Vídeo com desabafo de professora do RN já bate recorde de acessos no Youtube

A professora Amanda Gurgel deixou os deputados da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte sem saber o que falar, durante audiência pública, na última terça (10), ao comentar a situação precária da educação. “Parem de associar qualidade de educação com professor dentro de sala de aula, não fico constrangida de mostrar o meu contracheque, porque penso que o constrangimento deve vir de vocês”, diz a professora que recebe uma remuneração de R$ 930,00.

Confira o vídeo que já tem mais de 55 mil acessos:

42 respostas

  1. A fala dessa professora foi uma punhalada nos ouvidos da Nação. Esses politicos abjetos, que por conveniencia deixaram a situação da educação chegar no ponto que chegou, merecem o nosso desprezo.

    Parabéns professora! Vc falou por todos os professores do Brasil, e com esse vídeo na internetr muita coisa vai mudar pra melhor, ninguem, aguenta mais ouvir esse blá blá blá de politico.

  2. Perfeita a professora, disse o que todos os trabalhadores do estado queriam dizer.

    A cara dos políticos nessa hora ficou no chão, pelo menos os que tem vergonha na cara.

  3. É se todos os professores fossem como ela, garanto q a muito tempo esse quadro ja teria mudado!

    Essa Amanda esta de parabens eternamente…

  4. PARABENS, VC SIM MERECIA ESTAR ASSUMINDO O CARGO DE SECRETARIA. TEM CORAGEM E SABE AS NECESSIDADES QUE PASSAM OS PROFESSORES.

  5. Isso é tudo que nós professores desejávamos vomitar a muito tempo na cara desses politicos que só prometem e nada fazem pela educação do nosso país. Parabens pela fala professora, esse foi um desabafo nota 10.

  6. Caro Robson isso que a professora falou é a realidade de nós professores, a merenda é negada pra nós professores, o salário nem se fala, tudo que acontece na sala de aula a culpa é do professor sem falar das escolas privadas quem tem vez é o cliente, o professor é apenas um objeto sem falar que temos que trabalhar os três horários pra manter nossa família isso é a nossa realidade enquanto os deputados ganham rios de dinheiro e não fazem nada ou seja todos os políticos do nosso Brasil.

  7. Não acredito que muita coisa irá mudar depois do discurso da professora, pois os politicos são todos ‘CARA DE PAU’. Mas se todos tivessem a consciência política que ela demonstrou ter e a coragem de enfrentar com elegância a classe politica, o Brasil mudaria sim. Viva Amanda.

  8. Sou professor ha 5 anos, concordo sim com a fala desta colega de profissão, em contra partida soou radicalmente contra essa greve, acredito mesmo que esse sindicato politiqueiro que diz nos representar, poderia encontrar outra forma de negociação, sem pressão contra um governo de 5 meses e sem prejudicar milhares de outras pessoas (Alunos). imagina só vc leitor a angunstia de um pré-vestibulando, as véperas do enem, sem aula, devido a essa greve. Só pra encerrar, essa professora qdo prestou concurso foi enganada? disseram a ela que a mesma receberia 5 mil, não, eu pelo menos sabia exatamente oq ia receber, oq naum me permite me acomodar, quero sim reajustes, cumprimento dos planos, mais não quero ser contribuinte com o fracasso de milhares de alunos! Existe outras formas de luta, o sindicalismo brasileiro esta mal acustumado com essa conversa de greve!

  9. Essa professora sintetizou o que todos professores pensam a respeito da educação do nosso estado e nação. Esse política precisam de uma boa dose de vergonha para nos representar e também a Senhora Secretária preciso deixar de querer enganar os professores.

  10. ih, Felipe de Mossoró, voce pisou na bola. Acho que voce não é professor e, se for, está querendo o quê no atual governo, com essa puxada de saco?
    A única forma que o trabalhador tem de pressionar os patrões, na luta por seus direitos, é a greve, aliás, um instrumento de direito, pois está previsto na nossa CF.
    E se a greve não tivesse consequências, não teria sentido. As aulas poderão ser dadas depois, recuperado o tempo.
    Acorde, meu rapaz, ficar contra seus colegas, se é que voce é mesmo professor, repito.
    E

  11. PARABÉNS, AMANDA, VC REALMENTE FALOU POR TODOS, DESMASCAROU ESSE CORRUPTOS QUE “NOS REPRESENTAM”. Com certeza, vc deveria estar no lugar de D. Betânia Ramalho, pois como secretária de Educação a mesma está perdida. Deveria voltar à COMPERVE.
    . Esse discurso servirá como bandeira para as lutas sociais e tbm para darmos o troco aos políticos do RN. VIVA, AMANDA!

  12. Felipe(Mossoró), você está esperando uma boquinha no governo é? De professor vc não tem nada, de babão tudo.

  13. Concordo com a professora. Infelizmente o tempo foi pouco para dizer tudo que vemos na educação: um descaso, um caos! E não há desculpa para a governadora, pq só faz 5 meses que está no poder. A educação deveria ser tratada com prioridade, com a saúde, também. Os deputados devem, sim, ficar envergonhados com isso, pois ganham horrores pra trabalhar poucas horas. Sem falar que todos têm seus carros sofisticados e o ambiente de trabalho é um luxo só, como vimos nas imagens! É um insulto aos trabalhadores da educação que têm a maior responsabilidade nas mãos: formar cidadãos. Mas do jeito que está não dá nem para formar gente, que dirá cidadãos! Queremos resultados práticos e imediatos, assim como foi a aprovação imediata do aumento dos supersalários dos deputados. Pra isso tem dinheiro,né????? Vamos continuar na greve, sem pressão, não há solução.

  14. Bom dia fogo de palha, recebo sua opnião com respeito, alias, sua e de todos os outros professores que comentaram esse post. sou sim professor, leciono fisica, a 5 anos, muitos deles como estagiário (Isso sim é sofrer). sou licenciado em fisica, especializado em ensino da matemática. vou repetir a minha visão sobre essa greve:
    1° Os grevistas estão prejudicando de forma vergonhosa milhares de estudantes.
    2º essa não é a melhor época para essa greve, o governo ainda esta se instabilizando financeiramente (Obs. como o sr insinuou, não quero nada do governo estadual, pois não presciso, sei correr atras do que eu quero, sem babar niguém, diferentemente dos que dizem que defendem a educação do RN, que são usados com concordância por alguns para ter permanente assento no congresso federal e na assembléia lesg. )
    3º lembro-me que em 2006/2007 uma grande greve aconteceu no RN,ao fim da greve a justiça ordenou que as aulas fossem repostas, oq não aconteceu de forma correta, lembro-me que na época alunos terminaram o 9º ano do fundamental, vendo apenas 3 conteúdos,no máximo, aulas rpostas em dias como sabado e domingo, não surgem o mesmo resultado. isso é fato.
    4º a luta é louvável, devemos reeinvidicar nossos direitos, desde que sejamos cumpridores dos nossos deveres!

    sem mais para o debate, o senhor tem sua opinião formada, não conseguirei muda-lá assim com os seus agurmentos não me convencem.

    Grato pela atenção!

  15. Professor Felipe,

    A educação no Brasil chegou a esse ponto porque, pessoas como voce acham normal um Deputador Estadual ganhar mais de 20.000,00 reais mes, fora as vantagens… e um professor tendo que sobreviver a duras penas com 930,00 reais.
    Acorda Felipe! Essa professora sempre soube das dificuldades que iria enfrentar abraçando essa profissão, mas como tem consciencia e bom senso resolveu lutar pelos direitos de todos, inclusive os seus.

  16. Peço precipitadamente aos que se dizem professores ai em cima, sou uma aluna curso o 3°ano do ensino médio, não só eu mas todos os pré- vestibulandos tem um sonho a alcançar que é passar no Vestibular, entendo dignamente a situação dos professores do Estado, mas , e nós alunos ?
    Sei que a greve é a forma que vocês usam pra chamar atenção do Governo, mas só nos prejudica cada vez mais, como diz FOGO DE PALHA aí em cima que as aulas poderão ser dadas depois, ?! como ?!
    Sendo dado metade do assunto, precisando dá vários de só vez ? NÃO !
    Desculpa, mas vocês literalmente não entendem que isso só nos prejudica, não adianta querer voltar atrás depois, vai ser tarde, nós alunos já estamos sendo prejudicados só vocês não perceberam isso, eu quero uma educação de vergonha no meu Estado sim, mas também quero professores que saibam compreender que nós alunos não somos culpados, e precisamos deles pra correr atrás dos sonhos que eles tanto falam dentro de sala de aula !
    Eles falam que se agente não estuda, agente não tem chances de passar, mas como nós vamos estudar se eles não querem ir da aula ?
    POR FAVOR PROFESSORES DO ESTADO PENSEM MELHOR, OS ÚNICOS PREJUDICADOS NESSA HISTÓRIA SOMOS NÓS :
    ALUNOS !

  17. Profa. Amanda Gurgel – Meus parabéns , pela brilhante colocação de suas idéias, de improviso. Quando sentimos a dor sabemos com precisão diagnosticar o local e quais os motivos. Secretária de Educação, Deputados e outros que estavam presentes ou ouviram, ficam sem resposta, só mesmo colocar a carapuça.
    Você , falou por todo sindicato e colegas, inclusive o Felipe de Mossoró

  18. Vcs que não sabem qual a função de um professor, me perdoe, mais a culpa nao são de pessoas como eu, e sim de pessoas como vcs, vcs so conseguem nesse momento olhar para o própio umbigo, não lembram da brilhante missão que temos, que é transformar o futuro do pais, mais como? fazendo greves, falando mal dos politicos? NÃO!! o poder que temos é maior que esse, temos o poder de moldar a cabeça dos jovens, mais vcs não veem isso, querem a todo custo prejudicar as únicas pessoas que não tem culpa nenhuma do descaso do governo brasileiro com a educação, os nosso alunos, vergonha de vcs!continuem assim, como a 20,30, 40 anos, o resultado deve ser brilhante né? hj ta tudo uma maravilha, vcs não veem que esses metodos usados a quase um seculos são falhos? repito, vergonha de vcs!

  19. Nossa, que coisa boa… vários comentarios! Rsrs

    Bem, primeiramente Parabéns a profesora Amanda.
    Lendo alguns dos comentários aqui publicado foi possível notar a seguinte frase “Ela disse tudo que os professores queriam dizer”. Isso é fato verídico, mas e aí? vocês vão deixar que só ela grite? varias vozes não gritam mais alto? será que não é o ponto inicial para uma verdadeira “revolução”, fico pensando que não deveriamos só achar “bunitinho e corajoso” tenhamos esse fato como um caminho aberto para todos nós, está na hora de cada escola juntar seus professores e também darem seus gritos, e isso não uma tarefa só para os professores, nós (sociedade) temos que ajudar, afinal é essa classe que educa nossos filhos, que os tornam cidadões e os preparam para o futuro. Vamos lá companheiros, não deixem a bola cair, ou próxima semana tudo não passará de mais um velho vídeo no #youtube
    Fica aqui meu humilde comentário.

  20. Bom, se professor fala, pai de aluno tb tem direita de falar!
    Tenho uma filha que estuda o 7º em escola pública, tenho respeito pela msm, foi em Escola publica que estudei minha vida inteira. Mas, confesso que ela só estuda nela, por eu não poder pagar uma particular. Defendo tb o direito do professor ganhar melhor. Defendo o respeito a classe, defendo a supremacia do professor. Mas, INTERROGO – qd vcs receberem o tão sonhando aumento, vão pagar os dias sem aula com a dignidade e o respeito que os alunos merecem ou alinhavar como é de praxe? Jogar conteúdo em aulas de 30 minutos para repôr os dias sem aula e poder terem férias? Infelizmente é assim que a maquina funciona, vcs criticam os superiores, mas depois mascaram como eles fazem, dão gato por lebre. Minha filha esta perdendo conteúdo, espero em Deus que se um dia ela decidir ser professora, pois vem de uma família de professores (avós, tias etc), Ela vá consciente de que professora ganha mal, e, é antes de professor um sofredor. E que ela não faça greve pra não prejudicar inocentes. Estarei de olho pra ver se a classe agirá com os discentes com a dignidade que hoje exige merecer de seus superiores. Vcs é que estarão na berlinda! SORTE PARA TODOS!

  21. Oi aluna,
    É lamentável que vc nas vesperas de fazer vestibular ainda escreva assim… É importante saber redigir um texto, mas isso só depende de vc gostar ou não de lê…
    Portanto, a professora tem o direito a greve e vc o dever de estudar mais.

  22. Adorei, assim que deve ser, nada de só ouvir blababla, a educação muda se mudarem as regras e a primeira delas é um aumento de salários para todos os professores. Parabéns professora….VALEU>>>>

  23. Realmente este país só tem brincante.
    Como que um individuo pode dizer que vc fez concurso ,sabia que seria ruim então vc esta fadado a morrer sem revindicar seus interesses.E neste, não é só um interesse particular de uma classe, mas de todos que entende quesó através da educação poderão sonhar com futuro melhor.Através da professora Amanda,todos os educadores compromissados deste país tiveram sua angustia exposta.Se for para se calar, não podemos reclamar mais nada ,temos que permanecer indiferentes ao que acontece ,nesta podridão politica deste
    Brasil,pois afinal somos nós que colocamos estes irresponsáveis e @#&§§*? lá,para governar nosso país.Cero?Lembramos que o Brasil só irá melhorar quando a socieadade em geral priorizar a educação.Valorizando o profissional que teria que ser melhor remunerado,respeitado enfim dignificado, pois será através deste que se dará grande transformação em nosso país.Faz-me rir…que queremos alcançar o IDBE nota 6,de que forma?
    Aplicando provinhas que até quem não sabe ler e de olhos fechados responde, ou através de numeros forjados(manipulados).Brasil vc já mostrou sua cara de pau faz tempo.Pra quê eles querem um povo com educação? Para votar com inteligência?Para não tolerar todos os absurdos praticados por eles?Para que questionem? Deste jeito que esta,é muito bom para eles…e como é. Acorda Brasil,brasileiros…Vamos lutar juntos!Vote consciente!

  24. Felipe, tudo é muito lindo,mas não estamos num conto de fadas,este é um mundo real.Professores tem familia para sustentar e contas para pagar.Vc sabia?
    Acredito que só entra para esta profissão quem tem esperança que só atraves da educação ,seremos realmente um país desenvolvido em todos os aspectos.Mas,não me venha com esta filosofia barata que não precisamos de um incentivo financeiro, que só o amor a profissão basta.Ah!Vc não acredita em coelhinho da páscoa,não é? Greve realmente é uma forma arcaíca revindicar os direitos,mas é a unica forma de conseguir chamar a atenção e alcançar respostas.VC conhece outra forma,nos fale?Quantos aos pais e alunos vocês deviam estar preocupados com um melhor futuro e não com esse presente pobre que estamos vivendo.Vcs não gostariam que seus filhos tivessem uma educação de qualidade?Uma escola que realmente respondesse a necessidade do seu filho?Sò será possível através d a valorização do profissional da educação.Então não se prendam a detalhes no agora ,pois queremos o melhor para nossas crianças e adolescentes…Afinal professor tem filhos vivemos dentro da mesma realidade que todos os pais alunos…temos que andar juntos.

  25. Parabéns professora Amanda, seu discurso estava preso na garganta de todos os educadores do Brasil, concordo com tudo o que você falou. Se for preciso assinar em baixo conte com toda a categoria de Frutuoso Gomes R/N. Um forte abraço.

  26. Parabens cara colega!!! Eu desisti no magistério, mas serei sempre admiradora destes bravos profissionais….

  27. Fiquei deveras emocionado com as palavras da professora Amanda Gurgel. Chequei as lágriamas por me sentir incapaz de demonstrar minha solidariedade e a minha angustia com a situação caotica da educação em nosso Brasil. O salário do professor e as péssimas condições de trabalho não são “privilégios” do Rio Grande do Norte. Infelizmente vai continuar assim: se voto mudasse as coisas não seria voto, seria veto. Com os mesmos politicos, com os mesmos governantes, com os mesmos regimentos, etc não haverá avanços na educação, na saúde e na segurança. Um povo educado, bem informado não elege os mesmos. Seu voto vira veto e isso não interessa aos deputados e senadores brasileiros. Parabéns professora Amanda, a senhora, pela coragem de falar a verdade me fez lembrar Joana d’Arc, heroína: A combatente francesa (1412-1431) assumiu o comando do exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII. O papa Bento XV nomeou-a santa em 1920. Morreu na fogueira por heresia.
    Precisamos fazer uma corrente de amor pela educação do mesmo modo como se faz com o futebol no Brasil. O povo tem que entender que o futuro de qualquer País passa obrigatoriamente por essa vertente: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

  28. Feliz por acreditar que no nosso país existam centenas de Amandas gurgel, triste em saber que no nosso estado ainda existam pessoas como Filipe de Mossoró, suas colocações enverganham a categoria. O instrumento de lutas para as classes trabalhadoras inicia-se com o diálogo, mas quando ese instrumento não é recíproco para os dois lados, temos que utilizar a greve, que diga-se de passagem é um direito do trabalhador assegurado na Constituição Federal.
    Parabéns a Todas as Amandas, João, Marias… do Nosso Estado

  29. DINHEIRO PARA INVESTIR NA COPA DO MUNDO,O GOVERNO TEM E DE SOBRA,MAS PARA A EDUCAÇÃO SAUDE E SEGURANÇA O BRASIL NO GERAL ESTA DEIXANDO A DESEJAR.E PRINCIPALMENTE PARA O PREFEITO DE BELO HORIZONTE UE DISSE QUE A SAUDE E EDUCAÇÃO EM MINAS AINDA NÃO É UMA PRIORIDADE,EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA.

  30. Não sou professor, mas também não é necessário o ser, para apoiar tudo o que foi dito pela corajosa professora Amanda, diante desses traiçoeiros deputados. Afinal, se eu estou aqui escrevendo isso, por mais que encontrem algum erro nas minhas palavras, (com exceção desses erros), tudo o mais, aprendi com um professor numa sala de aula. Assim como ensinou a todos que ali estavam, ouvindo a fala da professora . No meu entendimento, o salário de um professor deveria ser um dos mais valorizados , senão o maior em qualquer país que fosse. Se um médico, um advogado, ou qualquer profissional formado, chegou onde chegou, é porque tiveram suas primeiras aulas ensinadas por um professor. Acredito que, sem o abc ensinado anos e anos atrás, não teríamos hoje , esse avanço que temos em todos os aspéctos políticos, sociais, tecnológicos e econômicos no mundo afora.

  31. Sou professora no Rio Grande do Sul e aqui é tal qual o relato de minha colega de tão longe. A Professora Amanda conseguiu relatar a realidade nossa, por aqui, tanto para o professor concursado na maioria dos municípios gaúchos, quanto os professores efetivos do governo do RS. Particularmente, tenho 16 anos em sala de aula e apesar de vários estudos de formação continuada, pagos por mim, nunca fui promovida. Também sou ESPECIALISTA.O pior é que ainda existem pessoas que acham que o professor NÃO TRABALHA. Abraços. Mari

  32. DOU TOTAL APOIO A ESSA PROFESSORA QUE DEVE SER CONSIDERADA POR TODOS NÓS UMA QUASE HEROÍNA, POR FALAR AQUILO QUE DEVE ESTAR TRAVADO NA GARGANTA DE MUITOS BRASILEIROS. È ISSO AI, PROFESSORA, EXERCENDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO CONTRA NOSSOS GOVERNANTES.

  33. É uma pena que a classe de professores são completamente desunidos, pois com um depoimento com tanta verdade da dura realidade desta profissão a mídia dando espaço para este depoimento maravilhoso a classe de professores não se mobilizaram para nada é sinal de que está concordando da forma em que se tem que trabalhar e infelizmente uma andorinha só não faz o verão.Professora espero mesmo no fundo do meu coração de que vc consiga tudo de bom para a sua vida profissional pois muitos professores preferem sofrer do que ir à luta.BOA SORTE

  34. Amanda disse muito sobre nossa realidade, pena que ela não teve mais tempo para continuar…
    Se ela tivesse mais tempo, tenho certeza que diria que desses $930,00, ainda teriamos que descontar o que o professor acaba gastando para poder trabalhar. Vocês conhecem outro profissional que compra o próprio material de trabalho com o próprio salário?
    Amanda você disse o que estava entalado na garganta de muitos professores…

  35. A Professora expressou-se muito bem. Mas, infelizmente, não será por realizar discursos afinados que a classe trabalhadora no Brasil vai conseguir mudar o cenário. Penso que a nossa nação não tem mais remédio e para o que não tem remédio remediado está.

  36. OI SOU ASG DO RIO GRANDE DO NORTE ASSU.PARABENS GUERREIRA.SUA FALA CALOU MUITOS POLITICOS.ESPERO QUE SIRVA COMO LIÇAO DE RESPONSABILIDADES PARA ELES COM A EDUCAÇAO.POIS A EDUCAÇAO PRA ELES SAO LIXOS.SABENDO ELES QUE SAO GRANDES E AO MESMO TEMPO PEQUENOS.ATRAVES DOS PROFESSORES.PARABENS VC MERECE. LUCIA DE FATIMA PANON 2 ASSU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Prazo de 30 dias para Temer

A Polícia Federal avisou ao ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que a perícia nos áudios que registraram a conversa do presidente Michel

Leia Mais