente não conhecem o Canadá. Portanto estão justificados em questionar até o meu direito de opinar sobre a política do Brasil. Peço-lhes porém que usem a cortesia seridoense para que assim possamos dialogar como amigos e conterrâneos que só desejam o bem do Brasil.

1) Aí estão duas fotos que mostram a entrada da minha casa. Assim que você entra, do lado direito há algumas plantas. Na foto menor, você verá que há 3 ítens específicos: Uma pedra com a inscrição “Barra da Espingarda – Caicó, RN”, um caco de telha e uma cabaça pintada com a data do ano 1980. Esses três ítens são de grande importância para mim. A pedra e o caco de telha vêm das ruínas da casa de taipa – de um quarto só – onde eu nasci, na Barra da Espingarda. A cabaça eu adquiri em Natal, na mesma semana que eu saí do Brasil em agosto de 1980.

2) Eu não sou rico. Sou um trabalhador, no Canadá. Aqui eu sou parte da classe média – a qual pode ser dividida em 3 partes – e eu pertenço à parte de menor poder aquisitivo da classe média.

3) Pode ser difícil compreender isso – mas não há pobreza no Canadá. Aqui só é pobre quem quer ser pobre. Qualquer jovem que quer subir, pode subir – desde que queira trabalhar duro.

4) Aqui a polícia é respeitada. Político não manda na polícia. O policial é bem pago e bem equipado. Se você precisar fazer uma boletim de ocorrência, você faz com qualquer policial pois ele/ela está equipado para tal. O policial é bem recebido pela comunidade. Se o cidadão teme ou não respeita a polícia é porque ele é bandido. O policial está do nosso lado, é educado e a lei funciona.

5) Eu nasci pobre no interior de Caicó. A minha mãe era analfabeta mas eu a respeito profundamente pois acho que ele era mais educada do que alguns educados que eu conheço. Eu sei o que é carregar lenha na cabeça, botar água de galão e roladeira, vendendo de porta em porta. Eu sei o que é passar fome. Eu sei o que é ser jovem e não namorar pois o bolso tá sempre vazio…

6) Eu sei o que é ter que sair da terra de origem, como eu saí – pois não tinha outra opção…

7) Eu sei o que é chegar no exterior sem falar o idioma, ficar 3 anos sem encontrar ninguem para falar português (30 anos atrás não tinha internete, etc…). Eu sei o que é ser considerado “estrangeiro” e levar chifrada de qualquer vaca…

8) Aprendi a enfrentar desafios – e já vivi mais tempo fóra do Brasil do que aí – mas, sou Brasileiro. Tenho o direito de opinar sobre o meu país e, apesar de distante – creio que sei mais sobre o Brasil do que muitos dos brasileiros que moram aí.

9) O político brasileiro – em sua maioria – é ignorante, corrupto e só pensa na carreira pessoal. Não sou eu quem diz isso, é a análise internacional. O Brasil é mais corrupto do que Ruanda na análise das Nações Unidas.

10) Escute, pessoal. Se eu fôr ao médico amanhã e ele disser que eu tenho câncer e eu me zangar com o médico, isso não vai me ajudar, concorda? O Brasil tá doente e o primeiro passo para a cura é admitir o problema e iniciar os passos necessários para a recuperação.

Obrigado, mais uma vez, Robson.

Inacio Teodoro da Silva – Canadá

17 respostas

  1. Camarada , esse seu ponto de vista ,ainda bem que vemos ,é particularmente seu,e realmente vc tem o direito de externar sua opinião em qualquer meio ,mesmo porque esse é um dos pilares da democracia;a liberdade de expressão,mas querer que ,todos engulam sua opinião como a verdade absoluta é demais ,não??
    Hora, vc diz que saiu do Brasil em 1980, época que vivíamos ainda sob jugo da ditadura militar , mesmo que já em estado de abertura,num tempo em que os sertões Seridoenses enfrentavam o flagelo das secas com as famigeradas “frentes de emergências”,onde se comia o infame feijão preto distribuído,que era tão duro que passava o dia a cozinhar,geralmente sem mistura,em água no sal , como dizemos aqui.Se o senhor saiu do Brasil nessa época ,não acompanhou as “Diretas Já”, a deposição de Collor,o inicio do plano Real, e a era Lula ,bem, acho que até observou alguma coisa a respeito de tudo isso nos diários e semanários jornalísticos daí,mas acompanhar de longe não é viver tudo isso de perto,sentir o calor do povo e as esperanças renovadas.Caro Inácio,o Brasil ,que vc diz estar com câncer, e entendo o sentido metafórico da frase,hoje é um país mudado,onde a maior parte da antes população excluída tem auto-estima elevada ,tem comida na mesa,frequenta escolas e universidades públicas e privadas graças ao Prouni,se embevece ao saber que o Brasil tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo,que é o pré-sal,cuja extratora é a Petrobrás ,gigante no ramo.É um lugar onde mais de 15 milhões de empregos foram gerados ,pelo esforço do Governo Federal,mesmo que não alcancem o mesmo patamar do emprego de sua filha ,no supermarket.
    Temos ainda o PAC, o luz para todos,que possibilitou a todos os domicílios da zona rural terem luz elétrica, até na Barra da Espingarda.Nossa Industria Naval está sendo reestruturada novamente,gerando outros milhares de empregos de norte a sul.Na área de segurança temos o PRONASCI,que investe nas Policias ,desde as Federais,passando pela Civil ,militar e alcançando os Agentes Penitenciários e Guardas Municipais,o que ainda é pouco , pois a segurança pública brasileira deverá ser reformulada,mas ,as melhoras são, incontestáveis.Por ultimo devo dizer que nossa moeda é forte e estável, e o país alcança patamares de influencia internacional nunca antes imaginados , talvez sonhados.
    Por isso lhe digo, se imaginas um pais doente terminal, está redondamente enganado,ele hoje está saudável,pronto para a luta, para as reformas que virão e que serão benéficas para todos,sem excessão.
    Acredito muito que a discussão é bem vinda ,quando os contendores são civilizados o suficiente para aceitarem as argumentações do outro e procurar entende-las,então expus aqui ,onde esqueci muita coisa também, sobre minha maneira de ver a nossa realidade Brasileira atual,que necessita de reformas urgentes em vários setores,mas que vem alcançando índices de melhoras invejáveis e surpreendendo a comunidade internacional.Espero que tenha me feito entender , e aceite minhas congratulações.

  2. Caro Inacio Teodoro da Silva,

    Entendendo que deva ter visto meu comentário – assim como os outros, deste bolg -, venho, humildemente, por meio deste, me descupar pelo modo demasiado grosseiro como me diriji ao seu texto, anteriormente.

    Eu sou mais apolítico do que militante de palavras, se é que é possível medir isto – ser mais, ou menos, do que.
    Logo, quero deixar bem claro que estou longe de ser partidário. Mas sou pessoa que sente na pele o que os últimos oito anos de governo proporcionou ao povo brasileiro. Dilma não é Lula, claro, tampouco José Serra é Lula.

    Não vou aqui escrever minha história, nem um pedacinho,
    isso porque conheço tantas histórias de brasileiros que puderam melhorar de vida… minha família, vizinhos, o pessoal do sítio – conheço tantos sítios – ,que não me cabe falar a minha.

    Preciso afirmar que concordo com algumas colocações suas, principalmente no que diz respeito ao político brasileiro e, ao Brasil doente – dentro de algumas concepções de doença.

    Só não concordo com a afirmação de que o povo nordestino não sabe votar, que o povo nordestino elegeu Dilma – há uma postagem neste blog quanto a isto – , e que ainda fez isto porque recebe bolsa família.
    (Parece até que não concordo com nada do que você disse, né? Apenas parece (rsrs))

    Eu recebi o bolsa escola por algum tempo – recebia porque precisava mesmo – , depois este benefício se transformou no bolsa família.

    Passado algum tempo, assinamos o cancelamento do benefício, pois não precisávamos mais, o mesmo foi passado à outra pessoa, inclusive daqui do meu bairro, que precisava mais do que eu. E se o ciclo continuar, esta passará a outra, até que não se precise mais.

    As coisas estão mudado. A quem atribuir a mudança?
    É certo que não ficamos sentado na lavoura esperando chover, carregamos muita água pra garantir o sustento do gado. Mas negar os feitos do governo petista para conosco seria vergonhoso.

    Sempre estudei em escula pública, oito anos do ensino fundamental em escola municipal – que possuia no máximo, uns 120 alunos – e mais três anos do ensino médio em escola pública estadual.
    Prestei quatro vestibulares, fui aprovado em três, o que não fui aprovado ainda me rendeu uma segunda chamada pra outro curso. Trabalho o dia inteiro, de vez em quando ainda venho prestigiar as postagens (algumas, rsrs) do Xerife, e faço faculdade no Campus Caicó da Universidade Federal do RN, à noite. A realidade que conheci, graças ao PROUNI, foi muito boa, confortante, diria. Tomei conhecimento do orçamento anual, das obras que foram e estão sendo feitas – laboratório de informática, estação climatológoca, residência e biblioteca, aqui no Campus- das vagas que estavam sendo ampliadas, etc. Tudo isto em contraste com a lei de 1998, de FHC e Serra, que proibia o investimento em escolas técnias e, consecutivamente, em universidades federais, deixando todo o gasto pros municípios e estado, que não conseguiam manter. Foram disponibilizados 80.000.000 para pesquisa só na UFRN, e esse dinheiro não está a fundo perdido, trata-se de apoio e investimento ao que praticamente não existia.
    Ante,se o Campus possuia dois professores no quadro efetivo, hoje possui mais de 40. Tudo isso com incentivo do governo federal, isso também seria esmola? Seria dar o ppeixe ao invés de ensinar a pescar?

    Como disse, fui desvinculado do bolsa família e não me revoltei com o governo federal. Também não votei em Dilma pelo fato dela contnuar com esse auxílio para o povo brasileiro. Tampouco acho esse auxílio crucial ao nosso desenvolvimento.

    Existem ‘coisas’ maiores do que isso a serem analisadas, caro Inacio. Você me parece um homem sensato e pode fazer isso. Que analisemos primeiro a nossa doença, antes de diagnosticar o Brasil.

    Obrigado pelo espaço propício à discussão, Xerife.
    Até.

  3. Êpa, quero deixar bem claro que a primeira postagem não é minha!

    Vôte, que negócio é esse? Agora vão utilizar meu nome pra postar aqui? Vai ser o jeito arrumar outra forma de filtrar, viu, Xerife?

    REPITO:
    Que besteirada é esta xerife?

    NÃO FUI EU QUEM POSTOU!

    Ora!!!

  4. Inácio meu conterrâneo sabe qual é o motivo é por que os nordestinos de hoje em dia, não querem pegar na Rodia , nem carregar água,trabalhar na roça, tirar leite e ainda estudar, os homens querem mesmo comer,beber Fhoder, prenhar as filhas dos outros e dormi, e no final do mês receber o Bolsa familia, e agora com a eleição de Dilma vem ai o Bolsa Milho, para quem votou nela vai receber todo mês um saco grande de Milho, nada melhor que Lula para ser conhecedor das misérias e como funciona aqui no Nordeste a capacitação de Sufrágios, o senhor dos aneis foi uma das vitimas que vendeu e trocou seu voto por cestas básicas,óculos,remédios do SUS, ele conviveu em meio a isso tudo e quando foi embora para o ABC paulista já foi profícional, passou pela faculdade da câmara Federal em Brasilia e quando chegou a ser presidente através dos nordestinos e com um programa de governo que foi igualmente como o do caçador de Marajás de hoje amigo Fernado Collor de Melo encontrou na presidencia os programas feitos por FHC e a ex primeira dama, programas esses que foram criados por um Sociólgo e com outras finalidades,mas o senhor Inácio e sua mega quadrilha de mensaleiros logo decobriram que da maneira que o programas das bolsas estava sendo usadas era errado, ele logo viu que atraves de um aumento e de outras bolsas como a mais nova o Aux Reclusão que foi feito para quem ceifar a vida de um pai ou mãe de familia e for preso fica recebendo 750 reias isso ao mês dessa forma ele logo conseguiria de ser um idolatrado que tirou o país da miseria e erradicou com a pobreza, trabalho aqui tem e muito agora nossos amigos apenas querem é facilidade e pensam na barriga deles, quem é que quer mais trabalhar como domestica em casa de familia? quem quer trabalhar em lava jato? Em cosntrução civel? como predeiro?servente? Mas agora com o Bolsa Milho as coisas vão melhorar! Com a nova reforma Tributaria,reforma da Previdencia de novo,a volta da CPMF, em fim Dilminha vai bota pra rear nessa cambada.

  5. Esta agressividade desnecessária que muitas vezes nossos conterrâneos usam, sem nenhuma necessidade, serve de motivação para muitos preconceitos nutridos sobre nós! A rede mundial abriu as portas para a civilização, porém, muitos ainda permanecem trogloditas como se vivessem na idade da pedra e acreditando que a ignorância, a estupidez e a brutalidade sejam formas de marcar território, de impor suas irrefletidas verdades. Comportando-se como cães que delimitam seus espaços com urina, muitos são os que querem marcar os seus espaços com piores excrementos. Educação, civilidade, urbanidade e respeito cabem em todo lugar. Infelizmente só se oferece o que se tem, e parece que são poucos os que possuem algo a oferecer. Saímos do nordeste em busca de evoluirmos! São muitos os que conseguiram, especialmente quando esqueceram muito de nossos hábitos, especialmente a grosseria. Hoje somos independentes e não precisamos prostituir nosso caráter em troca de um empreguinho, o que ainda, infelizmente tem sido a prática em nossa região, quem não tem um padrinho poderoso ou político não arranja um emprego descente. Não só estudem amigos, cresçam!.

  6. O Brasil cresce assustadoramente. Não há dúvidas. A elevação do IDH, PIP, entre outros indicadores fala por sí só. Más é inegável que a corrupção ainda é um mal assolador para nosso querido país. Espero do fundo do meu coração que eu queime a lígua, quebre a cara e Dilma melhore(eu disse melhore, nem disse acabe) a situação ética de nossos poderes(os tres).

  7. – HOJE EU ACORDEI FELICÍSSIMO DA VIDA. SABE POR QUÊ? – EU, MEUS FAMILIARES E, AGUNS AMIGOS, SOMOS VITORIOSOS, PELO FATO DE EXISTIR UMA GRANDE SENSAÇÃO DE OTIMISMO, EM RAZÃO DE HAVERMOS CUMPRIDO O NOSSO DEVER DE CIDADÃO E ATITUDES CÍVICAS E, EFETIVAMENTE,TERMOS COLABORADO PARA COM A GRANDE VITÓRIA DA NOSSA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – M.D. – DILMA ROUSSEFF.OBS: – FOI EXECUTADA UMA GRANDE SURRA DE SAIA, NA CARECA DO SR – JOSÉ SERRA, VULGO ZÉ PEDAJO; ZÉ BAIXARIA; ZÉ MUNDIÇA; ZÉ TROLOLÓ. MAIORIA SURPREENDETE E SUPERIOR A 12.000.000=(DOZE MILHÕES) DE VOTOS. PARABÉNS, PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF!

  8. O Inácio está correto porque está descrevendo o Canadá e o modo de se viver no Canadá. No entanto, o Canadá tem aquilo que falta no Brasil: educação. Por isto, aqui no Brasil, só sabemos eleger corruptos, ladrões e bandidos.

  9. O Problema é que no Canadá não tem os zé dirceu, os palocis, as elenices guerra e outros gaturnos da vida , parabéns pela vitoria Inacio Teodoro,

  10. Parabéns Inácio Teodoro da Silva! Você é vencedor na vida. Fico feliz ao ler um relato de luta pessoal desse nível. Sua história é uma lição de fé, perseverança e coragem. Que Deus o abençoe e o preteja!

  11. Meu querido conterrâneo o nosso Brasil só ficou mais velho, da quadrilha só mudou o safoneiro, as bolsas é uma forma de se comprar votos, se o cidadão recebe 120,00 reais sem fazer nada, logo ele não vai querer trabalhar para ganhar 500,00 reais, LULA criou uma ferida em nossa sociedade que já será fechada, eu estudo em Santa Cruz rn, um vilareja aqui perto estudo na área biomédica é um campos da UFRN, aqui as bolsas é para quem vota na galera ligadas aos políticos, tem denúncia de mãe de vereador, irmã de secretário é uma festa, porém essas bolsas é quem lubrifica as nossa vila do craque, esse final de semana em uma festinha que aconteceu, mas lebrava uma guerra um monte de jovens drogrados se agredindo, como se diz ai em Caicó o sangue dava no meio da canela, então não estamos vivendo essas maravilhas que que estão pregando mundo a fora, não sei se o sr. viu por ai essa frase ” O Brasil foi descoberto, não por Cabral, mas por LULA” isso é o que esse povo deixa trabsparecer. Aqui não mudou nada, o que tem é uma consequencia natural do universo. No rtimo que vai só ficará dois tipos de gente no Brasil: Os corruptos e os corruptores. Parabéns pelas as suas colocações.

  12. ô homem inteligente esse do canadá falou tudo,é por essas e outras que os proprietários rurais estão todos fodidos pq ninguem quer mais trabalhar,essas bolças escola ,familia,vale gás,e outras mais ninguem quer mais trabalhar e é pq tem proprietário rural pagando 180reais por semana boiado e ainda falta mão de obra,vamos resar pra que der certo o governo de Dilma pq caso o contrario iremos todos nos foder.

  13. O Inácio não sabe tudo sobre o Canadá, pois afirma “3) Pode ser difícil compreender isso – mas não há pobreza no Canadá. Aqui só é pobre quem quer ser pobre. Qualquer jovem que quer subir, pode subir – desde que queira trabalhar duro”. Essa afirmação não é verdadeira, pois a taxa de desemprego no Canadá atualmente é maior do que a do Brasil, situando-se na faixa de 8,0% da população, ou seja, cerca de 2 milhões e meio de pessoas. A diferença é que o Canadá tem um população que não chega a 1/6 da população brasileira. Tem mais uma coisa, se continuarmos no ritmo de crescimento atual, em pouco tempo o Brasil será a quinta economia mundial, portanto à frente do Canadá, que há muito tempo já é um país desenvolvido.

  14. Meu caro Inácio, já que vc sabe mais do Brasil do que qualquer brasileiro me responda sem málicia e sem maldade. Pq deram o nome do lugar onde vc nasceu de barra da espingarda? se não souber eu respondo depois….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Eleição de 2018 passa por 2016

Quem deseja se candidatar em 2018, já pensa nas eleições municipais de 2016. Segundo contam ao blogue, já tem líder político sendo assediando por pré-candidatos

Leia Mais