Bancada do Rio Grande do Norte tem o pior desempenho no Senado Federal

gari-recebe-prefeitos-para-almocoUm estudo feito pelo portal Transparência Brasil mostrou que a bancada do Rio Grande do Norte no Senado Federal é uma das menos atuantes no quesito “matérias de impacto”, que juntas somaram apenas 17 proposições apresentadas pelos parlamentares do Estado, sendo que nenhuma delas chegou a ser aprovada no Congresso Nacional. Nenhum dos 17 projeto de Lei de autoria dos senadores potiguares, no caso, José Agripino Maia (DEM), Garibaldi Alves Filho (PMDB) e Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) foi aprovado desde 2003 até 29 de março deste ano, levando em conta que Rosalba Ciarlini Rosado tem apenas dois anos de mandato, enquanto os demais estão no sétimo ano. De acordo com o levantamento, Garibaldi apresentou 11 projetos com impacto, Agripino, quatro, e Rosalba, dois.

Recentemente, a senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) foi citada nacionalmente como um exemplo da inoperância legislativa do Senado Federal, ao apresentar uma Moção de Aplauso para TV Globo pela reapresentação da novela Páginas da Vida, dentro do programa Vale a Pena Ver de Novo. O estudo é realizado com base numa classificação das matérias legislativas realizada pela Transparência Brasil conforme a pertinência a dezenas de categorias temáticas. Essas categorias são, por sua vez, divididas em duas classes: com impacto e com pouco ou nenhum impacto. Esta última inclui assuntos como Homenagens, Datas Comemorativas, Sessões Solenes etc. Entra as matérias com impacto, não se fazem apreciações sobre o mérito específico do que proposto.

Ter impacto não significa que o impacto é necessariamente benéfico. A pesquisa mostrou ainda que 38% da produção legislativa do Senado, o que representa cerca de 22 mil propostas, se referem a matérias com pouco ou nenhum impacto. Dentre elas, mais de 90% das propostas de baixo impacto foram aprovadas pelos parlamentares brasileiros nos últimos anos.

Ainda de acordo com o documento do portal Transparência Brasil, inúmeros parlamentares propõem projetos de lei declarando que em um certo dia do ano se deve comemorar alguma profissão ou atividade. Dia do Pescador, o Dia do Sanfoneiro, o Dia do Deputado-estudante. Por exemplo, se fossem todas aprovadas, as sugestões de definir datas comemorativas, que somam 705 no agregado das Casas, levariam a uma média de quase duas comemorações desse tipo por dia do ano em algum lugar do país. Entre outras constatações do estudo, podemos encontrar que menos de 10% das proposições se referiam aos temas de impacto, como Regulação Política, Tributos, Corrupção e Controle, Educação, Saúde etc.

11 respostas

  1. Rosalba tome lero, lero, lero…

    a unica atitude da mulher é uma MOÇÃO A NOVELA??? que vergonha de ser norte rio grandense.
    Não sei como essa mulher ainda ta na frente na corrida eleitoral!!
    Não vejo um futuro muito promissor para os políticos do Rio Grande do Norte!
    Ainda acho que por mais inoperante que pareça Garibaldi mais qualificado.
    Também existe um bom nome que é o do Deputado Federal João Maia!!

  2. Dois deles foram governadores duas vezes, a outra tá querendo ser… Esse é o Rio Grande do Norte e os políticos que esse povo atrasado merece!

  3. Não é supresa estes senadores do rn não terem algo de impacto.Voc~es não veem nada que eles consigam para o nosso esetado, é uma vergonha, principalmente este zé.Por sinal os maias são um atraso para o nosso e tão sofrido povo do rn.Voc~es podem ver, que eles tentam colocar na política:Sobrinho, tio,tia irmão,mãe,pai,avôetc, não tô errado não,né não?

  4. Deve ser por causa desse parasitismo que perdemos refinaria, absurdo de segurança publica e hospitais sem condições de atender bem aos seus usuários. Que bom saber que eles serão candidatos a nossos representantes, com certeza votarei neles. Vamos lá Seridó votar neles e os grandes deputados que temos. Merecemos o que colhemos o ruin é outros pagam o pato pela maioria assim é a democracia.

  5. Xerife!!!!
    Ai esta a resposta porque o nosso pobre Estado vive no marasmo, e se depender desses politicos ai vai continuar no mesmo!!!
    Perdemos refinarias(03),estrada de ferro,aeroportos,fabrica de PVC,ZPES, etc…
    E esses politicos ai so rindo e dando tapinhas nas costas do povo, como que se nada estivesse acontecendo, totalmente desinteressados!!!!
    Proximo ano tera eleiçoes!!! E bom que o povo nao se esqueça de dar o troco!!!

  6. Dessa turma aí Robson, GARIBALDI ainda é o que teve melhor atuação, todo o Congresso nacional tirou o chapéu para ele quando foi o Presidente do Senado.

  7. Infelizmente esta é a triste realidade do nosso estado, um bando de sanguessugas que se perpetuam no poder desfrutando das benesses e, no entanto, a população amargando a miséria e brigando na defesa destes parasitas que defendem com unhas e dentes o quanto pior melhor. Pobre nordeste, pobre rio grande no norte que, de grande! Só tem o nome.

  8. OLHA AI QUE EUZINHO TINHA RAZÃO, fora maias, alves, farias que tão pendurados nas tetas dos governos, e querem apadrinhar mais o filho de mainhaaa!!, esses dois aposentados ai, jaja e gaga, que o atraso do brasil passa nas mãos deles, por tanto continuismo, o eleitor precisa abri os olhos, para esses makteiros, que fazem politica com a desgraça dos miseráveis norte riograndenses. O eleitor precisa ter mais opção para votar, e não se ludir so com esses urubus, crise pra eles não existe, vou dar um exemplo; nas querras, so morrem os inocentes pagadores de impostos que não tem onde cai morto. PUBLIQUE SE.

  9. E AINDA TEM GENTE QUE É FANATICO PELA ROSA COM EM MATERIA ANTERIORES POSTA POR ESSE BLOG EU PERGUNTEI QUE POPULISMO É ESSE MESMO DA ROSA. NAO FAZ NADA E NEM VAI FAZER. XERIFE TEMOS OUTRO NOME FORTE DA BANCADA FEDERAL QUE FAZ E VAI FAZER PELO RN

  10. AH DESCUPE XERIFE A ROSA FAZ SABE O QUE? IR A ANIVERSARIOS E ENTERROS SOMENTE, POR ISSO ROSA FIQUE MESMO NO SEU MANDATO QUE ESTA GARANTIDO A PASSAR MAIS QUATRO ANOS ENROLANDO A POPULACAO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias