Tensão política anima marchinhas de Carnaval

O clima de tensão política que marcou 2015 rendeu marchinhas que já caíram no gosto popular. Os blocos escolheram como temas o “Japonês da Federal”, a discussão protagonizada por um grupo de jovens e o cantor e compositor Chico Buarque, e até o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e prometem agitar os foliões dos blocos de rua no Carnaval deste ano.

A marchinha “Japonês da Federal” é uma referência ao agente da PF Newton Ishii, figura conhecida nas prisões decorrentes das investigações da Operação Lava Jato. Funcionário da corporação desde 1976, Ishii é chefe do Núcleo de Operações da PF em Curitiba e chegou a ser expulso em 2003, quando foi preso na Operação Sucuri, acusado de integrar uma quadrilha de contrabandistas que atuava na fronteira do Brasil com o Paraguai. Ishii se aposentou no mesmo ano. Em 2014, teve a aposentadora revogada e foi reintegrado à corporação.

Além das recorrentes aparições ao lado de presos pela força-tarefa, Newton Ishii ficou famoso ao ser citado em gravação feita por Bernardo, filho de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, como “o japonês bonzinho”, suspeito de vazar dados da Lava Jato. O áudio levou à prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves, em novembro do ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

agosto 2021
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Categorias

Aécio na geladeira

Dezembro inicia sem tréguas para o senador Aécio Neves (MG) que sequer deverá discursar na convenção nacional do PSDB no próximo dia 9. Não se

Leia Mais

Alerta para a região Oeste

O Inmet emitiu alerta especial para o Oeste do Estado, pois as condições meteorológicas na região favorecem a ocorrência de chuva intensa até o domingo,

Leia Mais