Anvisa esclarece que medição de temperatura pela testa não causa danos à saúde

7915 E1D9328572393AC4 Anvisa esclarece que medição de temperatura pela testa não causa danos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que são falsas as informações que circulam nas redes sociais de que o uso de termômetros infravermelhos traria riscos aos seres humanos. Segundo a agência, circula pela internet o boato de que os termômetros, quando direcionados para a testa, fazem mal à região da glândula pineal (localizada na parte central do cérebro e responsável pela produção de hormônios).

Além do uso do equipamento ser inofensivo à saúde, o órgão informou, ainda, que “esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha”.

Conforme o neurocirurgião Fernando Gomes explicou no quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, a glândula pineal é uma estrutura que fica numa região profunda da cabeça, bem no meio e protegida pelo couro cabeludo, pelo crânio e muito tecido cerebral. “Então o termômetro não teria a capacidade de, seletivamente, ir lá e destruir a glândula pineal”, explicou.

A Anvisa acrescentou que a testa é o local indicado para garantir a precisão da medida da temperatura. “O uso do termômetro infravermelho para medir a temperatura corporal em outra parte do corpo pode levar a erro de leitura, a não ser que tal procedimento esteja explícito no manual do produto”, explicou a agência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

O Brasil analfabeto

O Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. O dado foi divulgado hoje pelo IBGE. No Nordeste, a taxa de analfabetismo chega a 14,8%, quatro vezes

Leia Mais

IFRN: vamos deixar de mimimi

O Ministro da Educação Abraham Weintraub pode, sim, nomear o reitor ‘pro tempore’ do IFRN. E acabou a conversa. Vamos deixar de mimimi.

Leia Mais

Fazendo a limpeza

Foram centenas de facas, celulares, carregadores, e até armas de fogo apreendidas durante uma mega operação de fiscalização e revista ontem (27) nos pavilhões 3

Leia Mais