Carta aberta: Pároco de Currais Novos (RN) acena com adiamento da Festa de Santana e Vaquejada em Julho

O pároco de Santana, Padre Cláudio Dantas, divulgou neste domingo (12) de Páscoa uma carta aos seus paroquianos. No texto ele demostrou toda preocupação com a pandemia do Coronavírus que afeta o mundo e a região. Citou dois eventos previstos para julho em Currais Novos: A Festa de Santana e a Vaquejada. Ele ainda pediu na carta que evitem as LIVES de artistas com aglomerações.

Carta aberta aos currais-novenses e a todo povo de Deus:

Considerando o panorama mundial a respeito da elevada capacidade de propagação do novo coronavírus (COVID-19), dotado de potencial efetivo para causar surtos;

Considerando o aumento exponencial dos casos do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e no Rio Grande do Norte;

Considerando o fato de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado, em 11 de março de 2020, que a contaminação com o novo coronavírus (COVID-19) caracteriza pandemia;

Considerando a recomendação das autoridades sanitárias de diminuição das aglomerações e do fluxo de pessoas em espaços coletivos, para mitigar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) no Rio Grande do Norte;

Considerando a necessidade de estabelecer parâmetros de acompanhamento de turistas que estejam em território estadual, bem como que sejam fornecidas as informações necessárias sobre as determinações governamentais de restrição de circulação (Trechos do Decreto Estadual nº 29.600/2020 – Publicação feita na manhã desta quinta-feira (9) no Diário Oficial do Estado (DOE)).

Amados irmãos (as), a Pandemia do Coronavírus bate a nossa porta. Já tivemos casos confirmados em Santa Cruz-RN e Cerro Corá-RN, este último com óbito de uma criança de apenas 1 ano e 7 meses. Não sabemos se já temos transmissão comunitária no Seridó. Natal tem diversos casos confirmados e também algumas mortes. O mesmo se verifica em Mossoró-RN, que tende a se tornar o epicentro da pandemia no nosso estado, pela proximidade com o Ceará.

O Ministério da Saúde está muito preocupado com os estados do Ceará e Pernambuco.

Com o aumento de casos confirmados no Brasil e no RN e também de mortes e, observando uma maior aglomeração de pessoas nestes dias motivados pelo auxílio emergencial do Governo Federal e relaxamento do isolamento social por parte da população, venho apelar às autoridades do nosso município de Currais Novos-RN, que endureçam as medidas protetivas ao combate ao coronavírus e, quando falo em endurecer não quero dizer em fechar tudo mas, intensificar as barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade, monitorar na rodoviária e pontos de Táxi quem entra e quem sai na cidade.

Aos comerciantes e redes de serviços essenciais, que ajudem no combate e prevenção ao novo coronavírus,colocando funcionários para organizar as filas nos supermercados, casas lotéricas e bancos, evitando aglomerações e controlando o distanciamento entre as pessoas e que ofereçam álcool em gel para higienização das mãos na entrada e saída destes estabelecimentos. E ainda, que peçam para todos os clientes usarem máscaras.

Nesse primeiro semestre temos dois grandes eventos na cidade de Currais Novos e região do Seridó, que são a Festa de Sant’Ana e a Vaquejada. Eventos que estimulam a economia da região e mobilizam milhares de pessoas em torno da fé e religiosidade popular.

Devido à pandemia, estes dois eventos podem ser adiados, caso não haja um controle do COVID-19.

Por fim, peço a todos aqueles que puderem, que fiquem em casa e respeitem a quarentena e o isolamento social.
Rezo por todos os profissionais de saúde que estão neste momento na linha de frente ao combate do coronavírus(médicos,enfermeiros),caminheiros, policiais, garis e todos aqueles que arriscam diariamente suas vidas para manter os serviços essenciais em pleno funcionamento.

Peço também às pessoas que não convidem os amigos para lives, beber e fazer churrasco em suas casas. Não é o tempo dessas confraternizações, pois o momento é de se resguardar e só sair de casa quando extremamente necessário.

A humanidade já passou por sérias crises sanitárias e humanitárias como: Peste, duas guerras mundiais, gripe espanhola, etc. Sairemos de mais esta, fortalecidos e com uma nova visão de mundo e queira Deus, mais humanizados. Juntos venceremos, se cada um fizer a sua parte.
Meus cumprimentos em Cristo Jesus.

Pe Cláudio Dantas de Oliveira
Pároco de Sant’Ana

Currais Novos-RN, 12 de Abril de 2020
Domingo de Páscoa

Uma resposta

  1. Com certeza esse padreco sem futuro, é um comunista defensor de bandido,da qualidade do bispo diocesano,ao qual esse padreco faz parte da gangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias