22/nov/2019

Natal é selecionada pelo MEC para ter programa cívico-militar


Por Robson Pires, em

O Ministério da Educação anunciou, nessa quinta-feira (21/11), a localização das 54 escolas públicas selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020. O prefeito Álvaro Dias solicitou ao MEC e comemora a seleção para uma escola da rede municipal de ensino.

“Ficamos felizes com a habilitação de Natal pelo governo federal para receber a escola cívico-militar, por atender a uma solicitação que nos foi apresentada por servidores e alunos da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, de Felipe Camarão. O objetivo com a implantação desse novo sistema é buscar resultados ainda mais significativos, não apenas para a comunidade escolar desse bairro, mas para toda a rede pública de ensino de Natal”, disse o chefe do executivo municipal.

Destas, 38 são escolas estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal. De acordo com a pasta, cerca de 1.000 militares, tanto da reserva como da ativa, vão participar do projeto-piloto, atuando na gestão educacional das instituições. Segundo o MEC, a escolha das escolas levou em conta a localidade, a partir de uma equação com variáveis com base em critério absolutamente técnico.

HISTÓRICO

O governo federal lançou no dia 5 de setembro o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A partir de então, Álvaro Dias começou a se reunir com a equipe da Secretaria Municipal de Educação discutindo a necessidade de trazer o programa para Natal, quando analisaram os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e avaliaram que a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo os cumpriria para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

No dia 04 de outubro, o prefeito esteve no Gabinete Civil da Presidência da República conversando com a secretária adjunta de Governo, Patrícia Brito Ávila, e assessores, buscando a escola cívico-militar para a capital potiguar.  Já no dia 10 de outubro, realizaram uma Assembleia Extraordinária na referida unidade de ensino, com a presença de toda a comunidade escolar (corpo docente, gestores, alunos e pais de alunos), além da representação do Conselho Escolar. Com um percentual de aprovação de 95% da comunidade presente na Assembleia, o prefeito Álvaro Dias encaminhou, no dia 11 de outubro, ao Ministério da Educação o pleito para que a Escola Veríssimo de Melo fosse contemplada com o programa do Governo Federal.

A ESCOLA

A Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo tem, atualmente, 977 alunos e conta com 67 professores, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  Tem 22 anos de existência, uma vez que foi criada em julho de 1997.

O PROGRAMA

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Tem como critérios: escola em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); localizada na capital do estado ou na respectiva região metropolitana; que ofereça as etapas Ensino Fundamental II e/ou Médio e, preferencialmente, atenda de 500 a 1000 alunos nos dois turnos; e que possua a aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo.


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Domingo, 08 de Dezembro de 2019


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031