FENECITI acontece nesta sexta e sábado em Pau dos Ferros

A Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – FENECITI acontece nos os dias 6 e 7 de março, na Praça de Eventos de Pau dos Ferros e já é considerada a mais nova feira de negócios do Oeste Potiguar. O evento tem o objetivo de, em um só espaço, gerar oportunidades aos empreendedores, empresários e pesquisadores da região para potencializar os seus negócios e impulsionar a economia do local.

Com a previsão de 80 estandes, além da expectativa de lançamentos de novos produtos e serviços das empresas de toda a região, a FENECITI contará com o “Espaço Inovação”, apresentando as novidades em pesquisas realizadas pelas instituições de ensino do município de Pau dos Ferros, com destaque para os projetos em apicultura, desenvolvimento de aplicativos, área da saúde e de alimentos.

A Feira tem início às 17h nos dois dias. Além dos estandes, o visitante também terá espaço para entretenimento, com uma programação diversificada no Palco Cultural e shows nos dois dias de feira a partir das 22h. Toda a programação é aberta ao público, gratuitamente.

“No sábado de manhã teremos ainda a Ação Social, com emissão de carteiras de identidade e atendimentos em saúde”, informou o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado. “Será um evento completo e que tem feito sucesso em todas as regiões”, concluiu.

A FENECITI é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a FCDL/RN, CDL de Pau dos Ferros, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e Fapern. Conta com o apoio do SEBRAE, Fiern, Fecomércio, AGN, Banco do Nordeste, UnP, UERN, UFERSA e IFRN. A CDL de Pau dos Ferros é responsável pela comercialização dos estandes.

Espaço Inovação

Com o intuito de expor novidades em pesquisas e projetos realizados por instituições de ensino de Pau dos Ferros, a FENECITI organiza nesta edição uma área totalmente voltada para a exposição de projetos, pesquisas e ações desempenhadas pelas instituições educacionais da região: o Espaço Inovação.

Dentre as várias instituições participantes, está a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em seu Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), que desenvolve muitas ações de pesquisa e extensão com 17 grupos de ativos e reconhecidos, e na extensão representadas principalmente pela Brinquedoteca Ambulante de Leitura nas Escolas (BALE), Brinquedoteca, Espaço Interativo de Tecnologia e Aprendizagem (EITA), Laboratório de Geologia, Sedimentologia e Solos, Laboratório de Geoprocessamento, e a Incubadora de Empresas – Juazeiro.

De acordo com o diretor da UERN/CAFP, Agassiel de Medeiros, as expectativas para a FENECITI são as melhores. “As nossas expectativas são baseadas na exposição dos nossos serviços – cursos de graduação e pós-graduação – que são oferecidos à sociedade do Alto Oeste Potiguar, e na possibilidade de integração com outras instituições parceiras que podem trabalhar em ações conjuntas, como o IFRN e a UFERSA”, comenta o diretor Agassiel.
O campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA em Pau dos Ferros, estará presente com um leque de possibilidades a serem compartilhadas com o público, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e extensão. “Temos o intuito de aliar a teoria à prática e demonstrar nichos de mercado existentes em nosso estado para discentes, trabalhando junto com a comunidade acadêmica e a população Pauferrense”, explica a coordenadora de extensão, a professora Rafaely Bandeira.

Entre os projetos da UFERSA que serão apresentados aos visitantes durante a FENECITI, estão: I Semana Integrada sobre Mobilidade (I SIM); Melhoria do Conforto Térmico através de Recursos Naturais; Robótica Educacional para Aplicação com Pessoas com Deficiências Motoras/Mentais; Curso Alohomora English: opening door to knowledge; Políticas Públicas, Planejamento e Projeto em Arquitetura e Urbanismo no Semiárido Nordestino; Espaço da Ciência: Interligando Saberes promovendo Inclusão Social; e Contribuições para Análise e Dimensionamento de Estruturas em Água Nova – RN.

Programação Cultural

Durante toda a Feira, o Palco Cultural recebe apresentações e intervenções artísticas não só de grupos e instituições do município anfitrião, mas também das cidades vizinhas que, nesta edição, compõem a Região Oeste do Estado. Entre a a programação, destacam-se as apresentações do Bandinho de Lampião, do município  Doutor Severiano; da Junina “Pinico Sem Tampa, do município de São Miguel; da Orquestra de violão musical Arte e da Orquestra filarmônica jovem, de Pau dos Ferros; do Concerto Popular de Riacho do Santana; do Poeta Francisco de Assis, de Água Nova; da Filarmónica 12 de Setembro, de Lucrécia; do Grupo Xaxado Cangaceiros do Sertão e do Grupo Bate-Lata, de Venha Ver.

Encerrando a programação dos dois dias de feira, o público poderá conferir, às 22h, os shows de João Neto Pegadão e Skema Sertanejo, na sexta, e  André Luvi e Everaldo Miguel, no sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias