Armando Ribeiro pode suspender irrigação no Vale do Açu ainda este ano

barragem tribuna

Outra barragem federal, desta vez em território potiguar, também deve passar por suspensão: a Armando Ribeiro Gonçalves. Ao chegar em nível de alerta – 550 milhões de m³ de água (24%) —, o abastecimento será limitado ao consumo humano, o que deve acontecer até dezembro deste ano.

Na apresentação feita pela Agência Nacional de Águas, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que hoje abastece 46 municípios do RN, também deverá ter o abastecimento para irrigação suspenso. A medida será adotada quando o reservatório atingir 550 milhões de metros cúbicos (24%) – hoje, o sistema conta com pouco mais de 700 milhões de metros cúbicos (29% da capacidade).

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hídrica do Rio Piancó (Coremas-Mãe D’água), José Procópio de Lucena, o nível deve ser atingido em dezembro deste ano. “São 600 mil pessoas que hoje dependem da Armando, e muito mais vão precisar, pois açudes ao redor estão secando. Precisamos manter o abastecimento humano, não podemos prevaricar da nossa função”, afirma Procópio.

De acordo com a Semarh, o reservatório é capaz de manter o abastecimento até setembro de 2016. “O discurso da empregabilidade é pequeno, pois o mais importante não é a economia, mas a vida das pessoas. Você traz fruta do sul, mas não água”, disse.

Tribuna do Norte

Uma resposta

  1. E MUITO FACIL OS ARGUMENTOS DESSE RAPAZ,EU ACHO QUE ISSO SO DEVERIA ACONTECER NO MES DE MARÇO QUANDO SE DECLARACE QUE SERIA SECO, 1-AS FAMILIAS QUE LA ESTAO PRECISAM DE SUAS PLANTAÇOES PARA SOBREVIVER, E COM O CORTES DAS AGUAS O PREJUIZO E MUITO GRANDE, POIS TEM CULTURAS QUE DEMORAM MUITO PARA PRODUZIR, E QUEM PAGA O PREJUIZO??????//

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

Qual é a novidade nisso?

O ITEP de Mossoró está sem médico legista. O de Caicó também? Alguma novidade nisso? Sim! Foi mesmo Pedro Álvares Cabral quem descobriu o Brasil?

Leia Mais

Gesane não deixará vida pública

Não passa pela cabeça da deputada estadual Gesane Marinho deixar a vida pública, já que desistiu do seu projeto de reeleição na Assembleia Legislativa. Gesane

Leia Mais

Economia “Cambaleante”

A dois anos de encerrar o seu mandato, o presidente Michel Temer terá, na prática, apenas 2017 para colocar a “cambaleante” economia brasileira nos eixos

Leia Mais