Parelhas: MP recomenda elaboração de plano para rede cegonha

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Parelhas, encaminhou para gestores dos municípios de Parelhas e de Equador Recomendação visando a criação de estrutura para assistência à saúde na qual garanta a execução do plano nacional da rede cegonha.

De acordo com a IV Unidade Regional de Saúde Pública(Ursap), da Secretária Estadual de Saúde Pública (Sesap), esses dois municípios não possuem um plano municipal de saúde, impossibilitando o planejamento para criação da rede regional e rede cegonha.

O MP recomenda que os prefeitos e secretários de saúde de Parelhas e de Equador designem equipes de profissionais para elaboração, condução e estratégias necessárias para o plano municipal da rede cegonha. Assim como, a contratação dos serviços de assistência à saúde por parte dos gestores.

O Ministério da Saúde lançou em 2011 a rede cegonha, com objetivo de oferecer a mulher o direito ao planejamento reprodutivo e a gravidez desde o pré-natal até pós-parto, porém, para funcionar, os municípios necessitam de recursos humanos, físicos e materiais destinados a essa área da saúde.

Uma resposta

  1. Venho informar que o Plano de Ação da Rede Cegonha do município de Parelhas foi enviado a IV Regional de saúde do RN no dia 04/07/2013. Além de que o nome da profissional integrante do Grupo Condutor já havia sido encaminhado anteriormente. Devido a isto solicitamos a retificação da matéria a cima. Para mais informações procurar a Gerente da IV URSAP (em Caicó).

    Tarcísio da Costa Clementino
    Secretário Municipal de Saúde do Município de Parelhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias