Governo e Banco Mundial se reúnem para planejar primeira missão de 2020 ao RN

Representantes das dez secretarias que compõem o Governo Cidadão e técnicos do projeto se reuniram em videoconferência com os especialistas do Banco Mundial nesta quinta-feira (23) para discutir o andamento das ações, com o objetivo de programar a primeira missão de 2020 ao Rio Grande do Norte, marcada para o final de março. Assuntos como Hospital da Mulher em Mossoró, construção de estradas, subprojetos e queijeiras foram tema central da reunião. A governadora Fátima Bezerra também participou do encontro.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, abriu o encontro detalhando o andamento dos processos relativos ao Hospital da Mulher. O Governo do Estado finalizou a planilha de adequações ao projeto e vai encaminhá-lo nesta sexta-feira (24) para a empresa responsável pela obra, a CG Construções. A respeito dos equipamentos, Mineiro destacou que foi criada uma força-tarefa para encaminhar a licitação internacional que será realizada em breve.

“Desde o final de dezembro que a equipe da Sesap está permanentemente aqui na UGP para tratar exclusivamente dessa licitação. O apoio da consultora do banco Viviane Oliveira tem sido fundamental nesse processo”, destacou Mineiro. Fátima Amazonas reiterou que o Hospital da Mulher é um projeto muito importante para o Governo do Estado e é preciso ter o máximo de cautela para garantir que a obra esteja pronta até o encerramento do acordo de empréstimo, marcado para março de 2021.

O andamento dos 328 subprojetos, entre eles os de acesso à água, também foi abordado durante a reunião. Mineiro reforçou que a equipe do Governo Cidadão está trabalhando em um mapeamento, que até o final de fevereiro estará pronto, e deverá mostrar um cronograma final de execução e de prestação de contas das associações beneficiadas.

No que diz respeito às estradas, em conversa com o especialista Satoshi Ogita, o secretário reforçou que as RNs 011 e 016 estão praticamente prontas, após o Governo do Estado ter resolvido os problemas com as desapropriações. A RN-118 em Jucurutu também está em vias de ser concluída. A Estrada do Melão III, por sua vez, teve as obras iniciadas em dezembro passado e a Estrada da Produção será licitada em breve.

Na agricultura, o secretário Guilherme Saldanha e o gerente da UES Sape, Fabiano Lima, destacaram a execução das obras das 15 queijeiras ligadas à Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), que já estão entre 30% e 40% e devem ser finalizadas em março.

Além dos secretários de Administração, Saúde, Infraestrutura, Desenvolvimento Rural, Trabalho e Assistência Social e Turismo, participaram da reunião os gestores do DER, Fundação José Augusto, Emparn, Emater e técnicos dos setores jurídico, engenharia, monitoramento e ambiental do Governo Cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias