A aprovação ao trabalho dos governadores caiu de 34% para 29% em 5 meses, mostra pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 de fevereiro de 2021. Outros 38% continuam avaliando os mandatários como “regular”, enquanto 28% rejeitam as administrações. Os mandatários estaduais tiveram pico de popularidade em junho, 2º mês com mais mortes pela covid-19 até agora. À época, a maioria dos Estados estavam com restrições de circulação para conter a doença.

Depois, quando as mortes começaram a arrefecer no Brasil, a popularidade dos mandatários entrou em trajetória de queda, chegando nesta rodada no menor patamar desde que o PoderData começou a fazer a pergunta a seus entrevistados, em maio de 2020.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS

O estudo destacou, também, os recortes por região para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação à avaliação do trabalho dos governadores.

No Nordeste, 40% dos moradores avaliam como ótima ou boa as administrações estaduais. Já no Centro-Oeste é onde observa-se a maior rejeição: 37%.

GOVERNADORES X BOLSONARO

Os apoiadores do presidente são os que mais avaliam positivamente o trabalho dos mandatários estaduais. Nesse grupo, 36% acham os governadores ótimos ou bons. Já entre os que rejeitam Bolsonaro, 32% avaliam como ruim ou péssimo a atuação dos políticos. E 28% aprovam.

Poder 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *