Notas

“Dama de Ferro”: Nina é acusada de politizar crise e buscar proveito com situação dos flagelados

Compartilhe:
“Dama de Ferro”: Nina é acusada de politizar crise e buscar proveito com situação dos flagelados

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal e primeira-dama da capital, Nina Souza, fez cobranças públicas ao Governo do Estado e a setores da oposição ao comentar os impactos das fortes chuvas na cidade. Segundo ela, a conclusão de obras estruturantes de saneamento, especialmente na Zona Norte, é fundamental para reduzir alagamentos e transtornos.

Nina apontou como prioridade a entrega da Estação de Tratamento de Esgotos Jaguaribe, sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Para a secretária, a demora na obra compromete parte das ações municipais diante das consequências das chuvas.

As declarações, porém, geraram reação e críticas. Nos bastidores políticos, há quem avalie que a secretária tenta transferir responsabilidades e tirar proveito político da situação enfrentada por famílias afetadas. Também cresce a cobrança sobre a atuação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SENTAS), questionada quanto à capacidade de resposta no atendimento às pessoas em vulnerabilidade durante o período de chuvas intensas.

Nina ressaltou que apenas cerca de 3 por cento da Zona Norte possui cobertura de esgotamento sanitário, situação que, segundo ela, contribui para o acúmulo de resíduos nas lagoas de captação — estruturas projetadas para receber basicamente água da chuva. O tema reacende o debate sobre responsabilidades compartilhadas entre município e Estado na prevenção e mitigação dos impactos urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *