Categoria: Vacina

Prefeito Álvaro Dias quebra previsão de Fátima Bezerra e antecipa vacinação para população de 18 anos nesta quarta-feira (18)

Prefeitura fará ‘Balada da Vacinação’ nesta quarta para celebrar imunização do público de 18 anos. O horário será diferenciado, das 16h às 21h, em dois locais de grande fluxo de público, a Arena das Dunas, em Lagoa Nova, e o Ginásio Nélio Dias, na zona Norte da capital. A programação terá DJs nos dois drives e estrutura de som e iluminação para tornar a programação atrativa, motivando a juventude a participar e incentivar as pessoas com seu poder mobilizador nas redes sociais.

Os detalhes do mutirão foram anunciados nesta terça-feira (17) durante a coletiva para a imprensa realizada no gabinete do prefeito Álvaro Dias, no Palácio Felipe Camarão. O chefe do executivo municipal destacou o momento importantíssimo dessa vacinação. “Estamos concluindo agora toda a população adulta de Natal. Somos a nona cidade do Brasil, entre as 26 capitais e Distrito Federal, que alcança essa marca no Brasil. Isso nos enche de alegria, um marco que deve ser comemorado, uma fase que estamos concluindo com satisfação graças ao esforço da equipe da Secretaria de Saúde. É a prova indiscutível e inequívoca de que nosso esquema de enfrentamento funcionou. Uma grande vitória”, comentou. 

A ‘Balada da Vacinação’ será exclusiva para o formato drive-thru. Na Arena das Dunas estarão disponíveis 20 unidades de atendimento para quem estiver em meio de transporte, seja carro, moto ou bicicleta. No Nélio Dias, a logística do drive segue o formato atual, com 15 pontos de atendimento na área externa do ginásio.

Pedestres
No dia seguinte à ‘Balada’, a vacinação continuará normalmente em todas as 35 unidades de saúde, drives e pontos para pedestres. Com o fechamento do novo público, todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos terão a vacina disponível. 

Trânsito

(mais…)

Com ‘balada’, Natal (RN) inicia vacinação contra Covid de pessoas a partir de 18 anos nesta quarta (18)

Natal (RN) vai começar a vacinar pessoas de 18 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira (18). A imunização desse público começa às 16h e vai até às 21h e será apenas em dois drives – sem salas de pedestres. Antes disso, serão aplicadas exclusivamente segundas doses. O anúncio foi feito pelo Prefeito Álvaro Dias (PSDB) em entrevista coletiva nesta terça-feira (17). O gestor disse que vai criar a “Balada da vacinação”, com música e iluminação especial para o momento.

A vacinação para o público de 18 anos vai ser exclusivamente nos drives da Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias.

De acordo com o prefeito, nesta quarta-feira (18) poderão se vacinar apenas pessoas que estejam em veículos nos drives.  Quem não tiver a possibilidade, deve procurar os postos de saúde e os drives no dia seguinte, na quinta-feira (19).

Natal avança na vacinação imunizando jovens de 20 anos (segunda) e 19 anos (terça)

A capital potiguar vacinará nesta segunda-feira (16), as pessoas com 20 anos e na terça-feira (17) é a vez dos jovens com 19 anos. A Prefeitura do Natal (RN) acredita que ainda na próxima semana a capital alcance a faixa etária dos 18 anos e com isso conclua a fase atual do Plano Nacional de Imunização. Lembrando que a vacinação segue de segunda a sábado, 

“Nossa estrutura vacinal está pronta. Acreditamos que com a chegada de novas doses estaremos nos próximos dias vacinando os jovens de 18 anos. Natal é uma das cidades do nordeste que mais avança na imunização”, comenta Álvaro Dias, prefeito de Natal.

O secretário de Saúde, George Antunes, faz um apelo à população para que complete o esquema vacinal. “Tão importante como a primeira dose é a segunda, só assim nos sentiremos protegidos. A estrutura está pronta são mais de 40 pontos de vacinação, então eu peço, vão se vacinar”, relata,

A vacinação contra Covid-19 acontece em 35 UBS e nos cinco drives (SESI, Nélio Dias, Via Direta, Palácio dos Esportes e Arena das Dunas), todos os endereços, horário de funcionamento, tempo da fila nos drive e dúvidas podem ser acessadas através do https://vacina.natal.rn.gov.br/

É importante que a população faça o cadastro no RN Mais Vacinas.

SEGUNDA DOSE

As 35 UBS e os drives ( Palácio dos Esportes, Via Direta, Sesi, Nélio Dias e Arena das Dunas) aplicam a D2 dos imunobiológicos de Oxford, Coronavac e Pfizer (exceto Arena que não dispõe de Pfizer). Para receber a vacina basta estar com cartão de vacinação, documento com foto, comprovante de residência do município e dentro do prazo para a aplicação da D2.

Confira os prazos abaixo para ver quem está apto a receber a segunda dose:

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 25 de maio, ou 85 dias.

Coronavac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose.

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Com falta de vacinas da AstraZeneca, Saúde autoriza 2ª dose com Pfizer

  • A pasta recomenda a troca em “situações de exceção”

Em razão da falta de doses da vacina da AstraZeneca, o Ministério da Saúde autorizou os municípios a aplicarem o imunizante da Pfizer como substituto na segunda dose.

Em nota, a pasta afirmou que a troca é recomendada em “situações de exceção, onde não for possível administrar a segunda dose da vacina com uma vacina do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele imunizante no país”.

Segundo o G1, nesta sexta-feira 88% dos postos de vacinação da cidade de São Paulo chegaram a ficar sem vacina da AstraZeneca para a aplicação da segunda dose.

Leia também: Combinar 1ª dose de AstraZeneca com 2ª de Pfizer traz “alta eficácia” em estudo na Dinamarca.

Ministério da Saúde vai adiantar 2ª dose da Pfizer em setembro, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse neste sábado que pretende antecipar a aplicação da segunda dose da  vacina da Pfizer a partir do mês de setembro, quando todos os adultos já devem ter recebido pelo menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19.

Ao fazer que as pessoas possam completar o esquema vacinal em menos tempo, o adiantamento deve ajudar a barrar a disseminação da variante Delta, mais contagiosa.

A informação foi confirmada pelo ministro após evento de lançamento do programa-piloto de testagem em massa, na Feira dos Importados, em Brasília:

“À medida em que a gente avance na primeira dose, já se rediscutiu colocar a Pfizer no intervalo de 21 dias. (A previsão é) em setembro. Nós já temos 70% da população acima de 18 anos com uma dose”, afirmou o cardiologista.

Atualmente, o intervalo entre as doses é de três meses. Com a mudança, a população poderá completar o esquema vacinal da Pfizer em três semanas, intervalo previsto em bula.

O Ministério da Saúde já estudava adiantar a segunda dose, mas recuou diante de pedidos dos secretários estaduais para que o governo federal priorizasse aplicar pelo menos uma dose em toda a população com idade a partir dos 18 anos.

Estudo da Universidade de Oxford indica que o intervalo ideal é de oito semanas. O trabalho, divulgado no fim de julho, foi realizado com 503 profissionais de saúde.

RN recebe mais 95 mil doses de vacinas contra Covid neste sábado (14)

O Rio Grande do Norte (RN) receberá neste sábado (14) do Ministério da Saúde mais 95.320 doses de imunizanates contra a Covid-19.

O primeiro lote desembarca em solo potiguar às 12h, com 35.650 doses de Coronavac. Mais tarde, às 15h, o estado recebe 59.670 doses da vacina da Pfizer.

O RN já havia recebido outras 75 mil doses na sexta-feira (13).

Natal (RN) realiza mutirão de D2 neste sábado (14)

A Prefeitura do Natal (RN) realiza neste sábado (14) um mutirão de aplicação de D2 de todas as vacinas contra a Covid-19 na capital. Os cinco drives (SESI, Nélio Dias, Via Direta, Palácio dos Esportes e Arena das Dunas) vão funcionar das 08h às 16h, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde aplicando exclusivamente a segunda dose dos imunobiológicos de Oxford, Coronavac e Pfizer (exceto Arena que não dispõe de Pfizer). Para receber a vacina basta estar com cartão de vacinação, documento com foto, comprovante de residência do município e dentro do prazo para a aplicação da D2.

Confira os prazos abaixo para ver quem está apto a receber a segunda dose:

Oxford

Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 24 de maio, ou 85 dias.

Coronavac

Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose.

Pfizer

Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Mais vacina para o RN nesta sexta (13)

O Ministério da Saúde confirmou  a entrega de 46.360 doses de Coronavac para D1 e D2 para esta sexta (13) ao meio dia e 29.250 doses de Pfizer para D1 às 15h.

VÍDEO: Voluntária ‘esquece’ de aplicar vacina em paciente e é flagrada em Natal (RN); assista

Uma mulher que foi se vacinar na UBS de Candelária quase saiu de lá sem a vacina contra a Covid–19, porque a servidora responsável pela aplicação do imunizante simplesmente ‘esqueceu’ de aplicar o imunizante. O vídeo foi divulgado pelo jornalista Gustavo Negreiros.

Ao perceber que estava sendo gravada, a mulher tentou disfarçar, disse que esqueceu de injetar a vacina e perguntou se a paciente queria ser vacinada no outro braço. A acompanhante filmou tudo.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN) lamentou o ocorrido e informou que o imunobiológico foi aplicado de forma correta logo em seguida.

Ainda segundo a nota, “a voluntária que estava na aplicação relatou ter ficado nervosa no momento, mas como ela estava sendo supervisionada por um vacinador, na mesma hora que o profissional percebeu o equívoco preparou uma nova dose que foi aplicada no outro braço da paciente”.

A SMS registrou um Boletim de Ocorrência, comunicou o fato ao Ministério Público e disse que vai desligar a voluntária dos serviços.

Leia a íntegra da nota:

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) lamenta o ocorrido durante a aplicação dessa vacina na unidade básica de saúde de Candelária e aproveita a oportunidade para informar que o imunobiológico foi aplicado de forma correta logo em seguida na paciente.

A voluntária que estava na aplicação relatou ter ficado nervosa no momento, mas como ela estava sendo supervisionada por um vacinador, na mesma hora que o profissional percebeu o equívoco preparou uma nova dose que foi aplicada no outro braço da paciente.

A SMS/Natal já tomou as providências necessárias nas esferas competentes, fazendo um boletim de ocorrência para registrar o ocorrido e também comunicando ao Ministério Público. Além disso, também vai desligar a voluntária dos serviços.

Lembrando: Natal (RN) vacina a partir de 23 anos nesta quarta (11)

Natal (11) inicia nesta quarta-feira (11) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 23 anos. Para receber o imunizante, o público desta faixa etária pode procurar um dos cinco pontos de drive-thru (Via Direta, Palácio dos Esportes, Sesi, Nélio Dias e Arena das Dunas), além das 35 salas de vacinação.

Anvisa aprova frasco da Coronavac com duas doses para evitar desperdício

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (6/8), um novo modelo de frasco para a vacina Coronavac contendo o suficiente para duas doses. A decisão é uma alternativa para evitar desperdícios, pois as versões anteriores continham dez doses ou uma dose.

Com a nova ampola aprovada, caberá ao Instituto Butantan fornecer todas as informações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e às secretarias estaduais de Saúde sobre esse modelo, como prazo de validade de 12 meses, bulas e rotulagens, para evitar o uso incorreto.“As vacinas são sinônimos de esperança e fomento para a superação da pandemia. Uma nova apresentação da vacina Coronavac com duas doses é mais uma opção que favorece a ampliação da vacinação no Brasil” destacou a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, relatora da solicitação do Butantan.

METRÓPOLES

Consórcio Nordeste tira o braço da seringa

O presidente do Consórcio Nordeste, Governador Wellington Dias (PT-PI), disse nesta quinta-feira (5) que o grupo decidiu suspender a importação de 37 milhões de doses da vacina Sputnik-V.

A decisão foi tomada diante das limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da não inclusão do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Prefeitura de Natal (RN) vacina 26 e 27 anos

A Prefeitura do Natal (RN) amplia nesta sexta-feira (06) a vacinação com a inclusão do público de 27 anos apto a receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) também anuncia que no sábado (07) será a vez das pessoas a partir de 26 anos buscarem os pontos de imunização para receber a vacina.

Ministério Público vai investigar o fura fila da vacina em Santana do Matos (RN)

O Promotor de Justiça Alysson Michel Soares Alves, determinou a abertura de Procedimento Administrativo contra o município de Santana do Matos (RN), com o objetivo de acompanhar as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde local no combate a pandemia do COVID-19, com relação à ordem de vacinação, com o desrespeito de alguns cidadãos que furaram a fila.

O representante do Ministério Público Estadual marcou audiência de oitiva de Luiz Júnior, Presidente do CDL e proprietário da Empresa Don & Donna Lingerie e da LJ Contabilidade, bem como de Marcelo Silva e Kaliane Cristina de Araújo Pereira sócios da Firma Massa Santana, sob suspeita de terem furado a fila da vacinação.

Natal (RN) tem estoque de 2 mil doses de vacina contra Covid-19

Nesta quinta-feira (05), a capital vai utilizar 2 mil doses de vacina contra Covid-19 para vacinar o público com 28 anos mais. Devido ao pouco quantitativo, as doses estarão disponíveis apenas nos drives do Via Direta e Nélio Dias, ambos contam com sala de pedestres.

Já as pessoas que estão aptas a tomar a segunda dose podem procurar uma das 35 salas de vacina ou um dos dois drives – Palácio dos Esportes e Sesi.

Após o recebimento de novas doses a SMS Natal vai anunciar a ampliação de faixa etária.

No site http://vacina.natal.rn.gov.br constam todas as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação e dúvidas frequentes.

Segunda dose

Para receber a segunda dose é necessária a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal. As pessoas aptas devem procurar uma das 35 salas de vacinação ou os drives do Palácio dos Esportes ou Sesi.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 13 de maio, ou há 85 dias.

Coronavac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose.

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio

RN recebe lote com 38.610 vacinas da Pfizer

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu, no fim desta tarde, o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 desta quarta-feira (4).

São 38.610 imunizantes da Pfizer, todos para primeira dose, que vão ampliar as faixas etárias atendidas com vacinação no Rio Grande do Norte. Com isso, a Sesap totaliza 59.010 doses recebidas neste dia.

As vacinas da Pfizer serão distribuídas no início da manhã de quinta-feira (5), em conjunto com a parte de primeira dose do lote de Coronavac/Butantan recebido ao meio-dia. Assim, a Sesap mantém o padrão de entrega das doses aos municípios potiguares dentro de 24h após o desembarque no RN.

Na frente: Prefeitura de São Rafael (RN) já vacina toda a população do município a partir de 18 anos

A cidade de São Rafael (RN) se tornou a primeira do Rio Grande do Norte (RN) a começar a vacinar contra a Covid-19 as pessoas de 18 anos de idade, considerada a última etapa de imunização da população adulta sem Comorbidades.

De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria de Saúde de São Rafael, a cidade tem atualmente 77% da população vacinada com pelo menos uma das doses contra a Covid-19.

Pfizer entrega mais 1 milhão de doses da vacina ao Brasil; É o primeiro dos 17 lotes previstos para o mês de agosto

Mulher segura frasco rotulado como de vacina contra Covid-19 em frente a logo da Pfizer em foto de ilustração 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

O avião carregado com mais 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil às 20h44 desta terça-feira (3), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). É a primeira remessa da operação que prevê 17 milhões de doses até 22 de agosto.

Com a nova entrega, a empresa já enviou 36 lotes ao país, totalizando 31,3 milhões de 200 milhões de doses da vacina Pfizer/Biontech contratadas pelo governo federal. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Segundo a Pfizer, as doses enviadas ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica. Um novo lote com 1.053.000 doses está previsto para chegar nesta quarta-feira (4), também em Viracopos.

G1

TCE determina que Governo do Estado suspenda contrato para compra da vacina Sputnik-V

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-(RN)) emitiu nesta terça-feira (03/08), durante sessão do Pleno, medida cautelar determinando que o Governo do Estado não dê seguimento à execução contratual para aquisição da vacina russa Sputnik-V, até que que seja demonstrada, por meio de estudos técnicos, a subsistência dos motivos que justificaram a compra do imunizante e a pertinência na continuidade da contratação.

De acordo com a decisão, a aquisição e pagamento das 300 mil doses da vacina russa devem obedecer às mesmas condições conferidas aos demais imunizantes já incorporados ao Plano Nacional de Imunização – PNI, ou, alternativamente, até que a União integre a Sputnik-V ao PNI, arcando com os custos e assumindo as responsabilidades.

Natal (RN) avança e vacina público com 28 anos contra a Covid-19

Nesta quarta-feira (04), Natal (RN) passa a vacinar as pessoas a partir dos 28 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. Para se vacinar, o público deve procurar um dos quatro drives (Via Direta, Palácio dos Esportes, Sesi e Nélio Dias), além das 35 salas de vacina. Para receber o imunizante é necessária a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência, cartão de vacina e cadastro prévio no RN Mais Vacina. Importante lembrar que, todos os públicos anteriormente contemplados e que, por algum motivo não tenham ido se vacinar, podem buscar um dos pontos de vacinação para receber o imunizante. 

No site http://vacina.natal.rn.gov.br  constam todas as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação e dúvidas frequentes.

Segunda dose
Para receber a segunda dose é necessária a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal (RN).

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 12 de maio, ou 85 dias.

Coronavac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose.

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN) anuncia vacinação para pessoas com 25 anos na quarta (4)

O Prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN), Paulo Emídio, o Paulinho, anunciou, pelas redes sociais, nesta segunda-feira (2), que o município vai iniciar a vacinação contra a covid-19 para pessoas com 25 anos ou mais na quarta-feira (4). O agendamento será liberado a partir das 14h desta terça-feira (3).

Em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou a estratégia de vacinação, para primeira dose, por agendamento pela plataforma do RN Mais Vacina.

Fim da agulha? AstraZeneca testa vacina nasal contra Covid-19

Ótima notícia para quem tem medo de injeção (quase todo mundo, não é?): O laboratório britânico AstraZeneca tem obtido sucesso nos testes com uma versão spray da vacina contra a Covid-19. A pesquisa está sendo realizada no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Mas calma! O caminho para escapar da picada ainda é longo. Por enquanto os testes só foram realizados com animais, como hamsters e macacos. Mas os pesquisadores já constataram que aplicar a vacina nasal ajudou a reduzir a carga viral no grupo de controle, fazendo com que o vírus se espalhasse menos. 

Estudos recentes comprovaram que a transmissão do vírus é possível mesmo a partir de pessoas que já foram vacinadas, o que reforça a importância do uso de máscaras e da manutenção do distanciamento social. A aplicação nasal está sendo considerada com uma opção a mais para evitar que o vírus continue se espalhando. 

Em outra pesquisa recente, cientistas da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, concluíram que a aplicação intranasal das vacinas faz mais sentido para combater a doença, já que o caminho da infecção da COVID-19 passa pelo nariz, garganta e pulmões. Mas o uso do imunizante spray só deve garantir uma proteção por menos tempo do que a aplicada de forma intramuscular.

(mais…)

Brasil vai receber 17 milhões de doses da Pfizer até 22 de agosto

Pfizer Brasil divulgou nesta segunda-feira, 2, que vai entregar 17,6 milhões de doses da vacina ComiRNAty contra a covid-19 até o dia 22 de agosto. As doses serão enviada ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, por meio de 17 voos entre 3 e 22 de agosto. Uma pequena mudança logística foi feita para atender à remessa maior: antes, somente os cargueiros da UPS faziam as entregas e, a partir de agora, a LATAM também deve atuar no transporte de Miami para Campinas.

“A Pfizer passa de uma média de entrega de 1 milhão de doses por semana, para 1 ou 2 milhões de doses por dia. Todo o processo que foi desenhado para o envio dessas doses, o desembaraço aduaneiro ainda nas nuvens implantado pela Receita Federal do Aeroporto de Viracopos, a entrega e distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma célere, vai ser fundamental a partir de agora”, explica Lucila Mouro, diretora de vacinas da Pfizer Brasil, em comunicado.

As doses devem ser enviadas ao Ministério da Saúde, assim como foi feito com as entregas anteriores.

Ainda segundo a empresa, entre o fim de agosto e o início de setembro, há a previsão de chegada de 52,4 milhões de doses, que fazem parte do primeiro contrato firmado em 19 de março — e que contempla ao todo 100 milhões de doses. Um segundo contrato prevê outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro.

As doses trazem certo alívio para a esperança de acelerar a vacinação no país. Vale lembrar que, no dia 26 de julho, o Ministério da Saúde reduziu o intervalo de aplicação das doses da Pfizer para 21 dias — hoje, é preciso esperar três meses entre a primeira e a segunda dose.

A antecipação teve como motivo principal o avanço da variante Delta, que já é predominante nos Estados Unidos. Para ter uma ideia, pesquisa do laboratório francês Pasteur indica que a primeira dose da Pfizer tem uma proteção de apenas 10% contra a variante, índice que aumenta para 95% com as duas doses.

EXAME

Municípios do RN devem receber 113 mil doses de vacinas neste domingo (01)

Os municípios potiguares devem receber neste domingo (1º) mais 113.610 doses de vacinas para ajudar no combate à pandemia de covid-19, sendo 62.010 da Pfizer e 51.600 da Coronavac.

As vacinas compradas e entregues pelo Governo Federal chegaram ontem ao Estado e aguardavam apenas o processamento do Governo do RN para a distribuição para os municípios. Os primeiros lotes já começaram a ser distribuídos desde ontem.

Todas as vacinas da Pfizer serão destinadas à primeira dose. Já as da Coronavac serão distribuídas entre D1 e D2.

Natal amplia D1 para pessoas de 31 anos e inicia D2 da Pfizer


Natal (RN) retoma a vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (29), aplicando a primeira dose em pessoas a partir de 31 anos. A segunda dose também estará disponível, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer.

A vacinação da primeira dose acontece nos quatro drives (Via Direta, Palácio dos Esportes, Sesi e Nélio Dias), além das 35 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Para receber o imunizante, é necessária a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência, cartão de vacina e cadastro prévio no RN Mais Vacina.

Na sexta-feira (30) a capital também amplia a faixa etária em vacinação dos trabalhadores da indústria para 23 anos e mais. Esse público deve buscar o drive do Sesi para receber o imunizante.

No site http://vacina.natal.rn.gov.br constam todas as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação e dúvidas frequentes.

Segunda dose

Para receber a segunda dose também é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal (RN).

Oxford

Os drives SESI, Nélio Dias, Palácio dos Esportes Via Direta e as 35 UBS estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem recebeu a primeira dose há 85 dias.

Coronavac
Quem completou 28 dias da primeira dose deve se dirigir ao drive do Palácio dos Esportes ou Nélio Dias para receber a segunda dose.
 
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer. O local de vacinação é no Via Direta.

Pfizer

A segunda dose da Pfizer estará disponível nos drives do Via Direta e Sesi, obedecendo as datas abaixo:

Quinta 29/07, para quem tomou a D1 até 12 maio

Sexta 30/07, para quem tomou a D1 até 16 maio

Sábado 31/07, para quem tomou a D1 até  21 maio

MP (RN) abre Inquérito Civil contra duas mulheres que furaram a fila de vacinação

O Promotor de Justiça Mac Lennon Lira dos Santos Leite da Comarca de Macau (RN), determinou a abertura de Inquérito Civil Público, contra Simone Macêdo Fonseca e Mônica de Almeida Ferreira, visando apurar a tomada de uma terceira dose do imunizante contra o COVID-19, sem previsão legal pelo órgão sanitário competente ou previsão fundamentada em prescrição médica, causando prejuízo a coletividade.

Simone Macêdo Fonseca recebeu as duas doses da vacina Coronavac na cidade de Guamaré (RN) e Mônica de Almeida Ferreira foi vacinada com a 1ª e a 2ª doses no município de Pendências (RN), sendo que ambas foram ao local de vacinação contra  o COVID-19, em Macau (RN), que não dispunha de acesso a Internet, e tomaram a dose única da vacina Jansen.

Governo quer vacinar toda a população acima dos 18 anos em 5 semanas

Em anúncio feito na noite desta terça-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao lado do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, e do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Bezerra, reafirmou a previsão de vacinar contra a Covid-19 toda a população acima de 18 anos, pelo menos com a primeira dose, em “no máximo cinco semanas”.

Brasil vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos após finalizar distribuição de doses para adultos, diz ministro

O Brasil vai iniciar a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos assim que já tiver distribuído doses a todos os maiores de idade, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (27) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e por representantes de estados e municípios.

Neste momento, menores não estão formalmente listados no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com governo federal, Conass e Conasems, a prioridade será para os adolescentes com comorbidades.

Duas semanas atrás, o Ministério da Saúde foi intimado a analisar incluir os adolescentes no PNI, por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado argumentou que, diante da existência de adolescentes com comorbidades e da adequação da vacina da Pfizer a essa faixa etária, não faria sentido manter a restrição a maiores de idade.

(mais…)

Posts Recentes

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias