A comunidade do Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel, em Caicó, realizou ontem (29) uma grande celebração aos 60 anos de serviços prestados pela instituição.
A missa em ação de graças, às 17h, foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, e contou com a participação de vários sacerdotes.
Logo em seguida, houve descerramento da placa alusiva ao jubileu, ao lado a atual superiora, Irmã Maria de Lourdes, e do pároco de São José, Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo.
As apresentações culturais contaram com o monólogo do ator Francisco Maguila e grupo Retalhos de Vida. A Filarmônica Recreio Caicoense animou os convidados com peças de música clássica, do cancioneiro popular e jovem guarda.
O documentário alusivo ao aniversário do Abrigo teve a participação de vários moradores do bairro e colaboradores, onde foi mostrada a trajetória de lutas para a história do Abrigo que se confundem com a história do povo de Caicó.
HOMENAGENS
A noite foi de homenagens a todos que contribuíram com aquela casa de amparo, mas algumas em especial foram realizadas. A família Gurgel doou uma fotografia do patrono da instituição, Professor Pedro Gurgel, que é pai do seu fundador – Monsenhor Walfredo Gurgel.
Também foi feita menção honrosa à ex-primeira dama Oscarina de Oliveira Torres (in memoriam), pelos seus relevantes serviços prestados ao lado de seu esposo, o ex-prefeito Manoel Torres.
Por fim, o documentário lembrou a trajetória da Irmã Lúcia Vieira, cearense que chegou a Caicó em 1953. Ela também confunde sua biografia com o desenvolvimento do bairro Paraíba. Suas aparições provocavam minutos de palmas ininterruptas.