A luta pelo retorno do diploma de Jornalismo

Deu no Correio Braziliense:

O presidente da Câmara, Michel Temer, criou uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restabelece a exigência de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a comissão irá começar os trabalhos quando os seus integrantes forem indicados pelos líderes dos partidos na Câmara.

No dia 17 de junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o diploma não é obrigatório para essa atividade. Isso gerou protestos de entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Segundo a Fenaj, a decisão do STF “rebaixa” a profissão, já que, em tese, até pessoas sem formação escolar poderão obter registros de jornalistas.

A Fenaj pretende se mobilizar para garantir a aprovação da PEC ainda neste semestre.

Já os representantes das empresas do setor, como a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), alegam que a exigência do diploma fere a liberdade de expressão, e que na prática já existe a atuação na mídia de pessoas sem o diploma da área.

2 respostas

  1. Acho corretíssimo a obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo para quem exerce a profição de jornalista e torço para que essa PEC seja aprovada o mais rápido possível.

  2. Tem mesmo que exigir diploma, já que quando nem exigem várias pessoas se transformam em jornalistas com seus sites de baixo calão. Isso tudo transforma minha profissão numa piada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias