Assú se somará o esforço conjunto para garantir limpeza do leito do rio Piranhas-Açu

A Prefeitura do Assú se unirá às entidades e instituições que irão se engajar na ação que tem por fim limpar o leito do Rio Piranhas-Açu, tema que mereceu discussão durante encontro ocorrido em Assú, na sede da FLONA/ICMBio. A integração do município a esta iniciativa foi assegurada pelo prefeito Gustavo Soares, que se fez presente à reunião, onde compareceram ainda representantes da ANA, SEMARH, IGARN, IDEMA, CAERN, SAPE, CBH-PPA, dentre outros. “Nossa administração estará de braços dados com todos nesta tarefa para garantir suprimento hídrico à região”, reiterou o prefeito Gustavo Soares.

A obra, que será envolverá o Governo do Estado, Assú e outros municípios da região, vai direcionar o fluxo das águas para o leito principal através da remoção de obstáculos que assoreiam o rio, como detritos e bancos de areia, que hoje dificultam a chegada de água na captação em Pendências. IGARN, ANA e IDEMA trabalham na autorização e licenças para realização do serviço. Também o IDEMA, junto a SEMARH, deverão providenciar o policiamento ambiental para a execução. Técnicos do Governo do Estado se reúnem segunda-feira, dia 18, para preparar a documentação e elaborar o cronograma.

O início das ações será definido mediante a contratação das máquinas escavadeiras pelas prefeituras. Macau, Alto do Rodrigues, Guamaré, Assú, Carnaubais e Pendências já confirmaram a contratação do serviço, por meio de uma Máquina Escavadeira tipo PC, totalizando 500 horas de trabalho. Mossoró, Itajá e Ipanguaçu confirmam a contratação de mais 200 horas até a próxima segunda. Para somar à obra, a CAERN e o Distrito de Irrigação do Projeto Baixo-Açu-DIBA vão disponibilizar duas retroescavadeiras. A expectativa é que a limpeza seja finalizada em 15 dias.

Uma resposta

  1. Fico feliz com tal atitude dos municipios do vale do Assu, como também dos órgãos ligados ao meio ambiente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias