Suplementos alimentares podem afetar o rim e o fígado

O uso inadequado de suplementos alimentares pode gerar sobrecargas de nutrientes no organismo, causando uma série de complicações à saúde. Frequentemente utilizados por jovens e esportistas que querem ficar com os músculos mais definidos, os suplementos só devem ser adotados após avaliação de profissional especializado e sob acompanhamento do médico ou nutricionista.

De acordo com Silvana Vertematti, Cardiopediatra e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os suplementos alimentares têm a função de suplementar a dieta normal e fornecer nutrientes essenciais para o organismo como proteínas, carboidratos e vitaminas. Fornecem energia e resistência além de atuar na recuperação muscular e definição corporal.

O problema é que o suplemento pode gerar sobrecarga do metabolismo e afetar órgãos como rim e fígado. Kátia Terumi Ushiama, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, alerta para uma situação perigosa que acontece com frequência quando uma pessoa toma um suplemento hiperproteico por conta própria esperando ganhar massa muscular. “Caso essa pessoa já tenha na alimentação a quantidade adequada de proteínas, o suplemento pode gerar sobrecarga”, diz.

 

De acordo com a especialista, há o risco de sobrecarga do metabolismo, especialmente em relação aos suplementos polivitamínicos e de proteína. Os órgãos mais afetados são: o rim, que realiza a filtração do sangue e produz a urina, já que esses suplementos podem elevar a formação de substâncias tóxicas como ureia e amônia; e o fígado, que é o órgão “laboratório” do corpo, local onde todos os compostos químicos passam, e o excesso desse contato pode inflamá-lo.

2 respostas

  1. Caro doutor Robson;

    Fazem 02 anos que uso os seguintes remédios diariamente:
    Orlistate 120 mg = 1 cápsula 2 vezes ao dia;
    Ômega 3 1000 mg = 1 cápsula 2 vezes ao dia;
    Vitamina E = 1 cápsula 2 vezes ao dia;
    Vitamina D 200 = 1 cápsula ao dia;
    Óleo de coco= 1 cápsula ao dia.

    Vale ressaltar que todos esses produtos eu uso sob prescrição de um médico endocrinologista. Você tem alguma objeção quanto ao meu uso desses produtos ?
    Antecipadamente agradeço-lhe.

  2. Tenho uma grande duvida, e espero que me respondem…

    Um amigo na academia me disse que a creatina ataca o figado.

    Isto e verdade? Pos eu pesquisei muito e não achei nada que me respondesse pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias