Uma lembrança bem humorada para os coleguinhas jornalistas no Dia das Comunicações

Jornalista não fala – informa

Jornalista não vai a festas – faz cobertura

Jornalista não acha – tem opinião

Jornalista não faz fofoca – transmite informações inúteis

Jornalista não pára – faz pausa

Jornalista não mente – equivoca-se

Jornalista não chora – emociona-se

Jornalista não some – trabalha em off

Jornalista não lê – busca informação

Jornalista não traz novidade – dá furo de reportagem

Jornalista não tem problema – tem situação

Jornalista não tem muitos amigos – tem muitos contatos

Jornalista não briga – debate

Jornalista não usa carro – mas sim veículo

Jornalista não passeia – viaja a trabalho

Jornalista não conversa – entrevista

Jornalista não faz lanche – almoça em horário incomum

Jornalista não é chato – é crítico

Jornalista não tem olheiras – tem marcas de guerra

Jornalista não se confunde – perde a pauta

Jornalista não esquece de assinar – é anônimo

Jornalista não se acha – ele já é reconhecido

Jornalista não influencia – forma opinião

Jornalista não conta história – reconstrói

Jornalista não omite fatos – edita-os

Jornalista não pensa em trabalho – vive o trabalho

Jornalista não é esquecido – é eternizado pela crítica

Jornalista não morre – põe um ponto final.

11 respostas

  1. Para ser jornalista é preciso ter uma base cultural considerável e muita prática. Também é preciso muita ética. Há tantos maus jornalistas que quando não têm notícias, as inventam…

  2. Caro Róbson,

    Vamos fazer uma reflexão do seu trabalho na imprensa.
    A Jornalista Cearense, Adízia Sá, disse certa vez numa palestra que o Jornalista observa o mundo dentro de uma perspectiva de cidadão. Vejo então que Rui Barbosa tinha essa preocupação com a imprensa, ele dizia que: “a imprensa são os olhos da nação”. O Jornalista Carlos Lacerda foi mais além ainda a respeito deste tema: “ela não é só olhos da nação”. “Não impeça da impressa ver que ela ouve, não impeça da imprensa ouvir que ela fala, não impeça da impressa falar que ela sente”.
    Desta forma, Adízia conclui que: “podem nos impedir de ver, não nos impedem de ouvir, não nos impedem de falar, muito menos de sentir os odores da sociedade. os Jornalistas são absolutamente indomináveis”.
    Esta é minha contribuição.
    Feliz dia do Jornalista.

  3. PARABENS XERIFE PELO SEU DIA!
    EU VOU REZAR ASSIM POR VOCE:
    QUE CONTINUE SENDO INDEPENDENTE, FEITOS DE UMA IMPRENSA LIVRE, SEM DISTINCAO DE COR, PARTIDO OU RELIGIAO;
    QUE VOCE MANTENHA A ETICA, MESMO QUE SEJA UM BLOG, MAS ESTA SENDO SEMPRE LIDO POR SENHORES,SENHORAS E CRIANCAS;
    E POR ULTIMO, QUE VOCE NAO TERMINE COMO BORIS CASOI,ALEXANDRE GARCIA E ARNALDO JABOR, QUE ENVIRTUDE DE FALAREM A VERDADE, LULA MANDOU A GLOBO DEMITI-LOS.
    AMEN!
    QUE SANTANA O PROTEJA!

  4. PARABES, MEUS CARO JORNALISTA,
    OS JORNALISTAS É TODOS ESTES QUESITOS E MUITO MAIS, PARA ALGUMAS PESSOAS, O JORNALISTAS SÃO AS PESSOAS QUE NÃO FAZ MUITO O GOSTO DOS MAUFEITORES, MAIS PARA O RESTO DO MUNDO ELE EMGLOBA NAS PESSOAS MAIS PURAS DO MUNDO AO TRAZER AS NOTICIAS DE PRIMEIRA MÃOS

  5. Os jornalistas são sempre cheios de adjetivos muito bonitos, agora a grande maioria falta a eles, e aos meios de comunicações que os empregam, o mais importante na profissão. Ética, imparcialidade, compromisso com a verdade. Como falam que o ator não tem sexo, eu acho que o jornalista não deveria ter partido político, nem os meios de comunicações pertencer a políticos, ou a pessoas ligadas a eles. Porque o que nós estamos vendo hoje e que todos os meios comunicações desse país, com raríssima exceções, estão a serviço de algum grupo político e financeiro, pensem nisso nobres jornalistas. Meus parabéns aos bons jornalistas, que sejam muitos felizes, e que leve sempre a verdade aos seus leitores de maneira não tendenciosa, não partidária.

  6. Que bom esse 07 de abril, né?
    Muita coisa boa poderia ser comemorada hoje, mas, infelizmente, nós, jornalistas, não temos muita coisa boa para comemorarmos neste ano!
    A queda do diploma é algo que está engasgado no grito de todos nós…
    Se por um lado isso foi ruim, por outro lado devemos sempre pensar que haverá espaço para os bons jornalistas! Sempre escutaremos e leremos algo produtivo, pois, podem tirar o diploma, mas, não tem quem tire a habilidade, técnica e desenvolvimento de um verdadeiro profissional!
    A vocês, colegas de profissão, desejo felicidades neste dia que devemos, SIM, comemorar, mas olharmos adiante e arregaçarmos as mangas para as lutas que a sociedade espera de nós!
    Abraços a todos e feliz Dia do Jornalista!

    Diego Ribeiro

    \o/

  7. Caro João Maria, você que fez esse discurso tão bonito em relação aos jornalistas, como vê o projeto do seu partido, o PT, de querer censurar e amordaçar a imprensa brasileira?

  8. Caro(a) Agnóstico
    O Brasil que queremos é um país livre, justo e soberano. Um país fundado na solidariedade e na igualdade social, no qual os direitos individuais e coletivos sejam o centro da agenda política.
    O Estado brasileiro deve ter seu caráter distributivo fortalecido e seus espaços de participação ampliados. Deve promover o desenvolvimento econômico e social de maneira democrática e respeitando a natureza.
    O Governo do PT caminha no rumo do país que queremos, pois pratica uma política econômica que privilegia o crescimento comprometido com a distribuição de renda e da riqueza, com a recuperação do poder do Estado e da qualidade do serviço público e com um comportamento afirmativo do Brasil perante o mundo.
    O Governo do PT está mudando o Brasil. Está rompendo as tradições elitistas, clientelistas e patrimonialistas que historicamente fizeram com que direitos fossem considerados favores, que privatizaram o Estado e concentraram a riqueza e o conhecimento nas mãos de poucos.
    A herança maldita que vocês deixaram, fez com que o país fosse marcado por séculos de dominação conservadora e autoritária, que impediu a construção de um projeto soberano de nação e que relegou ao país indicadores sociais comparáveis aos dos países mais pobres do mundo.
    Apesar dos avanços democráticos dos anos 80 e 90, o Brasil chegou ao século XXI como um dos raros países do mundo com um inadmissível déficit habitacional e oferecendo a crianças, adolescentes e jovens o convívio diário e brutal com violência urbana.
    A herança maldita, porém, não foi só econômica. O desemprego atingiu a mais de 13% da população, a violência cresceu fortemente, a cultura passou a depender da vontade do setor privado e as políticas sociais foram cada vez mais fragmentadas e fragilizadas.
    Na educação, por exemplo, o compromisso com a qualidade foi abandonado e as escolas públicas passaram a ser sinônimo de sucateamento e desamparo. O ensino superior foi largamente privatizado – comprometendo sua qualidade e se distanciando da tarefa principal do Estado brasileiro, de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
    Você ainda acha que o PT está amordaçando a imprensa brasileira? Divulgue os avanços do governo, homi? Isso é coisa de magoados saudosistas que querem voltar o tempo da barbárie. Você sabe qual foi o partido mais perseguido pela imprensa elitista durante décadas? Acertou, foi o PT que vocês chamavam de comunistas safados, que iam tomar tudo que o povo tinha e distribuir com os pobres, lembra? Se pensa que defendo o extinto regime totalitário, visite meu blog: http://www.provocandodebate.com você vai ter uma surpresa. Para o debate fluir melhor, revele sua identidade, como eu faço……

  9. Caro João Maria, herança maldita que vocês deixaram vírgula, pois votei no messiânico Lula quatro vezes seguidas, é verdade que sempre como segunda opção, mas sinceramente acredito piamente que os fins não justificam os meios, como o PT está fazendo, unindo-se à deus a ao diabo para fazer um governo medíocre e corrupto; um governo que os direitos humanos só valem contra ditaduras de direita, que o diga os presos políticos de Cuba; um governo que recebe a secretária de Estado Americana, Hillary Clinton com vergonha e abre o sorriso para um ditador da estirpe de armadinejhad, um governo que deporta um jovem cubano atleta para ditadura cubana, mas não entrega o terrorista Césare Battisti para a democracia italiana, um governo que se aliou com o pior da política brasileira, que denigre a imagem de um estadista como Fernando Henrique, que foi o grande ártifice da estabilização do país e foi cassado no tempo da ditadura…etc, etc, repetindo João, ao contrário do que dizia o pensador italiano Nicolau Maquiavel, os fins não justificam os meios, e quanto ao meu nome verdadeiro não adianta eu dizer, pois você não me conhece, assim como não conheço você, uso esse cognome apenas porque acredito no agnosticismo e não para me esconder já que não ofendo ninguém nos meus comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Decididamente…

Os Ex-Senadores José Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho estão de olho nas eleições de eleições de 2022. Não sabem se disputarão cargos. Porém, uma

Leia Mais