Assembleia Legislativa destacou união e luta contra a seca em 2015

seca hoje

Em 2015, os municípios do Rio Grande do Norte conviveram com o quarto ano consecutivo de seca. A estiagem deixou pelo menos 18 cidades em colapso total de água e quase metade dos municípios enfrentando rodízio de abastecimento. O assunto foi o principal tema dos debates no plenário do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, que acompanhou e fiscalizou as ações de combate à crise hídrica, através da Frente Parlamentar da Água e do Comitê de Ações de Combate à Seca.

“Os 24 deputados estão engajados na luta contra a seca no Rio Grande do Norte. O assunto foi tema de debate em audiências públicas, reuniões com o Poder Executivo, e no plenário, onde todos solicitaram ações urgentes para solucionar a crise hídrica que vivemos. O nosso trabalho continua até que as obras da adutora de engate rápido, em Currais Novos, a barragem de Oiticica e ações no Alto Oeste tragam soluções definitivas, assim como as águas da transposição do São Francisco”, afirmou o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira.

Audiências públicas, reuniões e discussões de projetos foram constantes durante o ano. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve no Legislativo potiguar para discutir as obras da Transposição do Rio São Francisco durante o “RN pela Transposição”, realizado em parceria com o Senado Federal e contando com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil.

Porém, a Assembleia não se limitou a discutir a seca com gestores. Em audiência pública no Parque Aristófanes Fernandes, durante a Festa do Boi, os deputados se reuniram com os principais representantes de entidades ligadas ao meio ambiente e aos recursos hídricos para discutir, junto com o setor agropecuário, as soluções para a estiagem prolongada, que atinge diretamente os criadores e agricultores do Rio Grande do Norte. Na ocasião, a Assembleia apresentou um documento contemplando uma série de proposições aos Governos Federal e Estadual com medidas emergenciais de enfrentamento aos efeitos do longo período de estiagem no RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias