Agnelo Alves culpa os políticos do Seridó pelo atraso político e econômico da região

“Ponto de Vista” do Jornalista e prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, sobre a região do Seridó publicado na edição de hoje do Diário de Natal. Uma tapa de luva na cara dos nossos políticos.

– Estou de volta do Seridó. Viagem rápida. Conversas não tão rápidas. Depoimentos vários. Constatação apenas uma. O Seridó economicamente e politicamente está extremamente carente, quando não esperando um suspiro que ainda não há como ser decodificado, se o último ou mais um de esperança. Creio de que de esperança. As décadas de 50 e 60 como marcos. No último lustro de 50 o seridoense Dinarte Mariz, governador do Estado. No primeiro lustro de 60 o seridoense Monsenhor Walfredo Gurgel, vice-governador. Dois anos depois os dois seridoenses senadores da República. Três anos depois os dois seridoenses, Walfredo e Dinarte, disputando o Governo do Estado. Vitória de Walfredo. Dinarte permanecendo Senador. O Seridó vivo com rápida ascendência de Cortez e Radir Pereira.

Economicamente o esplendor do Seridó. O algodão e a pecuária. A industrialização. Usinas de beneficiamento de algodão nos seus vários municípios. Sem estatísticas. Mas o pleno emprego não tinha contestação. A xelita no apogeu. Prosperidade. Se politicamente começava o decréscimo com a morte de Walfredo e, em seguida a morte de Dinarte, economicamente o bicudo devastava o algodoal e os chineses concorriam pelo trabalho escravo, com preço para abaixo do mercado internacional da xelita.

O chão seridoense começava a dar sinais de crepitar ao sol escaldante. Seu solo sempre fértil antes protegido pelo algodão começou a dar sinais de exaustão. A pecuária não resistia à concorrência no preço de suas carnes vindas de outros Estados. Solução plausível, o “Programa do Leite

28 respostas

  1. Pena que a ditadura tenha cassado um homem como Agnelo. Pena que um homem desse não tenha nascido no seridó. Afirmo isso, por conhecer muito bem Parnamirim. Aquela cidade, tem dois divisores: um, antes de Agnelo e outro depois de Agnelo. Nossos políticos do seridó (3 deputados estaduais e 1 deputado federal) só pensam em sí. Prova é a briguinha de cozinha em que vivem envolvidos. Nenhum pensa em nossa terra.

  2. E Agnelo está muito certo , todos chegam aqui como conterraneo (na época de eleição) e depois desaparecem , só retornando a capital (Natal) com a ideia de trabalhar no maior colegio eleitoral. E nós aqui votamos denovo , e ainda brigamos entre nós.

  3. Já que Agnelo imputa aos nossos políticos a ineficiência de suas ações junto ao Seridó, por que ele mesmo não toma as iniciativas cabíveis? Só assim terá condições de penetrar politicamente em nossa Região.

  4. Puríssima verdade,meu caro Agnelo não tô vendo isso agora mas a muito tempo só quem é cego para não ver a qualidade desses políticos, sem nenhuma responsabilidade com esse povo tão sofrido do “SERIDÒ” vamos acordar meu povo, 2010 vem aí……… nós podemos mudar esta história!”. Temos que mostrar que o combate à corrupção deve ser exercido por todos os cidadãos e cidadãs e que a sociedade tem o poder de combater esta distorção.

  5. Quem têm de tomar as iniciativas cabíveis não é agnelo e sim os nossos representantes legais do nosso decadente seridó. quero parabenizar agnelo pela crítica construtiva e oportuna,porque é pura verdade tudo que ele disse; eles(os políticos do seridó só pesam neles e em seus familiares,todos ocupando cargos de destaque.

  6. Parabéns Agnelo, mas espere ai! Será que é preciso vir alguém de fora pra falar algo que está tão obvio, que se dane o POVO…

  7. Concordo com vc VAI DOER, Agnelo está muito certo , todos chegam aqui como conterrâneo (na época de eleição) e depois desaparecem , e um desses q desaparecem é o sobrinho dele DEP. HENRIQUE ALVES q sempre foi votado na nossa região e q nunca fez nada pela mesma só retornando a capital (Natal) com a ideia de trabalhar no maior colegio eleitoral. E nós aqui votamos de novo , e ainda brigamos entre nós.

  8. Caro Robson, não sou politico e nem gosto muito de Politica, mas Caicó era pra ser a Cidade mais desenvolvida da nossa região, pois temos 03 Deputados no poder ha mais de 20 anos , levando em consideração que 02 são medicos basta olhar para a situação da nossa saude, é uma vergonha a os nossos politicos atuais , que não tem o minimo de amor pela nossa cidade e sim pelo poder.

  9. tereza dais de araujo vc bem sabe que e verdade tudo que agnelo alves diz em seu comenterio sobre nosso querido serido, se vc olhar para nossa agricultura o homem do campo ta se tornando um afragelado e nao um agricultor,o impresariado de caicó tem lutado a mas de 4 anos por um distrito industrial so se fala em epoca de eleição e nada e feito eu digo isso por fazer parte do grupo de empresario que ja bateu as portas de todos e ate agora nao existe nada como vc sabe. o que eu tenho visto no momento e so brigas por cargos, quem vai comandar tal partido na região em fim e a nossa economia eo nosso crescimento cada vez mais em declinio.meu muito obrigado

  10. A população do seridó deveria aproveitar as sábias palavras de Agnelo e se encher de brios para cobrar mais atitude dos que se dizem representantes políticos e que precisam dos votos da região, no entanto só querem tirar proveito próprio. Não se admite que o seridó seja abandonado do jeito que é dentro do RN, quando tem um potencial de crescimento tão grande. O que falta é político de vergonha e ” de quebra” que a população para de ser cordeirinho na hora de votar e pare de dizer amém a eles.

  11. Agnelo está corretíssimo. Para não dizer que os políticos do Seridó não fazem nada pela região, lembro que Àlvaro Dias levou o Corinthians de Caicó, ao título de campeão estadual de futebol em 2001, aliás sua maior obra.

  12. A culpa de todo esse descaso com o seridó não é de nenhum político, e sim do povo que deveria saber escolher seus representantes, e na realidade não sabem, ou não querem saber.Votam pelo interesse próprio,trocando a única oportunidade de progresso para nosso estado, nossa cidade ou região, pelas falças promessas de emprego, por algumas migalhas que recebem em período de eleições, e até mesmo votam pelo medo de perseguições. É uma verdadeira vergonha o que acontece aqui num período de campanha política. O pior de tudo é que as coisas acontecem e ninguém toma providencia. Principalmente o povo de Caicó nem tem mais a quem recorrer. Na verdade estamos entregues às TRAÇAS, as mesmas traças que corroem o dinheiro público e nos deixam no desamparo.
    Parabéns Agnelo!Pena que seu discurso chegue depois de uma campanha política.Em 2010 ninguém lembrará mais uma vírgula do que foi dito agora.

  13. Caro Robson,
    será que a Terezinha DIAS é parente de alguém?Ein? Se não for,parece muito. Em parte Agnelo tem razão, agora cabe a população da região sair debaixo das “asas” dessas pessoas que dizem amar o Seridó e principalmente Caicó.Há um ditado que diz que o povo é merecedor dos políticos que tem.Será que o povo do Seridó é tão ruim quanto estes políticos? Tenho certeza que não. Viva o Seridó. Abraços

  14. Parabéns Sr. Agnelo, espero que as traças ainda não tenham comido os papeis da criação do SINDBONE (Sindicato de Bonés e Chapéus do Serido) que se encontra nas gavetas da FIERN em Natal a 4 penosos anos, segundo comentários ainda não foi para Brasilia para ser aprovado porque os boneleiros tem a lingua solta, kkkkkk tem que ser agarrado é? a quem? ninguém merece, como diz Boris é uma vergonha.

  15. Agnelo Alves foi muito feliz em todo seu comentário,não errou em nada .A decadência da região do Seridó salta aos olhos como a seca no sertão.

  16. Vindo de Agnelo este comentário, nao me causa surpresa, pois competência jornalística e política é o que não lhe falta. Admirável é a quantidade de comentarios a respeito do assunto. Entendo que seja a insatisfação sobre os mandantes administrativos e politicos de nossa região. Mas, não vamos esquecer e permanecermos calados. Acho que se as assessorias dos políticos do seridó, leram estes comentários, têm por obrigaçao se pronunciar a respeito do assunto.

  17. Caro Robson, foram muito sábias as colocações de Agnelo expondo com muita propriedade, as carências e deficiências do nosso Seridó. Uma voz foi levantada, esperamos agora que os que se proclamam nossos representantes, desarmem os “palanques” e efetivamente dêem suas contribuições para resgatar o que o Seridó tem de bom, fazendo renascer neste solo árido novas plantas que produzirão bons frutos, o sertanejo forte que nunca foge a luta.

  18. – A culpa é do povo caicoense, que fica de COSTA e não que ver o progresso. Chega de atrazo minha gente. Vamos aprender escolher nossos representantes.

  19. As palavras de Agnelo para mim não é nem uma surpresa. Qualquer pessoa sabe que a maior parte dos nossos problemas tem solução, infelizmente grande parte da nossa elite política ainda está no século XIX. Recentemente o professor Josimar de São José do Seridó lançou um livro mostrando que muitos dos nossos problemas, podem ser resolvido com ações simples. Esse ano tivemos um bom período de chuva, mais já temos vários município e estado de emergência por falta de água uma vergonha.

  20. Progresso e desenvolvimento, só se vê na familia COSTA.Quem eram financeiramente a 30 anos atráz, e como vivem hj. É só comparar.

  21. Sem sombra de dúvida o Seridó está estagnado economicamente, industrialmente… há muito tempo. Os prefeitos dessa região só praticam o pão e circo (festas em praça pública com bandas). E a saúde, educação, empregos, saneamento básico???? -ficam em segundo plano ?

    Parabéns Agnelo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

O colchão de Marisa Letícia

“A única conclusão possível, a conclusão inequívoca é de que o pagamento foi feito em dinheiro.” Foi o que alegou o advogado Cristiano Zanin, que

Leia Mais