Governo de Fátima Bezerra lança RN Inclusivo no Seridó

Com o objetivo de promover a qualificação profissional e melhoria da gestão pública, o Governo do Estado lançou no Seridó o Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social, no município de Currais Novos. O evento de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios da região, representados pela prefeitura de Currais Novos, foi realizado nesta quarta-feira (24) na sede da Associação dos Municípios da Micro-Região do Seridó Oriental.

“Estamos promovendo uma ação de parceria, de gestão compartilhada. As pessoas vivem nas cidades. É lá que estão suas angústias, anseios e esperanças. Estamos usando uma estrutura estadual – a Escola de Governo – para prestar um importante serviço que tem como desafio melhorar a qualidade de vida da população e dos indicadores de Desenvolvimento Humano e da Educação Básica”, destacou a governadora Fátima Bezerra durante o lançamento.

Embasado no Programa de Governo, o plano visa estabelecer diálogo entre agentes públicos e comunidade, promovendo ações de inclusão social e construção da cidadania. A primeira etapa consiste em fazer um diagnóstico do cenário e das necessidades do município e depois o planejamento e execução das ações. São voluntários e/ou parceiros a UFRN, a UFERSA, o IFRN, a UERN e o Instituto Kennedy.

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, destacou a importância do acesso à capacitação, às informações técnicas e o consequente fortalecimento dos servidores. “Quero parabenizar todos os envolvidos no Plano RN Inclusivo. O Governo do Estado tem um conhecimento técnico muito maior do que os municípios e estender isso a nós, que somos a base, tem um valor enorme. Que juntos possamos plantar boas sementes nessa rede de conhecimento.”O objetivo do plano é atender servidores, gestores públicos, conselheiros municipais, lideranças comunitárias, estudantes universitários, professores e atores políticos em geral, com cursos, seminários, fóruns, debates e palestras nas mais diversas áreas de atuação governamental, entre elas Saúde, Educação, Segurança e Gestão. Além de Currais Novos, o Plano já foi lançado em Natal e em Mossoró. O próximo lançamento será em Caicó nesta quinta-feira (25).

“Essa iniciativa faz com que a Escola do Governo tenha extensão, de fato, ao interior do Estado. Quando o conhecimento é difundido, a busca por alternativas que melhorem a vida da população cresce”, acrescentou o deputado estadual Francisco Medeiros.

Também participaram do evento a secretária de Estado da Administração (Sead), Virgínia Ferreira; a diretora da Escola de Governo, professora Ana Lúcia Gomes; prefeitos e vice-prefeitos de municípios da região, vereadores, gestores municipais e educadores.

 VISITAS

Após a solenidade, Fátima visitou alguns equipamentos do governo estadual na cidade, acompanhada do prefeito Odon Júnior. O primeiro foi a nova sede da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar. No local ela conheceu a sala de videomonitoramento criada a partir de uma parceria entre prefeitura, empresários e PM.

Em seguida, a governadora esteve no Hospital Mariano Coelho para verificar a reforma e adequação da rede materno infantil da unidade. “Estamos muitos confiantes de que os consórcios regionais de saúde vão ser sucesso, sobretudo o do Seridó, e serão exemplos para as demais regiões e Estados.” Ela também visitou a Unidade Sesc Saúde da Mulher que ficará na cidade até 30 de agosto realizando 1664 exames, entre mamografias e preventivos.

Na Casa de Cultura Popular Palácio do Minerador, a governadora conheceu as novas instalações da sede que funciona há cerca de quatro meses em novo local. Prestigiou as exposições de pintura e fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias