Dia Mundial da Terra: seis hábitos para proteger o ambiente

A sustentabilidade não é uma palavra nova e já faz parte do currículo escolar há algum tempo, bem como do dia-a-dia das famílias. No entanto, o assunto pode ser um pouco vago e generalista.

Um estudo divulgado pela SAR (Seas At Risk) fornece fatos preocupantes sobre as quantidades de plástico descartável que é utilizado, na vida cotidiana e que contribui significativamente para a poluição da Terra, diretamente dos oceanos que representam 71% da superfície do planeta.

Para Lars Anderson, CEO da My Nametags “é urgente, adotar desde criança, hábitos de vida sustentáveis que vão além da questão ambiental, pois ao falar de preservação e cuidado, revelamos preocupação para que as gerações futuras tenham acesso ao que hoje é para nós acessível e isso é um grande ato de generosidade”.

Separar o lixo, não desperdiçar água, nem energia, ou mesmo a diminuição do consumo em geral, acaba por já estar incutido no pensamento dos mais novos. Mas quais os pequenos hábitos do cotidiano que ainda podemos melhorar?

A My Nametags deixa seis boas práticas para ajudar o meio ambiente:

Sacos de Pano Vs Sacos de Plástico

Estima-se que, anualmente, 18 bilhões de resíduos plásticos entrem nos oceanos a partir de regiões costeiras, o equivalente a cinco sacos de compras de supermercado que se amontoam em cada 30 centímetros de costa, à escala planetária.

Quantas vezes ao fazermos a mochila do nosso filho, com o equipamento para a Educação Física, guardamos os tênis em um saco de plástico de forma a evitar o contato direto com a roupa? Os sacos de pano já não são propriamente uma novidade, mas se pensarmos a fundo na quantidade de formas em que os poderemos utilizar, depressa constatamos que ainda os utilizamos muito pouco. Um saco de pano para guardar roupa ou outros tipo de objetos será sempre uma solução mais eco-friendly.

Canudos alternativos

A discussão em torno da utilização dos canudos é grande e hoje em dia, há diversos estabelecimentos e marcas que estão abolindo sua disponibilização para consumo, pois se sabe que é uma das maiores fontes de poluição.

A Walt Disney Company anunciou no final de 2018 a supressão do uso de canudos de plástico descartáveis em quase todos os parques temáticos e estâncias turísticas da marca. Esta política, que entrará em vigor ainda em 2019, permitirá cortar mais de 175 milhões de canudos que são consumidos, anualmente, nas diversas unidades de diversão. Existem no mercado várias soluções alternativas ao plástico. Metal, madeira ou até massa são alguns dos materiais que se apresentam como alternativa aos canudos que conhecemos e permitem que sejam reutilizáveis ou até comestíveis.

Vegetariano por um dia

Diversos estudos apontam para a necessidade de reduzir em 75% consumo de carne de vaca e em 90% a carne de porco, para reverter a situação de sobreprodução e extrema poluição. A carne produz uma emissão de gás elevadíssima. Uma boa prática para atenuar este efeito poderia ser aderir à iniciativa “Segunda sem carne” iniciada pelo ex-Beatle Paul McCartney na MeetFreeMondays. Ao mesmo tempo que contribui para a diminuição da poluição este poderá ser um desafio que para hábitos de vida saudáveis de forma divertida com a sua família.

Fraldas reutilizáveis

Sabe-se que em média um recém-nascido pode gastar até 11 fraldas por dia e que os bebês com mais idade utilizam cerca de seis a 10 fraldas descartáveis diariamente. Se um bebê deixar as fraldas por volta dos dois anos de idade, terá gasto cerca de 7.500 a 8.000 fraldas descartáveis. E sabendo que uma só fralda descartável leva 600 anos a decompor-se na totalidade, não é necessário fazer contas para perceber o efeito nefasto que este tipo de material exerce no meio ambiente. Pode parecer um retrocesso voltarmos às fraldas de pano, mas a verdade é que já existem diversas opções no mercado para a reutilização de fraldas, zelando pelo conforto do seu bebê, do planeta e até da sua carteira.

Brinquedos

Quem nunca olhou para o chão do quarto do seu filho e colocou as mãos à cabeça com a quantidade de brinquedos espalhados? Muitos deles acabam partidos, outros cumprem a sua função por um período muito curto e outros nem saem da caixa. Sem pensarmos muito no assunto, vamos nos desfazendo deles aumentando mais uma vez a quantidade de plástico no ambiente.

Os brinquedos de plástico podem poluir as casas com minúsculas partículas de plástico. Devido ao seu tamanho minúsculo, os microplásticos podem ser inalados e induzir uma enorme variedade de doenças, incluindo as respiratórias, as cardiovasculares e até mesmo o câncer, revela o World Economic Forum. A regra aqui é: poucos, mas duradouros. Existem diversos brinquedos em madeira ou feitos de material resistente e mais amigos do ambiente.

Garrafas reutilizáveis

As garrafas de plástico foram sem dúvida uma revolução no que toca à forma como conseguimos transportar água de forma leve e prática. No entanto, a forma descartável com que as utilizamos, muitas vezes uma única vez, é fonte de grande produção e consequente acumulação de plástico. Cerca de 40 por cento do volume total de plástico produzido é usado no fabricação de embalagens, e grande parte é usada apenas uma vez e jogada fora em seguida.

Menos de um quinto do volume total de plástico é reciclado, embora muitos países e empresas procurem soluções inovadoras para aumentar este número. As garrafas reutilizáveis, disponíveis em materiais, cores e tipos diversos podem ser uma solução eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Faz o “L” Ivete Sangalo!

Flopou o show de 30 anos de carreira, sempre com o mesmo repertório, da lacradora Lulista, Ivete Sangalo, no Maracanã ontem (20). Ela que gosta

Leia Mais