Política

Cadu Xavier desmente Allyson sobre empresas no RN

Compartilhe:

Pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier refutou veementemente, nesta sexta-feira, 17 de abril de 2026, as alegações de Allyson Bezerra sobre uma suposta debandada de empresas do Estado. A contestação surge porque Allyson teria, em suas declarações, minimizado a atratividade econômica potiguar, o que, para Cadu, demonstra um profundo desconhecimento da realidade local ou má-fé, gerando incerteza sobre o ambiente de negócios e o futuro dos empregos para milhares de famílias.

Em um vídeo divulgado, Cadu Xavier enfatizou que, desde 2019, sob a gestão da governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte modernizou amplamente sua política tributária. “O Rio Grande do Norte fez uma ampla modernização da política tributária, tendo os incentivos fiscais mais modernos do Nordeste. E desde então, a gente não perde empresa nem para Paraíba, nem para Ceará, nem para Pernambuco. Pelo contrário, as empresas estão vindo pra cá”, declarou, ressaltando o esforço para atrair e reter investimentos que sustentam a economia e criam postos de trabalho.

Cadu também dirigiu críticas àquilo que classificou como incoerência política de Allyson Bezerra. Segundo o pré-candidato, Allyson teria, paradoxalmente, visitado uma indústria beneficiada por incentivos fiscais estaduais logo após criticar o ambiente de negócios do Estado. “Minutos depois de dar uma entrevista criticando o nosso ambiente de negócio, ele vai numa indústria que é beneficiária do PROEDI, que gera emprego através das políticas de incentivo do nosso Estado, para dizer que o governo vai incentivar se ele for governador. O governo já incentiva”, afirmou, apontando a contradição.

O pré-candidato destacou que o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI) não é uma promessa futura, mas uma realidade em pleno funcionamento, fundamental para fomentar a economia potiguar. “Nós criamos o PROEDI. O senhor é mais do mesmo numa roupa nova”, acrescentou, reforçando a continuidade das políticas de desenvolvimento.

Ao concluir sua manifestação, Cadu Xavier reiterou as críticas ao discurso de Allyson e associou suas declarações a gestões passadas. “Esse Rio Grande do Norte que você falou na entrevista é o Rio Grande do Norte da época dos governantes que estão no seu palanque”, concluiu, sugerindo um alinhamento com antigas práticas políticas.

Para exemplificar o sucesso dos programas de incentivo, dados repassados ao Diário do RN por Cadu Xavier revelam que o Grupo Sadio (Indústria Unidas SM LTDA), mencionado por Allyson e instalado no Centro Industrial de Macaíba, gera 238 empregos diretos e 19 terceirizados, totalizando 257 postos de trabalho. Considerando suas duas unidades de produção, o número de empregos gerados se aproxima de 250. Este grupo se beneficia de uma isenção de 75% do ICMS através do PROEDI e recebeu a doação onerosa de dois lotes pelo Governo do Estado, demonstrando o impacto direto das políticas estaduais na manutenção e expansão de oportunidades de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *