Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas ganha prêmio nacional

A qualidade do trabalho desenvolvido por grupos de artesãos do Rio Grande do Norte ganha reconhecimento nacional. Três unidades produtivas do estado venceram a terceira edição do Prêmio Top 100 de Artesanato, promovido pelo Sebrae para fazer o ranking dos melhores iniciativas do setor no Brasil. A Associação de Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, Associação de Proteção e Assistência à Maternidade, Infância e ao Meio Rural de Vera Cruz (Apami) e a Empreendedora Individual Maria Socorro Santos, da praia de Ponta do Mel, conquistaram cada uma um troféu por confeccionar peças nas tipologias bordados, fibra e paneiro de coco, respectivamente.  

A solenidade de entrega será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Os artesãos potiguares foram selecionados em um universo de 1,8 mil grupos inscritos, ficando entre os cem melhores do País. No estado, 50 grupos estavam concorrendo ao prêmio, mas, apenas quatro se classificaram para a fase final, que resultou na consagração dos três grupos produtores.

A avaliação do TOP 100 leva em consideração não apenas a qualidade estética e o valor cultural, mas também elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato. Entre os critérios, estão o grau de inovação dos produtos, adequação ambiental e econômica, embalagem e gestão estratégica. 

SERIDÓ NO TOP 100

 
Um produto genuinamente seridoense ficou entre os 100 melhores do Brasil; São os bordados da cidade de Timbaúba dos Batistas. Reconhecido por sua qualidade, o produto adorna toalhas de mesa, estolas, toalhas de banho, roupas. “É, sem dúvida, um dos produtos que contribui significativamente para a economia da região do Seridó. Além disso, ajuda na inserção das mulheres no mercado de trabalho. Culturalmente é um produto muito forte”, lembra Jupira Nunes, outra gestora do projeto de artesanato do Sebrae no Rio Grande do Norte. O grupo vencedor foi a Associação de Bordadeiras e Artesãos de Timbaúba dos Batistas.
 
Por Gláucia LIma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

dezembro 2022
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Categorias