Alinhamento entre Júpiter e Saturno acontece nesta segunda-feira (21)

alinhamento Alinhamento entre Júpiter e Saturno acontece nesta segunda-feira (21)

Acontece, nesta segunda-feira (21) à noite, um fenômeno raro no céu: a conjunção entre Júpiter e Saturno. Os dois maiores planetas do sistema solar ficarão alinhados e será possível observar, a olho nu, a chamada “Estrela de Natal” ou a “grande conjunção”, que é a maior aproximação visível entre eles desde a Idade Média.

Segundo astrônomos, Júpiter e Saturno estiveram tão próximos pela última vez em 1623. O fenômeno mais similar, porém, ocorreu no século 13, há quase 800 anos. A próxima vez que se poderá ver novamente esta situação será só no ano de 2040.

A conjunção será visível de quase todos os lugares da Terra, após o pôr do sol. Como todo evento astronômico, sua visibilidade dependerá das condições climáticas. Devido à sua luminosidade, pode ser visto sem binóculo ou telescópio.

“Devemos olhar na direção do pôr do sol. Logo depois do pôr do sol, a gente vê um pouco mais acima do horizonte. Fica mais visível num horizonte mais limpo”, explica Felipe Navarete, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP).

Quem observar o céu conseguirá ver um “disco duplo”, como descrevem os astrônomos. Quem tiver um telescópio, conseguirá ver até mesmo os anéis de Saturno e os cinturões de Júpiter, uma vez que ambos os astros estarão mais próximos da Terra também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Lula deixa a cadeia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixará hoje, pela primeira vez, a cela onde está preso desde 7 de abril, na Superintendência da Polícia

Leia Mais

O “guloso”

O deputado estadual Vivaldo Costa é “GULOSO”. Ele controla pelo menos dois partidos em Caicó (RN). O PSD e o PSDB. Quem arquiteta a chapa para

Leia Mais