Cidades

Canguaretama: Leandro Varela sofre derrota no TRE e deverá acontecer nova eleição para prefeito

Compartilhe:
  • Agravo é rejeitado por 6 a 1 e processo sobre suposto “Caixa 2 de Pix” avança na Justiça Eleitoral

O prefeito de Canguaretama, Leandro Varela, começa a enfrentar um cenário jurídico cada vez mais delicado após julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (27).

Por 6 votos a 1, o TRE rejeitou agravo interposto pela defesa do gestor contra decisão da juíza Daniela Cosme, da 11ª Zona Eleitoral, que conduz ação investigando suposto abuso de poder econômico e abuso de autoridade nas eleições de 2024.

O caso envolve apuração de um alegado esquema apelidado de “Caixa 2 de Pix”, que estaria sendo investigado no âmbito da campanha municipal. A defesa tentou impedir a oitiva de testemunhas que não compareceram à última audiência, cuja nova data já foi designada para março.

Nos bastidores, a movimentação foi interpretada como tentativa de barrar ou retardar a fase de instrução do processo. A magistrada, no entanto, já sinalizou que poderá julgar a ação com ou sem a oitiva das testemunhas remanescentes.

Com a derrota no agravo, o processo segue seu curso normal, e o ambiente político local passa a conviver com a possibilidade — ainda dependente de decisão final — de cassação e eventual convocação de novas eleições no município do Agreste Potiguar.

A defesa do prefeito ainda pode recorrer dentro das vias legais, mas o resultado do julgamento desta semana é visto como revés significativo na estratégia jurídica adotada até aqui.

O desfecho agora dependerá da conclusão da instrução e do entendimento final da Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *