ABQM emite nota sobre aprovação de projeto que prevê regras para os Esportes Equestres

vaquejada nova

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou projeto que prevê regras para as práticas de Vaquejada, Laço, Rodeio e outros Esportes Equestres. O texto foi aprovado em caráter terminativo pela comissão e seguirá para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso de senador para votação em plenário.

De acordo com a proposta, serão aprovados regulamentos específicos pelas respectivas associações ou entidades legais reconhecidas junto ao Ministério da Agricultura. Esses regulamentos deverão contemplar regras que assegurem o Bem-Estar animal e prevê punições em caso de descumprimento. Confira as regras aprovadas pelo Senado especificamente para a Vaquejada:

– Assegurar água, alimentação e local adequado para o descanso dos animais;

– Prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência médico-veterinária;

– Determinar a utilização de protetor de cauda em todos os bovinos;

– Garantir a quantidade mínima de areia de 40 centímetros de profundidade na faixa em que o boi é derrubado.

Na terça-feira (05/07), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) divulgou nota oficial, na qual afirma que a aprovação do projeto é um “importante avanço” e que a “regulamentação é fundamental para garantir o Bem-Estar e a preservação das espécies”.

Leia a nota na íntegra:

A aprovação do PLS 377 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado é um importante avanço. O projeto regulamenta e reconhece como manifestação cultural os esportes equestres, como Vaquejada, Turfe, provas de Laço, Corrida de cavalos e tantos outros que oferecem para o Brasil benefícios nos campos social, cultural e econômico.

O projeto segue a linha da decisão tomada pelo STF em 2016, repudiando os maus tratos. Aguardamos agora a apreciação da matéria pela Câmara. As boas práticas e os bons tratos são características exigidas no meio esportivo e são um incentivo ao respeito para com os animais. A regulamentação é fundamental para garantir o Bem-Estar e a preservação das espécies.

Fábio Pinto da Costa

Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

Uma resposta

  1. Fim do uso de esporas perfurantes, não mais usar “bridas” (instrumentos que ficam na boca do animal). É muito estressante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

É brincadeira!

Um tal de FSBinfluênciaCongresso diz que avaliou o desempenho dos parlamentares do Rio Grande do Norte (e do Brasil) nas Redes Sociais em Brasília (DF)

Leia Mais