Após enfrentar três anos de estiagem e ofertando água para mais de 60 mil pessoas de Currais Novos e Acari de forma racionada, a barragem “Eurico Gaspar Dutra”, o Gargalheiras, entrou em colapso nesta terça-feira (01), ou seja, seu volume de água não é mais suficiente para que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), abasteça as duas cidades seridoenses.
Com esta situação caótica, a CAERN se reuniu na manhã desta quarta-feira (02) com o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, vereadores, empresários, e com a presidente da CDL e do Comitê SOS Adutora, Francisca Felipe, para apresentar o plano emergencial que será realizado para abastecer Currais Novos. O encontro contou com a participação do professor da UFRN, João Abner, do engenheiro José Eudes, e do diretor de operação e manutenção da CAERN, João Alberto
As soluções emergenciais e que deverão ser acionadas pela CAERN dependem da celeridade para a contratação de uma empresa que captará água a partir da Adutora Serra de Sant’Ana em São Vicente, e que através de carretas-pipa trarão água para a estação da CAERN no município que fará a distribuição para a população através do sistema normal de abastecimento.
É no mínimo, muito estranho só agora essas autoridades tenham percebido a gravidade desse problema. Aí eu pergunto, que capacidade de gerenciamento tem essa cambada para estar a frente de uma administração pública? Agora de uma coisa eu tenho certeza, a partir de amanhã eles vão ter muita competência para contratar obras sem licitações, contratar carros pipas que não transporta água, comprar votos com promessa de água.