Suvisa participa de programa de análise de agrotóxicos em alimentos

Com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar da população, a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) participa do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), por meio do qual se coleta e analisa os alimentos mais consumidos  pelo brasileiro.

A primeira coleta em supermercados de Natal e São Gonçalo do Amarante foi direcionada aos alimentos de origem vegetal mais consumidos, como abacaxi, alface, arroz, alho, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva. A coleta foi realizada em agosto e, em seguida, os alimentos foram embalados e enviados para laboratórios credenciados. Os resultados serão encaminhados para a Anvisa e posteriormente divulgados. As próximas coletas serão em Macaíba e Ceará Mirim, a serem iniciadas durante este ano, com término previsto para maio de 2018.

Segundo a responsável administrativa do Para e técnica da Suvisa, Maria Célia Barbosa de Farias, esse programa “é uma referência para que os estados venham a criar os seus programas locais e conheçam a qualidade dos alimentos que estão consumindo”.

O PARA foi criado em 2001 e é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa, em parceria com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública. O trabalho de coleta é feito por técnicos da Suvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

Categorias

Os últimos meses de Temer

Muitas cabeças rolaram para que fosse paga a conta dos votos que evitaram a decapitação de Michel Temer, a abertura do processo que o afastaria

Leia Mais