SUS terá que fornecer medicamento para tratamento de derrame cerebral

A Justiça Federal determinou em decisão publicada nesta segunda-feira (13) que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a fornecer o medicamento Alteplase para tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. A decisão da juíza da 16ª Vara Federal de São Paulo Tânia Regina Marangoni estipula prazo de 30 dias para que o remédio passe a ser oferecido gratuitamente.

O Ministério da Saúde informou que já fez uma consulta pública e irá incluir, em menos de um mês, o processo de incorporação do Alteplase para tratamento de AVC. Segundo o órgão, o medicamento começou a ser usado pelo sistema público no ano passado para casos de infarto agudo do miocárdio.

Na ação que originou a decisão, o Ministério Público Federal (MPF) disse que vem solicitando desde 2009 explicações do ministério sobre porque o não é fornecido pela rede pública. Em casos de AVC isquêmico, quando uma obstrução de um vaso interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro, o Alteplase dissolve o coágulo e normaliza a passagem do sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2021
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Categorias

Amor de prisão

“A paixão do ex-presidente Lula pela socióloga Rosângela da Silva dá sinais de que não será apenas um amor de verão”, diz O Globo. “O

Leia Mais

Dá voto, mas dá trabalho

Outsider que encheu os olhos do DEM, José Luiz Datena tem enlouqueddo os dirigentes do partido. Na quinta-feira, por exemplo, Datena não retomou ligações, deixando-os

Leia Mais

Somente agora, Fátima Bezerra?

Somente agora a senadora e candidata a governadora do Estado Fátima Lula Bezerra ‘encampou’ uma luta pela conclusão da obra da Reta da Tabajara. Agora?

Leia Mais